Você, que equilibra a vida profissional e o lazer com atividades físicas, não pode deixar de conhecer as maiores cachoeiras do Brasil para praticar esportes de outdoor. Não existe nada melhor do que fazer uma trilha e acabar caindo em uma das paisagens maravilhosas que existem no interior do nosso país.
Quer aproveitar o final de semana para ir a uma cachoeira? Então fique atento ao texto a seguir!
Foi exatamente pensando em você que decidimos listar as grandes quedas d’águas brasileiras para mostrar que o país é rico nesse aspecto, sendo essa uma ótima opção para praticar esportes. Confira o conteúdo na íntegra!
Por que praticar esportes em uma cachoeira?
Qual viajante que faz trilhas que não gosta de curtir uma cachoeira? Pois saiba que, no Brasil, existem quedas d’água para todos os tipos de turistas. Há aquelas próprias para praticar esportes e nadar, além de outras que apenas permitem que sejam observadas.
O fato é que esses locais são um dos melhores destinos para se viajar no Brasil, apresentando paisagens deslumbrantes e belezas naturais que recompensam a energia gasta na trilha.
Isso sim é uma boa opção para quem é apaixonado por aventura e natureza. As cachoeiras do nosso país encantam e transmitem energias positivas, além de se refrescarem contra o calor.
Nosso país é privilegiado quando o assunto é cachoeira, sendo elas um dos atrativos de ecoturismo mais requisitados e abundantes por aqui. Seja para trilha ou escalada, esses lugares são ideais para viajar em um feriado ou mesmo no final de semana.
Aí está um prato cheio para quem quer participar de uma aventura, tirar belas fotos e ultrapassar os limites quando o assunto é esporte de outdoor. Se você ficou empolgado só de ler, imagine viajar para um lugar exuberante e nadar em uma queda d’água durante o verão!
Você não está pensando em sair para fazer uma trilha sem uma mochila de hidratação, certo? Acesse o site da Columbia e garanta já a sua!
Quais são as 8 maiores cachoeiras do Brasil?
Realmente, viajar para uma cachoeira no interior do Brasil é um dos destinos favoritos de vários aventureiros. Entretanto, você sabe quais são as maiores quedas d’água do nosso país? Então continue a sua leitura e descubra agora mesmo!
1. Cachoeira da Neblina
O nosso top 1 fica com a Cachoeira da Neblina, que é conhecida por ser a mais alta do Brasil, chegando a atingir incríveis 450 metros.
Esta obra prima esculpida em pedra está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. Acessar o local é muito difícil, sendo permitida a entrada aquelas expedições autorizadas pelo ICMBio.
2. Cachoeira Eldorado
A medalha de prata fica com a Cachoeira Eldorado, localizada no estado do Amazonas, mais especificamente na cidade de Barcelos, a cerca de 535 km de Manaus. Seus 353 metros impressionam quem observa, tendo sido considerada durante muito tempo a cachoeira mais alta do Brasil.
A queda d’água fica localizada na Serra do Aracá e o acesso é feito pelo Parque Estadual Serra do Aracá. O local é bem selvagem e apresenta montanhas com mais de 2 mil metros de altura.
3. Cachoeira da Fumaça
Maravilhosa e exuberante são os adjetivos que descrevem perfeitamente a Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina. Essa sim deve ser parte do seu roteiro de viagens para conhecer a região pela primeira vez.
Seus 340 metros de altura chegam a mostrar a força da natureza do local, que fica localizado no município de Palmeira, no Vale do Capão.
É possível acessar o local gratuitamente, mas você contribui com algum dinheiro para ajudar na sua preservação. Existem diversos hotéis e pousadas com preços que saem em conta no Vale do Capão, valendo a pena a viagem.
4. Cachoeira da Boa Vista
De acordo com o nosso ranking, a Cachoeira da Boa Vista fica com a quarta posição. Essa queda d’água chega aos 310 metros e fica localizada no Cânion da Boa Vista, exatamente na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
5. Cascata do Risco Verde
Também localizada no Rio Grande do Sul, mas exatamente na cidade de São Francisco de Paulo, a Cascata do Risco Verde chega a nossa quinta posição com seus 296 metros de altura.
Normalmente, essa cascata aparenta ter um pequeno volume de água como se fosse um risco em meio ao paredão verde, sendo esse o motivo do nome de batismo do lugar.
Todavia, basta que caia uma chuva para que a cascata se transforme e mostre a sua força na forma de uma coluna poderosa de água que jorra pelas paredes do cânion.
7. Cachoeira Véu da Noiva
Em sexto lugar está a Cachoeira Véu da Noiva, especificamente localizada no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Dentro do parque está o Cânion Itaimbezinho, que apresenta cerca de 5,8 km de extensão e incríveis 720 metros de profundidade, além de 600 metros de largura.
É exatamente nesse cânion que está a exuberante Cachoeira Véu da Noiva com seus 289 metros de altura. É possível chegar a essa jóia natural por meio da Trilha do Vértice, que cheia de mirante, onde de um deles se pode ver a maravilhosa cachoeira. O preço da entrada é de 7 reais por pessoa.
8. Cachoeira do Tabuleiro
Por último, mas não menos imponente, está a Cachoeira do Tabuleiro. Ela está localizada no município de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, e possui incríveis 273 metros de altura.
Para acessá-la você deve ir ao Parque Natural Municipal do Tabuleiro e pagar o valor de 10 reais, onde também é disponibilizado um colete salva-vidas para nadar.
Caso você não tenha conseguido compreender direito, é possível sim nadar nessa cachoeira gigante. Isso porque a parte de baixo é um poço com 18 metros de profundidade, que fica dentro de um enorme bloco de pedra.
Esse sim é um cenário de filme e que você guardará na memória momentos inesquecíveis do passeio. Então vale ou não a pena visitar o local? Acho que você não vai querer ficar fora dessa aventura!
Acesse o site e esteja pronto para a trilha dos seus sonhos com os melhores calçados, veja os modelos sandálias, botas e tênis!
Você acabou de conferir o nosso ranking das 8 maiores cachoeiras do Brasil e já pode planejar a sua viagem do próximo feriado. Porque não curtir uma trilha dessas dentro do nosso próprio país? Então prepare as malas e vamos nessa!
Gostou do texto? Então continue a leitura para saber quais são os melhores destinos para passar férias em Minas Gerais!