bota hiking

O que considerar na hora de escolher uma bota hiking? Descubra!

Uma bota de hiking deve ser capaz de proteger seus pés, criar aderência em terreno irregular e garantir conforto para as caminhadas que podem durar algumas horas. No momento da escolha, é importante não apenas ficar atento a essas características como também observar mais funcionalidades.

Além disso, devemos mencionar que há uma ligeira distinção entre a prática do trekking e do hiking. Apesar de as duas modalidades se basearem em trilhas/caminhadas na natureza, o trekking é caracterizado por viagens e explorações que demoram mais de um dia, enquanto no hiking a atividade perdura por algumas horas ou, no máximo, um dia.

Essa separação também faz total diferença na hora de escolha do seu calçado, além de ser fundamental para determinar a quantidade de equipamento que você carrega para sua aventura.

Ao longo deste post, falamos mais sobre como você pode escolher a bota ideal para hiking, com algumas dicas práticas e essenciais. Gostou da ideia? Leia agora mesmo!

Pense no tipo de percurso que você faz

A primeira coisa que você deve pensar antes de comprar uma bota é imaginar o tipo de percurso que você costuma fazer com frequência. Quando se trata de hiking, é certo que o terreno é irregular e repleto de deformidades, contudo, existem outras particularidades a se pensar.

A primeira delas é se você costuma andar na lama ou em locais em que a rocha é mais presente. A lama e outras adversidades também devem ser levadas em conta, já que nesses ambientes menos estáveis é muito mais difícil se locomover, especialmente se estivermos falando de aclives.

A regra básica é sempre observar o solado, atentando para a quantidade e altura dos cravos, que nada mais são que pequenas protuberâncias na sola da bota. Quanto maiores forem essas estruturas e mais separadas, maior é a aderência (ideal para rochas, lamas e locais muito acidentados).

Por isso, faça essa análise e não deixe de escolher aquelas que realmente se enquadram no seu tipo de ambiente. Para quem caminha por menos desníveis, o ideal é optar pelos modelos em que há maior agrupamento e quantidade dessas estruturas no solado.

Procure modelos impermeáveis

A impermeabilidade é imprescindível para o conforto e a segurança dos seus pés. Botas encharcadas são péssimas para caminhar e são uma verdadeira receita para problemas posteriores, como feridas, bolhas e até mesmo proliferação de fungos, causando frieira e outras condições desagradáveis.

Por isso, não deixe de observar essa funcionalidade no modelo da sua escolha. A falta dessa característica pode ser um verdadeiro erro, especialmente se você se deparar com uma chuva ou mudança de tempo inesperada.

Outra condição em que a água costuma ser uma dor de cabeça é quando temos que atravessar uma pequena área inundada, por isso, não conte somente com a meteorologia no momento de escolher sua bota de hiking.

Verifique se o calçado é confortável para seus pés

Descobrir se o calçado é confortável para seus pés pode ser uma tarefa complicada, especialmente quando a compra é feita pela internet. No entanto, é possível contornar o problema observando a análise dos calçados em sites especializados.

Verifique também se o tamanho do modelo anunciado corresponde com a forma padrão dos outros calçados que estão no mercado. Em muitas ocasiões, vemos alguns produtos que pecam nesse detalhe e acabam deixando a desejar com uma numeração que não segue a norma que estamos habituados.

Outra maneira de corrigir o problema é verificando as especificações do produto e, em seguida, vendo em centímetros o comprimento e largura da bota. Essa dica é valiosa e ajuda a trazer uma ideia real sobre o número que você deve escolher.

Lembrando que uma bota de Hiking deve ser confortável mesmo nos terrenos mais acidentados e deve ser capaz de assegurar o conforto e impermeabilidade por longos períodos de tempo. Todas essas características podem ser encontrados nas botas do nosso site, elas são perfeitas para sua aventura.

Veja a qualidade dos materiais da bota hiking

Na hora da compra, busque por materiais de qualidade, tanto para que o produto tenha boa durabilidade quanto para manter o conforto e todas as funcionalidades durante sua atividade outdoor. Atualmente existe uma infinidade de tecnologias que garantem seu conforto e seu bem-estar, por isso, não deixe de atentar para esses detalhes.

Aqui na Columbia, nós desenvolvemos três grandes tecnologias proprietárias nas nossas botas de Hiking, a Omni-shade, a Tech Lite e a Omni-Grip. Isso garante que nossos calçados sejam impermeáveis e respiráveis enquanto garantem aderência e conforto com amortecimento de qualidade, mesmo em terrenos acidentados e desafiadores. Essas tecnologias também estão presentes em outros modelos de calçados da nossa marca, tudo isso para garantir conforto e segurança extra para sua jornada.

Porém, como nosso foco aqui são as botas de hiking, tente optar por modelos com tecido respirável se o ambiente for mais quente e de couro se o ambiente for mais frio. Ambas opções garantem conforto e segurança para trilhas com até um dia de duração.

Vale mencionar que as botas com tecido sintético (e respirável) são mais flexíveis e garantem maior liberdade de movimento, o que é excelente para terrenos mais acidentados que exigem maior movimentação. Todas essas particularidades também correspondem aos nossos produtos.

Priorize as botas de cano curto

No caso do hiking, em especial, o ideal é a procura por botas de cano curto. Isso acontece justamente pela duração das caminhadas, que tendem a ser bem mais curtas do que no trekking. Ao optar por canos curtos, você acaba escolhendo um calçado mais leve, mas que conta com todas as particularidades de segurança que já dissemos.

Tenha em mente que, durante uma caminhada na natureza, é superimportante se preocupar com a segurança, porque, muitas vezes, o atendimento médico está longe e o acesso para qualquer tipo de meio de transporte costuma ser mais complicado.

Na Columbia você encontra uma ampla seleção de botas hiking para sua escolha. Elas possuem todos os requisitos que mencionamos até aqui, fazendo com que seu passeio seja livre de surpresas desagradáveis.

Gostou do post? Visite nossa loja virtual e veja nossos produtos — estamos prontos para atender e auxiliar no fornecimento dos melhores materiais esportivos para suas aventuras!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!