As Melhores Aventuras Outdoor no Japão

As Melhores Aventuras Outdoor no Japão

Apaixonados por aventuras outdoor devem olhar com carinho para o Japão na hora de planejar suas férias. Com cerca de 6.852 ilhas — somente 430 habitadas —, a Terra do Sol Nascente oferece uma variada gama de esportes que podem ser praticados ao longo do ano. Difícil é chegar ao consenso de quais locais visitar.

Mesmo com a expansão urbana, a capital, Tóquio, esconde inúmeras atrações: florestas de bambu, picos vulcânicos cobertos de neve, labirintos de antigos santuários, pequenas ilhas cercadas por recifes de coral e piscinas naturais com águas termais. Neste texto, vamos destacar algumas das melhores aventuras outdoor do Japão.

Mas, antes de começar a aventura no Japão, lembre-se de pesquisar bem as regiões que irá visitar e as temperaturas previstas para o período. O Japão é um país com as estações bem marcadas, e algumas atividades outdoor dependem de usar a roupa adequada. Acabe de fechar sua mochila e comece sua aventura!

 

Mergulho em Okinawa

Este arquipélago com 160 ilhas, localizado na extremidade sudoeste do Japão, oferece um cardápio completo de opções de mergulho: naufrágios da Segunda Guerra Mundial, fantásticos recifes de corais e mergulho com gigantescos tubarões-martelo na Ilha Kume. Fique alojado fora de Okinawa e encontre uma das muitas operadoras locais para organizar os mergulhos e passeios pelas ilhas.

Você pode explorar os densos recifes de corais que cercam as desabitadas Ilhas Kerama, a lula e o peixe-palhaço da Ilha Gahi, ou mesmo nadar com baleias jubarte, que usam o clima subtropical das ilhas para reprodução de janeiro a março.

Se as condições climáticas cooperarem, não deixe de visitar o Yonaguni, um “monumento” submerso descoberto em 1986, que tem uma escadaria em forma de arquibancada, com laterais e cantos retos e afiados que parecem ter sido feitos pelo homem, mas que também podem ter sido moldados pela erosão natural da água: ainda é uma questão de debate entre os habitantes locais.

Então, você pode mergulhar e dar sua própria opinião: foi a mãe natureza ou — como um professor de sismologia insiste — algo que foi artificialmente modificado há mais de 2.000 anos?

Caminhada de Kibune a Kurama

A pequena cidade montanhosa de Kibune fica nos arredores de Kyoto e é facilmente acessível, via trem. Comece o dia com uma caminhada de Kibune a Kurama subindo uma estrada íngreme e, se estiver com fome, faça uma parada em um dos restaurantes construídos sobre o rio que corta o caminho.

 

De lá, pegue a trilha e siga por uma caminhada de duas a três horas, que sobe em meio às florestas repletas de templos e santuários xintoístas, antes de chegar ao Templo Kurama, que fica bem acima das encostas vizinhas.

Pague uma pequena taxa para explorar o templo e tirar uma foto da “rocha alienígena”, onde Mao-son (supostamente “o grande rei dos conquistadores do mal e do espírito da terra”) teria se levantado quando desceu de Vênus para salvar a humanidade.

Depois, continue pelo caminho sinuoso até o templo Kurama e passe algumas horas no balneário público com uma rede de piscinas de água quente alimentadas pelas fontes termais da região, antes de voltar para Kyoto, conhecido como Onsen.

  

Esqui ou snowboard em Hokkaido

A paisagem vulcânica de Hokkaido, principal ilha mais ao norte do Japão, beneficia-se da neve que vem do oceano (ocean-effect snow) e atinge a ilha com mais de 580 polegadas da neve mais seca e incessante do planeta — quase duas vezes mais do que tipicamente cai na América do Norte. Simplificando, é um dos melhores pontos de esqui do mundo, e talvez seja por isso que o país escolheu sediar as Olimpíadas de Inverno de 1972.

Simplificando, é um dos melhores pontos esquis do mundo.

Siga para Niseko, onde você poderá esquiar em diversos resorts próximos ao vulcão adormecido do Monte Yotei, incluindo Niseko Resort e Grand Hirafu, que ficam na encosta do Monte Niseko-Annupuri. A região também oferece fácil acesso às modalidades sidecountry e backcountry, é só entrar em contato com um dos operadores baseados em Niseko para visitas guiadas.

