Cataratas de Vitória: conheça a mais bela queda d’água do mundo

As Cataratas de Vitória foram consideradas pela UNESCO como um patrimônio mundial e uma das 7 maravilhas do mundo. O local que apresenta uma das maiores e mais belas quedas d’água do planeta conta com uma beleza indescritível, capaz de impressionar até mesmo aqueles que estão acostumados com o turismo de aventura.

Atualmente, milhares de pessoas viajam até o local que conta com várias atrações espalhadas em um parque natural de grande extensão. O turismo de aventura e os esportes radicais são bem difundidos na região, que oferece rapel, asa delta, caiaque, passeios de lancha, entre outras atividades bem distintas e animadoras.

Para quem ama uma boa viagem e uma maior proximidade com o meio ambiente, certamente as Cataratas de Vitória são uma excelente escolha internacional. Abaixo, falaremos mais sobre esse patrimônio natural e como você pode aproveitá-lo da melhor forma. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

Onde as Cataratas de Vitória estão localizadas?

As Cataratas de Vitória estão localizadas no continente africano, especificamente entre a Zâmbia e o Zimbábue. É possível visitá-las facilmente estando em qualquer um dos dois países. Inclusive, o translado entre eles é descomplicado graças à baixa burocracia, o que facilita o translado e a diversidade de atrações.

Para quem vai visitar pelo Zimbábue, é preciso informar que há uma cidade no local com o mesmo nome. A cidade — Victoria Falls, em inglês — é onde estão a maior parte dos estabelecimentos comerciais (como restaurantes, lojas e hotéis), sendo assim um dos melhores pontos de hospedagem.

A catarata fica um pouco mais afora da área urbana. Ela pode ser facilmente acessada com os inúmeros serviços de transporte que são fornecidos na região. Inclusive, é possível caminhar até as cataratas; a distância não é muito grande, mas requer um pouco de tempo e esforço.

Vale ressaltar que cerca de 70% das cataratas estão no Zimbábue e, por conta disso, esse costuma ser o roteiro padrão, que percorre a maior parte dos parques naturais que englobam a queda d’água.

Quais são as principais características do local?

O primeiro ponto que deve ser mencionado é que as Cataratas de Vitória apresentam uma geografia riquíssima. Para a maior queda d’água do mundo se tornar possível, é preciso a ajuda de um enorme rio que chega a cruzar vários países da África.

As águas são originárias do Rio Zambeze, que se inicia no Congo e atravessa Angola, Zâmbia, Zimbábue e por fim Moçambique, que é o último local de percurso das águas que desembocam no Oceano Índico.

Na região, é possível encontrar uma linda vegetação e uma espécie de serrado ao redor, em áreas mais distantes. A mistura de cores, terrenos e texturas é enorme. Para quem ama a natureza e o meio ambiente, esse é um dos locais mais especiais e diferentes do planeta.

Quais são as atividades mais comuns da região?

Na região é possível realizar um número enorme de atividades. Uma delas é o trekking, que é uma das primeiras alternativas da área, uma vez que você pode ir a pé até as cataratas (desde que se parta da cidade que mencionamos acima).

Além desse percurso tradicional, existem algumas alternativas de trilhas na floresta local que está em torno da queda d’água. A beleza é indescritível e a dificuldade não é tão grande quanto uma travessia montanhosa ou em terreno mais acidentado.

Por se tratar de um lugar com grande volume fluvial, o rafting é uma das atividades mais frequentes. Na região, é possível percorrer 23 quilômetros do rio Zambeze; o percurso tem dificuldade variável e garante muita aventura para queles que buscam adrenalina.

Outro destaque vai para a “piscina do diabo” (ou Devil’s Pool), que é uma pequena reserva de água localizada no topo das cataratas, bem próximo da beirada. A vista é incomparável, e não há como não aproveitar o momento para tirar fotos e vivenciar um dos locais mais especiais do planeta. O único aspecto negativo desse ponto turístico é que ele deve ser visitado pela Zâmbia (onde fica localizada a piscina natural), e isso somente em períodos de seca, que são entre agosto e janeiro.

Além dessas opções mais comuns, na região existe um famoso Bungee Jump e um passeio de helicóptero que é muito famoso na região. Passeios de barcos e outras atividades mais eventuais também estão disponíveis ao longo do ano. A falta de atrações realmente não é um problema para quem deseja visitar as cataratas.

A única ressalva é que boa parte desses passeios pode estar no Zimbábue pelo simples fato de a região contar com a maior parte das cataratas em seu território (cerca de 70%).

Para quem o passeio é indicado?

A viagem para as Cataratas de Vitória é indicada para qualquer pessoa que ama a natureza e deseja ter o privilégio de conhecer mais sobre um dos continentes mais ricos do mundo. Amantes de esporte radicais, em especial, podem ter ainda mais benefícios, uma vez que as possibilidades são praticamente infinitas.

Outro ponto positivo da viagem é que o custo não é tão elevado e, para quem não sabe, boa parte da região comercializa com o Dólar. As áreas são seguras, e não há qualquer problema na visitação das cataratas, que são reconhecidamente um dos maiores pontos turísticos do continente.

A burocracia com visto também não é elevada e, de forma geral, é possível fazer uma visitação tranquila, sem grandes problemas ou dores de cabeça. Isso vale também para aqueles que desejam transitar nas cataratas.

Quem busca um pouco mais de conhecimento pode aproveitar a viagem para aprender mais sobre a cultura africana que é repleta de lindos costumes e cores, além de contar com uma enorme variedade de dialetos. A Zâmbia e o Zimbábue esbanjam carisma e são destinos excelentes de todos aqueles que buscam encontrar novas experiências, sejam elas nas Cataratas de Vitória ou nas suas redondezas

Qual roupa é apropriada para a viagem?

Para quem ficou interessado e já está preparando as malas, é importante mencionar alguns pontos importantes sobre vestimentas. As Catarata da Vitória apresentam um clima ameno que costuma permanecer em torno de 20 graus Celsius ao longo do ano.

Por conta disso, não espere um calor exacerbado. Vá com roupas leves e com proteção UV. Se possível, inclua uma jaqueta corta-vento na bagagem e dê preferência para calçados confortáveis, como um tênis para trilha, por exemplo. Se preparando dessa forma, você ficará seguro para praticar todas as atividades da região com total segurança e conforto. Tenha uma ótima viagem!

Gostou do post? Comente sua opinião abaixo sobre o tema — estamos ansiosos para saber as suas impressões sobre esse ponto turístico que é pouco falado no Brasil!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!