Quando se viaja para locais de clima mais extremo ou para aventuras como trilhas e acampamentos, é importante ter vestimentas confortáveis capazes de manter o corpo protegido das oscilações climáticas. Uma solução bem comum nesses casos são as roupas térmicas. Elas são compostas de tecidos e tecnologias eficientes na manutenção da temperatura, o que proporciona conforto e uma proteção a mais ao usuário.
Neste post, descrevemos para você sobre o material das roupas térmicas e a tecnologia empregada, em quais situações utilizar esse tipo de vestimenta e os benefícios. Ficou interessado? Então continue conosco!
Diferenças entre roupas térmicas e vestes comuns
A característica principal das roupas térmicas é a conservação da temperatura corpórea, seja qual for o clima externo. As roupas comuns não apresentam capacidade alguma de estabilizar a temperatura do corpo, pois são constituídas de malhas simples sem tecnologia, como o algodão. Já as roupas térmicas apresentam vários diferenciais.
Manutenção da temperatura do corpo
A situação térmica é algo importante para o nosso organismo, que se mantém saudável entre 36º C e 36,7º C. Quedas levam à hipotermia; aumentos podem gerar febres sérias. Logo, estabilizar os 37 ºC é fundamental para práticas esportivas e de aventura, sobretudo em ambientes de climas intensos.
Exercícios praticados sob climas extremos exigem mais do organismo, que precisa regular funções voltadas à atividade física e equilibrar as oscilações de temperatura provocadas pelo ambiente no corpo. Atividades em lugares muito quentes, por exemplo, sobrecarregam a função cardiovascular, pois o coração precisa bombear sangue aos músculos e para resfriar a pele. Assim, há uma disputa de sangue entre músculos e pele.
Melhor mobilidade
Há roupas térmicas leves, o que facilita consideravelmente os movimentos, porque o usuário não precisa colocar uma grande quantidade de peças no frio, por exemplo. Desse modo, consegue fazer movimentações diversas sem dificuldades e com a manutenção térmica ideal para o organismo.
Suporte eficaz em situações diversas
É incômodo e, às vezes, inviável levar muita roupa nas viagens. Se você for a um local frio, é provável que precise mais ainda se proteger. Existem também casos em que não há tanto conforto na hospedagem, como em práticas mais aventureiras — acampamentos, trilhas, montanhismo, entre outras.
Em tais situações, as roupas térmicas são um ótimo auxílio, pois protegem o corpo do clima e reduzem o tamanho da bagagem, porque substituem várias peças tradicionais.
Tecnologia e constituição das roupas térmicas
As roupas térmicas são confeccionadas com malhas sintéticas eficientes na troca de temperatura entre ambiente e corpo. Há peças distintas com tecnologias variadas: algumas ideais para o frio, outras para o calor.
Jaquetas com tecnologia Omni-Heat™, refletividade térmica, por exemplo, são ótimas para climas mais frios e atividades como acampamentos, trilhas e montanhismo. Isso porque um material com pontos de metal integra o interior da roupa, preservando o calor corpóreo e repelindo o frio do ambiente. Também existem segunda pele e calças femininas e masculinas com tal revestimento.
Com a segunda pele, ainda é possível empregar um sistema de camadas. Ele consiste em sobrepor as seguintes peças:
- segunda pele (baselayer) — utilizada mais próxima ao corpo;
- camada térmica (mid layer) — usada sobre a segunda pele;
- camada externa (outer layer) — jaqueta e calça, vestidas por último.
Esse conjunto proporciona uma manutenção térmica perfeita, pois protege o organismo de frio e calor extremos, conservando a temperatura saudável para o corpo, inclusive em situações de ventos e chuvas fortes.
Já para exercícios sob sol intenso, o ideal são camisetas com proteção solar. Elas são compostas pela tecnologia Omni-SHADE™ e barram radiação ultravioleta. Assim, há modelos com fator de proteção 50 ou 30. Só não se esqueça de aplicar protetor solar nas áreas do corpo sem cobertura. Essa peça ainda elimina a umidade rapidamente e se mantém seca e leve.
Onde usar as roupas térmicas
Agora que você já sabe a importância e algumas das principais tecnologias das roupas térmicas, chegou o momento de falarmos um pouco mais sobre os locais em que sua utilização é mais comum.
Antes de tudo, é preciso que você saiba que não há nenhum lugar específico. Boa parte das vestimentas — e tecnologias — que mencionamos acima podem trazer seus benefícios para praticamente qualquer situação.
Todavia, é importante ressaltar que, na maioria dos casos, as roupas térmicas são indicadas para uso outdoor, ou seja, para momentos em que você estará ao ar livre, em pleno contato com a natureza.
Porque o uso outdoor é mais indicado
Essa recomendação básica inicial se faz importante por algumas razões. A primeira delas é a própria proteção que essas vestimentas proporcionam para nosso corpo. Seja no calor intenso ou no frio abaixo de zero, nosso corpo não é capaz de se proteger (por completo) desses ambientes mais severos e, por conta disso, as roupas se fazem fundamentais para o conforto, bem-estar e até mesmo segurança.
Outro motivo importante de ser mencionado é a própria prática esportiva. Alguns esportes são mais intensos do que outros e, por isso, é fundamental ter boas roupas esportivas para conseguir a melhor performance, especialmente se as atividades forem de longa duração.
Em se tratando de esportes de aventura, como o trekking, não podemos deixar de mencionar que há um misto entre essas duas razões mencionadas acima: é preciso combinar a segurança e a proteção com o conforto para conseguir superar as adversidades de uma longa caminhada, seja ela com ou sem acampamento na natureza.
Nossas roupas foram projetadas com esse propósito inicial, mas, como dissemos, nada impede que elas sejam utilizadas em ambientes controlados.
O uso das roupas térmicas em ambientes indoor
Apesar da recomendação mais básica ser para a atividade física em ambientes naturais, saiba que as roupas térmicas também podem ser utilizadas em ambientes indoor, não há qualquer contraindicação nesse sentido.
De maneira geral, todos podem se beneficiar dessas tecnologias, mesmo em locais devidamente climatizados e protegidos. A diferença fica por conta do tipo da roupa e principalmente do propósito.
Não raro, vemos com cada vez mais frequência atletas que utilizam segunda pele nos mais variados tipos de ambientes, incluindo academia e esportes “tradicionais”, como futebol, basquete ou voleibol.
A razão para isso é a inegável melhora do conforto e da performance durante as práticas esportivas, sejam elas recreativas ou de caráter competitivo. Em ambas as circunstâncias, os tecidos tecnológicos são poderosos aliados para aqueles que buscam ultrapassar seus limites e conquistar novos resultados com seu esporte preferido.
Dito isso, é importante lembrar que é fundamental saber qual vestimenta escolher. Em ambientes indoor, o uso da segunda pele e de roupas transpiráveis se faz muito importante. Optar por tecidos leves e com secagem rápida também é válido, especialmente se a atividade tiver longa duração.
Em dias mais frios, o uso da segunda pele ainda se faz importante, mas aqui recomenda-se o uso de uma camada externa (como o fleece) para ajudar ainda mais no controle da temperatura corporal. A escolha fica por conta do praticante, que deve buscar a vestimenta mais apropriada para sua atividade.
Como percebemos, as roupas térmicas são bastante úteis para as diversas práticas esportivas e de aventura. Elas mantêm estável a temperatura do corpo, além de facilitar as movimentações e ajudar na bagagem para diferentes destinos.
Se você tem interesse em roupas térmicas, acesse o nosso site ou converse com um especialista em nossas lojas físicas.