Roupas térmicas: entenda a importância e a tecnologia por trás delas

Quando se viaja para locais de clima mais extremo ou para aventuras como trilhas e acampamentos, é importante ter vestimentas confortáveis capazes de manter o corpo protegido das oscilações climáticas. Uma solução bem comum nesses casos são as roupas térmicas. Elas são compostas de tecidos e tecnologias eficientes na manutenção da temperatura, o que proporciona conforto e uma proteção a mais ao usuário.

Neste post, descrevemos para você sobre o material das roupas térmicas e a tecnologia empregada, em quais situações utilizar esse tipo de vestimenta e os benefícios. Ficou interessado? Então continue conosco!

Diferença entre roupas térmicas e vestes comuns

A característica principal das roupas térmicas é a conservação da temperatura corpórea, seja qual for o clima externo. As roupas comuns não apresentam capacidade alguma de estabilizar a temperatura do corpo, pois são constituídas de malhas simples sem tecnologia, como o algodão.

Manutenção da temperatura do corpo

A situação térmica é algo importante para o nosso organismo, que se mantém saudável entre 36º C e 36,7º C. Quedas levam à hipotermia, aumentos podem gerar febres sérias. Logo, estabilizar os 37 ºC é fundamental para práticas esportivas e de aventura, sobretudo em ambientes de climas intensos.

Exercícios praticados sob climas extremos exigem mais do organismo, que precisa regular funções voltadas à atividade física e equilibrar as oscilações de temperatura provocadas pelo ambiente no corpo. Atividades em lugares muito quentes, por exemplo, sobrecarregam a função cardiovascular, pois o coração precisa bombear sangue aos músculos e também para resfriar a pele. Assim, há uma disputa de sangue entre músculos e pele.

Melhor mobilidade

Há roupas térmicas leves, o que facilita consideravelmente os movimentos, porque o usuário não precisa colocar uma grande quantidade de peças no frio, por exemplo. Desse modo, consegue fazer movimentações diversas sem dificuldades e com a manutenção térmica ideal para o organismo.

Suporte eficaz em situações diversas

É incômodo e, às vezes, inviável levar muita roupa nas viagens. Se você for a um local frio, é provável que precise mais ainda se proteger. Existem também casos em que não há tanto conforto na hospedagem, como em práticas mais aventureiras — acampamentos, trilhas, montanhismo, entre outras.

Em tais situações, as roupas térmicas são um ótimo auxílio, pois protegem o seu corpo do clima e reduzem o tamanho da bagagem, porque substituem várias peças tradicionais.

Tecnologia e constituição das roupas térmicas

As roupas térmicas são confeccionadas com malhas sintéticas eficientes na troca de temperatura entre ambiente e corpo. Há peças distintas com tecnologias variadas, algumas ideais para o frio, outras para o calor.

Jaquetas com tecnologia Omni-Heat™ refletividade térmica, por exemplo, são ótimas para climas mais frios e atividades como acampamentos, trilhas e montanhismo. Isso porque um material com pontos de metal integra o interior da roupa, preservando o calor corpóreo e repelindo o frio do ambiente. Também existem segunda pele e calças femininas e masculinas com tal revestimento.

Com a segunda pele, ainda é possível empregar um sistema de camadas. Ele consiste em sobrepor as seguintes peças:

  • segunda pele (baselayer) — utilizada mais próxima ao corpo;
  • camada térmica (mid layer) — usada sobre a segunda pele;
  • camada externa (external layer) — jaqueta e calça, vestidas por último.

Esse conjunto proporciona uma manutenção térmica perfeita, pois protege o organismo de frio e calor extremos, conservando a temperatura saudável para o corpo, inclusive em situações de ventos e chuvas fortes.

Já para execícios sob sol intenso, o ideal são camisetas com proteção solar. Elas são compostas pela tecnologia Omni-SHADE™ e barram radiação ultravioleta. Assim há modelos com fator de proteção 50 ou 30. Só não se esqueça de aplicar protetor solar nas áreas do corpo sem cobertura. Essa peça ainda elimina a umidade rapidamente e se mantém seca e leve.

Como percebemos, as roupas térmicas são bastante úteis para as diversas práticas esportivas e de aventura. Elas mantêm estável a temperatura do corpo, além de facilitar as movimentações e ajudar na bagagem para diferentes destinos.

Se você tem interesse em roupas térmicas, acesse o nosso site e confira peças variadas.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!