esportes radicais urbanos

6 esportes radicas urbanos para quem ama adrenalina!

Os esportes radicais urbanos foram criados por amantes da adrenalina. Na maioria das ocasiões, essas atividades surgiram de uma derivação de algum outro esporte mais tradicional. A ideia era praticar e aperfeiçoar algumas técnicas que poderiam ser aplicadas em locais mais cômodos, sem que fosse necessário fazer grandes viagens ou aquisição de equipamentos mais caros.

Com o passar do tempo, muitos desses esportes passaram a fazer parte da cultura pop. Músicas, filmes e até mesmo atletas começaram a levar cada uma dessas modalidades para o mainstream, onde houve um verdadeiro crescimento no número de praticantes.

1.Skate

O skate é um dos esportes mais icônicos que existem. Sua origem é ainda mais curiosa. Existem algumas teorias diferentes que apontam que o esporte surgiu no início do século XX, mas foi somente na década de 1950 que vimos a modalidade da forma mais próxima com a que vivenciamos hoje.

A ideia era basicamente montar uma “prancha de surf” que pudesse funcionar no chão, uma vez que a orla californiana (nos Estados Unidos) havia um período de baixa. Os interessados no surfe tentavam repetir suas manobras no solo e, em pouco tempo, a “febre” alcançou até mesmo aqueles que não surfavam.

Hoje, o Skate é um esporte olímpico. Existem inúmeras modalidades diferentes dentro do mesmo esporte. Algumas das mais importantes contam com manobras espetaculares e atletas de grandes nomes, que hoje, se tornaram lendas da cultura pop mundial. Uma grande gama de roupas esportivas foram criadas e dezenas de tênis e produtos foram imaginados para essa modalidade.

2.Parkour

O Parkour é outra modalidade absolutamente fantástica. Sua origem também é distinta, mas o formato que conhecemos hoje teve origem nos anos 80, na França. O nome “Parkour” é um diminutivo do termo “Parcours Du Combattant”, que em uma tradução livre significa caminho do combatente.

A ideia era percorrer todos os obstáculos da maneira mais natural e fluida possível, só que em vez do quartel e de obstáculos devidamente projetados, os criadores decidiram aplicar seus conhecimentos nas ruas de Paris, na França.

O resultado foi um misto de movimentos precisos e absolutamente fluídos. Com o passar do tempo, essa modalidade também virou febre e hoje existem milhares de praticantes ao redor do mundo. Bons tênis e boas roupas protetoras são fundamentais para a corrida e para a absorção do impacto da modalidade.

3.Paintball

O Paintball também é outro esporte que dispensa apresentações. Suas origens são bem incomuns e, para muitos, a história é motivo de algumas risadas. Alguns dizem que as armas de tinta foram criadas para marcar gado (e depois se tornaram um brinquedo na mão daqueles que as utilizavam), enquanto outros dizem que o esporte começou com algumas pessoas que decidiram brincar de “capture a bandeira” utilizando um dispositivo que atirava bolas de tinta, mas que era utilizado inicialmente para marcar árvores de uma reserva ecológica.

Seja qual for sua versão, é muito interessante ver o crescimento da modalidade, que hoje tem uma série de equipamentos totalmente projetados e cada vez mais impactantes. Hoje existem simulacros, armas com alta frequência de disparo, máscaras, coletes e uma série de materiais que são dedicados ao esporte, amado por milhares e milhares de pessoas ao redor do globo.

Especialmente no Brasil, o paintball sofreu uma mudança interessante: ele foi migrando até se tornar uma espécie de combate simulado, onde muitos praticantes utilizam armas com características próximas das reais e um cenário de combate urbano. Para quem gosta de adrenalina e aventura, certamente essa é uma escolha muito interessante.

4.BMX

O BMX é um esporte que já foi muito famoso, mas que hoje já não tem tanta aparição na mídia. A ideia inicial da modalidade era praticar as manobras de motocross (esporte em que se utilizam motocicletas em pistas de terra) em bicicletas comuns, uma vez que a compra e a prática do esporte a motor era muito cara para algumas pessoas.

Com o passar do tempo, essa origem off-road foi se perdendo e o BMX se tornou praticamente uma modalidade única. Com alta influência da cultura urbana, o esporte ganhou manobras e competições específicas e, atualmente, dezenas de milhares de pessoas se unem para competir ou até mesmo demonstrar suas habilidades em duas rodas.

Para aqueles que já gostam do ciclismo e pretendem continuar treinando de uma forma diferente, essa modalidade é sugerida. Só não esqueça de utilizar equipamentos de segurança (como capacete, joelheira e luvas) antes de subir na bike.

5.Airsoft

O Airsoft é um esporte muito parecido com o paintball. A principal diferença fica pela proposta da modalidade, que diferente do paintball, tende a ser uma simulação absolutamente completa de um combate armado real. 

Criado no Japão para ser uma alternativa para a prática do tiro desportivo, o airsoft foi crescendo e se tornou uma coisa totalmente diferente do que era concebido nos anos 70. Hoje, milhares de pessoas investem em equipamento militar e se preparam para as operações, que podem chegar a ter dezenas e mais dezenas de pessoas em ambos os lados do campo de batalha.

O airsoft preza pelo realismo completo e principalmente pelo sistema de honra entre seus praticantes. Para aqueles que gostam desse tipo de esporte, não se esqueça de utilizar botas apropriadas, assim como roupas térmicas importantes, elas podem ajudar a facilitar seu movimento e também podem ser uma alternativa importante para quem quer utilizar o fardamento com roupas internas mais confortáveis.

6.Slackline

O slackline surgiu como uma brincadeira entre alpinistas. A ideia era treinar seu equilíbrio com os equipamentos de escalada antes de grandes expedições. A brincadeira ficou tão divertida que as pessoas passaram a praticar a modalidade por puro e simples prazer.

Atualmente, podemos ver o slackline sendo praticado em praticamente qualquer lugar. Praças, praias e até mesmo outras áreas urbanas menores podem ter pessoas praticando de maneira livre e indiscriminada. É preciso pouco espaço e todos aqueles com o mínimo de equilíbrio podem começar a brincadeira.

Para os amantes da atividade, recomenda-se a caminhada de maneira descalça. Bons pares de meias podem ser utilizados para proteger a sola dos pés. Bonés e outros acessórios também podem ser encorajados a depender do local e do sol.

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista com 6 esportes radicais urbanos. Todas as pessoas podem ingressar em qualquer uma dessas modalidades sem grandes dificuldades. A única ressalva fica para o Parkour, que possivelmente necessita de aulas e um treino prático um pouco maior para sua desenvoltura. Que tal começar o ano de 2023 diferente? Inicie já um desses esportes e tenha um estilo de vida mais saudável e mais ativo!

Veja nosso site ou entre em contato com os especialistas em nossas lojas para conhecer os produtos ideais para a sua próxima aventura!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!