Se você não conseguir chegar lá, vá até Nagano (outra sede das Olimpíadas de Inverno no Japão), que sediou os jogos em 1998, a cidade fica a algumas horas de distância de Tóquio.

 

Escalada no Monte Fuji

Localizado a cerca de 100 quilômetros de Tóquio, o Monte Fuji é o pico mais alto do país e continua sendo um dos ícones mais simpáticos do Japão. Atingir o cume de 3.776 metros é uma das experiências mais incríveis da ilha, embora seja considerado mais uma caminhada do que uma ascensão técnica ou uma escalada, e é por isso que a atividade se mostra bastante popular e movimentada.

Monte Fuji é o pico mais alto do país e continua sendo um dos ícones mais simpáticos do Japão.

A montanha fica aberta para escaladores de julho a início de setembro, com quatro rotas até o topo — cabanas de montanha espalhadas por todo lado facilitam a busca de abrigo. Pode não ser a aventura mais difícil do Japão, mas outros fatores da montanha ainda se aplicam, incluindo elevação e clima imprevisível (mesmo no meio do verão).

Portanto, planeje-se e faça as malas de acordo, colocando as jaquetas ideais para a temperatura e ambiente. Alguns ônibus partem de Tóquio para a base da montanha, e você deve estar preparado para uma subida de seis horas e mais cerca de três horas para voltar.

 

Hike e bicicleta no Parque Nacional Towada-Hachimantai

Com apenas 530 quilômetros quadrados, Towada-Hichimantai não é o maior parque nacional do Japão (que fica em Hokkaido), mas o que o parque não tem em tamanho é mais do que compensado por sua paisagem. É formado por duas áreas que se estendem pela região de Aomori, Iwate e Akita, na parte norte da ilha principal, e incluem o Lago Towada, o Monte Hakkoda e a maior parte do Oirase River Valley.

A região é considerada um dos melhores locais do país para apreciar as cores do outono.

A caminhada de 14 quilômetros pelo desfiladeiro de Oirase leva o viajante diretamente ao coração do parque, com cachoeiras, rios, florestas densas e fontes termais naturais. O aluguel de bicicletas pode ser realizado em vários locais do parque, e a a região é considerada um dos melhores locais do país para apreciar as cores do outono.

Passeio de barco no rio Kuma

Os fãs de esportes aquáticos devem incluir o rio Kuma em seu roteiro de viagem pelo Japão. Localizado próximo do mar de Yatsushiro, o rio Kuma oferece passeios para todas as estações do ano, que agradam quem busca aventuras outdoor no Japão.

É possível escolher entre um resgate histórico do período Edo (1603 – 1867) em um passeio de barco tradicional, até rotas rápidas em que os botes desviam de pedras, com muita adrenalina.

No inverno, recomenda-se o passeio no “kotatsu fune”, um bote que oferece aquecedor para os pés. Na primavera, além das lindas cerejeiras às margens do rio, é possível ver um “yomeiri fune”, um barco que leva a noiva vestida em seu quimono formal para encontrar o noivo.

Cavalgada na ilha Yoniguni

Para quem vai viajar com crianças que gostam de atividades outdoor e de animais, a melhor indicação é seguir para a ilha Yoniguni, conhecida pelos seus pôneis. Antes, eles eram usados no trabalho rural e agora são uma atração turística. Os passeios variam de meia hora para iniciantes até caminhadas de três horas explorando a região.

Surf de nível internacional em Miyazaki

O surf é um esporte que vem ganhando muito destaque e será uma das estrelas durante os eventos esportivos que acontecem no Japão em 2020. O país oferece algumas praias muito conhecidas pelos praticantes da modalidade. Em Miyazaki, os esportistas poderão desfrutar de um litoral de mais de 300 quilômetros, com ondas de norte, sul e leste.

A praia mais famosa da área de Hyuga é Okuragahama, sede do ISA World Junior Surf Championship em 2017. Okuragahama é uma praia de areia funda, mas suas ondas quebram de forma consistente.

Agora que você já conhece algumas das melhores aventuras outdoor do Japão, saiba mais sobre as cinco maiores paredes de escalada do mundo, neste artigo do nosso blog. Aproveite!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!