Escolher uma bota para montanhismo apropriada é fundamental para a prática do esporte. Como sabemos, a natureza é um lugar imprevisível e, muitas vezes, não estar preparado pode resultar no aumento dos riscos que, nesse caso, são inerentes do ambiente.
A chuva, o terreno acidentado, a diferença de aderência no solo e vários outros fatores podem ocasionar lesões ou ferimentos nos atletas que desejam desbravar o meio ambiente. Estar preparado para umidade e todas essas condições é fundamental para conseguir praticar o esporte com segurança e tranquilidade.
Calçados convencionais não são o suficiente para a prática do trekking e do montanhismo propriamente dito e, por essa razão, criamos este post para ajudar a elucidar as razões pela qual você deve optar por uma bota adequada. Se você tem interesse no assunto e deseja saber mais, continue sua leitura até o final!
O que é uma bota para montanhismo?
Uma boa bota para o montanhismo deve conter algumas funcionalidades básicas, que são:
- solado mais rígido e com mais aderência para locais irregulares;
- material impermeável;
- maior proteção para os tornozelos;
- leveza para facilitar a caminhada de longas distâncias.
Dentro desse conjunto de funcionalidades, existem algumas variações nos modelos que podem se adaptar mais de acordo com o clima e distância da prova ou expedição que o atleta está planejando.
Em locais de climas mais quentes e com terreno ligeiramente acidentado, por exemplo, recomenda-se as botas com cano médio. Essa escolha é ideal por conta da proteção do tornozelo — fator importantíssimo para evitar torções e outras lesões mais superficiais — e a respirabilidade. Mais a frente, falaremos mais sobre a diferença entre as botas e os calçados convencionais.
Como ela difere dos outros calçados convencionais?
Os calçados convencionais normalmente são projetados para uma atividade específica. No caso do tênis comum, por exemplo, a maior parte deles são destinados para a corrida de rua ou a caminhada em solo rígido, que para a maioria das pessoas, é o asfalto.
Isso significa que o solado somente tem como função amortecer as passadas e a dar o mínimo de aderência necessária. Não há preocupação por parte dos fabricantes em melhorar a proteção ou até mesmo transformar a sola em um composto mais apropriado para situações em que o solo está escorregadio.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que os calçados convencionais, normalmente, são permeáveis, o que é péssimo para quem enfrentará chuva ou ficará longos períodos de tempo imerso na natureza.
Essa condição pode provocar problemas dermatológicos (como frieiras), desconforto na passada e até mesmo favorecer a diminuição da temperatura corporal em ambientes mais frios. Cada um desses problemas não são indicados para quem enfrenta a natureza e deseja ter um misto ideal entre aventura, conforto e lazer.
Qual a importância da escolha da bota ideal?
A bota ideal impede que cada um dos problemas acima aconteçam. Elas protegem os pés de todas as intempéries e facilitam a cada passada da trilha. Para muitas pessoas que estão iniciando no esporte, o investimento pode parecer desnecessário inicialmente, mas, basta uma única sessão mais longa para perceber a importância do calçado ideal.
A falta de aderência, por exemplo, pode provocar quedas em locais em altura elevada, o que é péssimo para a segurança. Além disso, a possibilidade de choque com as rochas, árvores ou qualquer outro objeto mais perigoso é outro fator que sempre deve ser levado em consideração.
A maior parte dos tênis de corrida, habituais na cidade, também podem facilitar torções. A falta de proteção nos tornozelos é um problema grande e, de maneira geral, permanecer na natureza com o calçado inadequado é um desconforto que a maior parte das pessoas não desejam passar.
Para quem busca um passeio tranquilo, repleto de boas lembranças e histórias, a busca pela bota de montanhismo ideal é uma necessidade primordial.
Como escolher a melhor bota para montanhismo?
Agora que você já sabe as informações mais importantes sobre os calçados ideias para o montanhismo, chegou a hora de falarmos mais a respeito sobre como você pode escolher uma bota sem errar.
As orientações abaixo são simples e podem facilitar sua escolha. Basta segui-las para não ter nenhum problema na sua viagem.
Escolha o tamanho ideal para os seus pés
O principal fator no momento da escolha da sua bota é o tamanho. Uma bota folgada deixa o tornozelo desprotegido e os pés “balançando” dentro do calçado. Além disso, o comprimento que fica “faltando”, pode ocasionar em choques e tombos que poderiam ser totalmente evitados com uma bota do tamanho ideal. Por isso, atente-se a essa particularidade e meça seu pé antes da compra, levando em consideração o tipo de meias que usará com a bota.
Escolha o modelo de acordo com o clima
Como mencionamos, existem botas de cano longo, cano médio e curto. Para quem pratica o montanhismo em regiões mais frias, o ideal é o cano médio. O cano longo normalmente é destinado para montanhas com neve e os modelos com cano curto são ideais para quem enfrenta o calor mais intenso. A diferença do cano também altera o peso do calçado, que é um fator primordial para quem enfrentará longas distâncias. Por isso, faça uma análise ideal do seu terreno e dos seus objetivos antes da compra.
Leve em conta o tipo de solo
Por fim, veja com um pouco mais de cuidado o tipo de solo que você enfrentará. Algumas pessoas caminharão no solo da natureza, sem grandes acidentes geográficos e com superfície razoavelmente plana. Outros, enfrentarão solo rochoso, totalmente irregular. É muito importante alinhar a tecnologia do seu calçado com seus objetivos.
Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você conseguirá aproveitar a natureza com total segurança e tranquilidade. Lembrando que você pode escolher sua bota para montanhismo na Columbia. Nós temos lojas físicas e virtuais que podem auxiliar você a encontrar o modelo perfeito para sua aventura.
Quer conhecer mais sobre nossos calçados? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas sobre nosso acervo de produto!