off road

Esporte off road: conheça essa aventura e dicas para praticar!

Quem é sintonizado na natureza e em esportes radicais já está muito bem familiarizado com o termo off road, que nada mais é do que uma expressão em inglês que significa “fora da estrada”. Assim, esportes praticados em veículos automotores ou não em locais de difícil acesso podem ser considerados off road.

O termo é mais popularmente conhecido no universo dos jipes, SUVs e picapes. No entanto, também pode ser introduzido nos passeios de moto e bike, desde que sejam em estradas de terra e distantes dos centros urbanos.

E você, conhece tudo sobre o esporte off road? Então acompanhe este post e aprenda mais!

Descubra o que são os esportes off road

Os esportes off road são aqueles praticados em estradas de terra, como rally de jipes, trilhas de motos, quadriciclos ou em bikes de MTB. São atividades que estão sintonizadas com a natureza e valorizam o ar puro, o espírito de coletividade, os bons momentos e a vida saudável.

Para você entender melhor cada um deles, vamos explicar agora como cada modalidade se aplica ao conceito.

Jipes, SUVs e picapes

Os veículos com tração 4X4 são indicados para off road porque têm todas as condições para ultrapassar obstáculos, além de resistência para aguentar longas horas em estradas de terra. Os motores são devidamente preparados para a prática do esporte, com suspensões que aguentam buracos, barrancos e afins.

A tração 4X4 também é fundamental para garantir estabilidade em subidas com muito barro, mantendo o veículo firme e com resistência para não atolar.

Motos

As motos utilizadas em esportes off road são as próprias para trilhas. Elas têm suspensão adaptada para suportar qualquer tipo de terreno, bons motores e, geralmente, dispensam o uso dos retrovisores — que podem atrapalhar na passagem por lugares estreitos.

Os pneus também são mais fortalecidos e com muitas garras, sempre objetivando estabilidade em locais com pouca aderência.

Quem se desafia nessa modalidade acelera muito e tem que ter habilidades apuradas, já que muitos locais exigem grande flexibilidade.

Quadriciclos

Como o próprio nome sugere, os quadriciclos são motos com quatro rodas, ideais para serem utilizados em estradas de terra, ou seja, no espírito off road.

Muita gente compra o veículo para lazer, mas existem competidores que participam de vários campeonatos na modalidade, inclusive de âmbito internacional.

Trata-se de um tipo de veículo que exige muita força nos braços. Há modelos com tração 4X2 e 4X4.

Bikes

As bikes de MTB são feitas exclusivamente para serem utilizadas nas montanhas ou em terrenos que passem por serras.

Seus quadros são mais leves, geralmente de alumínio ou carbono. A relação de passadores, catraca e coroa é fortalecida para suportar impactos, como de pedras.

Os pneus são próprios para esse tipo de terreno e a suspensão também é feita na medida para aguentar buracos e desníveis. Assim, quem pratica MTB consegue percorrer muitos quilômetros mata adentro em viagens encantadoras.

Fique por dentro do universo off road

Quem gosta de off road frequentemente é ligado aos esportes radicais ou de aventura. São pessoas que não têm medo de barro e muito menos de chuva. Gostam de encarar um desafio e estão sempre em busca de novas trilhas.

O espírito off road é da solidariedade, da união, do trabalho em equipe, ou seja, se seu jipe, moto ou bike quebrar, pode ter certeza de que alguém vai parar para ajudar.

Inclusive, no caso de jipes, SUVs e caminhonetes, mesmo com todos os equipamentos e tração 4X4, atolar é uma situação comum. Afinal, os terrenos são bem tortuosos. Com a presença de barro, muitas vezes não tem como evitar a passagem em um buraco profundo.

Nesse momento, o auxílio dos amigos é fundamental, seja em um reboque ou no empréstimo de alguma ferramenta que não esteja presente no veículo prejudicado, como uma pá.

Dessa maneira, quem é do off road é da natureza, da coletividade e do amor ao meio ambiente, aos animais, à flora e fauna.

Os esportistas respeitam os animais e plantas e fazem de tudo para impactar o menos possível as trilhas por onde passam, utilizando apenas os caminhos já existentes.

Conheça as competições off road

Falar de off road sem citar as competições da modalidade é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Dentro delas, podemos citar enduro e rally.

E o mais consagrado e maior da América Latina acontece justamente no Brasil: o Rally dos Sertões, que em 2019 completou 27 anos de existência.

A largada foi em Campo Grande/MS, com chegada na cidade de Aquiraz, no Ceará. A edição de 2019 contou com 8 dias de competição, totalizando 2.832 km rodados em todas as categorias.

Além da mais famosa do País, existem muitas outras competições espalhadas Brasil afora. Isso porque aqui existem inúmeras trilhas propícias à prática dos esportes off road em razão da vasta extensão territorial, inclusive por conta do grande número de áreas rurais.

Também existem as internacionais, como o Rally Paris-Dakar, passando por vários desertos.

Fora as competições, muita gente pratica off road para reunir a galera, sendo um excelente exercício de socialização nos fins de semana ou em feriados. Trata-se de um universo totalmente saudável!

Veja os cuidados nos esportes off road

Praticar esportes off road também é sinônimo de segurança. E, para isso, nada melhor do que seguir algumas dicas fundamentais. Entre elas, está o uso dos equipamentos necessários, como capacete.

Revise sempre seu veículo antes de cair na estrada, seja jipe, moto, bike ou quadriciclo. Prepare um kit de sobrevivência e tenha algumas peças na mochila, principalmente no caso de quem anda de bike. Um GPS também é muito importante.

É preciso se proteger do sol com roupas que tenham proteção UV, um bom filtro, passar repelente, além de contar com roupas adequadas, botas, tênis no caso da bike, mochila, jaqueta etc.

Outra dica imprescindível é sempre andar acompanhado e manter a preparação física em dia, pois as atividades exigem esforço e resistência. No mais, os esportes off road são excelentes para unir as pessoas e ainda desfrutar de momentos incríveis de puro contato com a natureza.

Viu como o universo off road é muito atrativo? Então aproveite e compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais e estimule mais pessoas a curtir a natureza!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!