Quais cuidados tomar com as botas impermeáveis? Veja aqui!

As botas impermeáveis são uma peça essencial para quem pratica atividades físicas do tipo outdoor, como hiking e trekking. Trata-se de um equipamento muito útil. Nada melhor do que manter os pés secos, aquecidos e confortáveis enquanto se caminha pelo solo úmido, cruzando riachos por entre trilhas ou subindo montanhas.

Nesse sentido, tão importante quanto proteger os pés é prestar atenção à manutenção das botas impermeáveis — até porque quanto mais cuidado você tiver com a limpeza e preservação do revestimento e acabamento do material, mais ela vai durar.

Pensando nisso, a Columbia reuniu algumas precauções que você deve tomar para manter as suas botas impermeáveis sempre resistentes e com aparência de novas, prolongando a sua durabilidade. Boa leitura!

Mantenha o armazenamento do calçado em um local adequado

Pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Tenha o cuidado de deixar a bota em um ambiente seco e limpo, longe de vento, poeira e umidade. Evite guardá-la em caixas quentes e fechadas ou em sacos plásticos, por exemplo. Da mesma forma, certifique-se de que a peça não tenha contato com agentes químicos ou biológicos prejudiciais.

Além disso, evite colocar objetos pesados e equipamentos, como mochilas, em cima da bota. Isso pode fazer com que elas percam a forma original e causar amasso em sua estrutura.

Faça a higienzação da parte externa da bota

Um calçado arejado é sinônimo de saúde e organização. Afinal, a grande quantidade de agentes nocivos presentes no solo pode desencadear o surgimento de diversas alergias e doenças para o corpo humano, principalmente para a pele e o sistema respiratório.

Por isso, é altamente recomendável fazer a limpeza externa da bota sempre após o uso, independentemente de qual foi a atividade praticada — trilha, trekking, escalada, acampamento etc.

Evite deixar a peça dias sem lavar. Isso pode torná-la encardida e favorecer o aparecimento de manchas, que vão dificultar a limpeza no futuro. Assim, quando você decidir fazer a higiene, vai ter muito mais trabalho.

O melhor a se fazer é utilizar um pano úmido e uma escova com cerdas macias para esfregar a parte externa da bota. Evite usar materiais abrasivos na limpeza ou misturar produtos químicos com a água. Além disso, tome cuidado para não colocar muita força e acabar desgastando o tecido composto por microporos e o revestimento.

Por sua vez, não tenha medo de esfregar o solado com uma escova grossa. Essa parte é bastante resistente e, por ficar em contato direto com o terreno, é onde se acumulam crostas de sujeiras, como lama, barro, plantas, areia etc.

Faça a higienização da parte interna da bota

A limpeza da parte de dentro da bota requer um cuidado especial. Isso, porque o mais indicado é retirar os componentes internos e fazer o asseio completo. Sendo assim, solado, palmilha e cadarço devem ser lavados à parte com água e sabão.

No caso das palmilhas e solado interno, pode ser utilizada uma escova com cerdas ou uma bucha mais firme para esfregar a superfície e eliminar o excesso de suor e demais impurezas. Por sua vez, os cadarços podem ficar imersos em água com solução de limpeza até a sujeira se desprender.

Entretanto, tome cuidado com a parte interna da bota. Evite esfregar ou usar muita força nesse local. O recomendado é utilizar um pano limpo umedecido com água por toda a superfície e deslizá-lo lentamente sobre todo o interior do calçado.

Tenha atenção para não deixar encharcar e não deixar as botas de molho. Esse ato pode fazer com que elas percam a sua característica principal, que é a impermeabilidade. Da mesma forma, não tenha a ideia de colocá-las em máquinas de lavar, por exemplo (tampouco em secadoras).

Essa limpeza interna não precisa ser feita, necessariamente, sempre que você voltar de um passeio (a menos que sinta a necessidade), até porque se trata de uma região mais restrita, onde o contato maior é somente com a pele humana — logo, suja menos.

As botas impermeáveis são uma peça de proteção muito importante em todo esporte que envolve aventura em ambientes outdoor. Nesse sentido, é essencial preservar o material, para evitar desgastes e não ficar na mão na hora em que mais precisa dessa tecnologia.

Assim, todos os cuidados que foram mencionados são imprescindíveis para garantir a preservação das botas e evitar que elas se deteriorem com rapidez.

Está em busca de bota impermeável perfeita para o seu esporte? Nós temos várias opções para você escolher! Entre no site Columbia e confira os modelos disponíveis!

Botas e tenis para Trekking
Botas e tenis para Trekking

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!