Como age a tecnologia Omni-Freeze™ Zero? Saiba mais sobre ela!

A indústria têxtil tem nos surpreendido a cada dia com a invenção de tecidos altamente tecnológicos, como o Omni-Freeze™ Zero, que têm como objetivo melhorar a vida das pessoas e, principalmente, dos atletas. Afinal, apresentar excelentes performances nos treinos e nos esportes em geral é a meta de todos nós.

Antigamente, os tecidos eram feitos apenas para proteger o corpo do frio ou do calor e, muitas vezes, para dar beleza aos trajes que as pessoas usavam. Além disso, eles chegaram a ser considerados símbolos de poder em vários períodos da história.

No entanto, atualmente, os fabricantes de tecidos têm investido fortemente em estudos e pesquisas, a fim de inovar nos produtos e oferecer novidades ao público que, diga-se de passagem, está cada vez mais ativo e atento ao que costuma consumir.

Para entender mais sobre as revoluções que estão surgindo no mercado têxtil, preparamos este artigo que vai esclarecer pontos importantes sobre tecidos inteligentes e, principalmente, sobre a tecnologia Omni-Freeze™ Zero. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que são tecidos tecnológicos?

O desenvolvimento dos tecidos tecnológicos se deve, em grande parte, à indústria militar e aeroespacial, que para aplacar problemas que surgem em situações de emergência, como as intempéries climáticas, passaram a investir em pesquisas e experimentos de novos produtos.

Os tecidos inteligentes, também conhecidos como ativos, funcionais ou interativos, estão sendo desenvolvidos já a algumas décadas. No entanto, devido aos altos custos de produção, eles são introduzidos aos poucos para o consumo da grande maioria das pessoas.

Podemos dizer que tais tecidos apresentam alterações em suas composições, tendo algumas de suas propriedades modificadas. Eles são confeccionados com a ajuda de outras tecnologias, tais como a nanotecnologia, a biotecnologia e a microeletrônica.

Aos tecidos são acoplados dispositivos eletrônicos que podem reagir ou detectar as condições climáticas, estímulos térmicos, mecânicos, elétricos, magnéticos e químicos, por meio de sensores altamente sensíveis.

Ainda podemos destacar, que os tecidos inteligentes podem ser classificados em:

  • tecidos passivos: eles são considerados como a primeira geração de produtos inteligentes, pois são apenas preparados para sentir os estímulos externos, tal qual as variações climáticas;
  • tecidos ativos: aqui estão incluídos os têxteis que, além de sentirem os estímulos diversos, também podem reagir diante de situações específicas. Por exemplo, absorver o vapor, armazenar o calor, esquentar no frio, pois apresentam memória camaleônica e termorreguladores em suas composições;
  • tecidos ultra-inteligentes: são os produtos da terceira geração, porque não apenas sentem ou reagem aos estímulos externos, como também se adaptam com maestria às condições as quais são submetidos, como montanhas, parques etc.

Toda essa revolução no setor têxtil se deve aos avanços tecnológicos das últimas décadas que fornecem sensores e detectores da variada gama de componentes eletrônicos que existem nos dias de hoje. Ainda, podemos acrescentar que as fibras utilizadas na fabricação dos tecidos inteligentes também são desenvolvidas pra reagir a certos estímulos, como o suor, por exemplo.

A tecnologia Omni-Freeze™ Zero faz parte da geração de tecidos ultra-inteligentes e, atualmente, é utilizada em artigos esportivos, como em camisetas, jaquetas, etc.

Como funciona a tecnologia Omni-Freeze™ Zero?

Ao falar em Omni-Freeze™ Zero, é importante destacar que nós, da empresa Columbia, temos apresentado em recentes coleções uma série de artigos que usam a tecnologia como diferencial frente aos nossos concorrentes.

O conceito consiste, praticamente, no fato de o material utilizar a própria transpiração para reduzir a temperatura do corpo. Ou seja, o tecido traz pequenas esferas em seu interior que aciona agentes de resfriamento próximos ao corpo humano.

Assim, quando a pessoa começa a suar, uma reação química é acionada e as esferas se tornam uma espécie de refrigerador em miniatura, que crescem e esfriam logo em seguida. Por conta disto, é possível alcançar um alívio constante do calor.

Quais os produtos que utilizam a tecnologia Omni-Freeze™ Zero?

Após muitos anos de estudos e pesquisas, a Columbia apresenta aos atletas de diversas categorias de esportes, vários produtos Omni-Freeze™ Zero, que aliviam a desagradável sensação de calor e, consequentemente, otimizar as performances de quem pratica atividades físicas.

Camisetas

Nós enxergamos o suor como um elemento renovável, que visa permitir um maior conforto aos atletas que ficam muitas horas submetidos ao calor e à umidade. Isso acontece porque, ao transpirar, o líquido produzido se transforma em capsulas refrigeradoras, como dissemos acima.

Então, ao vestir a camiseta, o atleta não se sentirá incomodado com a água que escorre pelo corpo, tampouco ficará aflito com a sensação de calor que o acomete.

Pequenas esferas azuis são produzidas, tais quais os polímeros, que são colocadas no interior do tecido. Dessa forma, o suor entra em contato com o material, que dilata e promove uma sensação de frescor no mesmo instante e que mantém o alívio prolongadamente.

As camisetas que produzimos na Columbia com a tecnologia Omni-Freeze™ Zero pode ser encontrada em diversas cores e tamanhos, a fim de atender o público que pratica atividades físicas variadas.

Jaquetas

Outro tipo de artigo que utiliza a tecnologia são as jaquetas esportivas. É possível encontrar o produto em diversos modelos, cores e estilos, de acordo com o gosto e a necessidade de cada esportista. Essas peças permitem que os usuários transpirem em certas condições, tal qual a prática intensa de um treino ou uma maratona, e não se sintam desconfortáveis por conta da umidade, mesmo em situações de frio e chuva.

As jaquetas oferecem o mesmo sistema de resfriamento das camisetas. Em vista disto, o atleta que caminha, corre ou pratica atividades físicas intensas, como já dissemos, pode se sentir mais seguros e confiantes quanto aos problemas ocasionados durante a prática esportiva — calor excessivo, suor, umidade, entre outros.

Enfim, devemos estar sempre atentos aos produtos esportivos que são desenvolvidos e lançados atualmente. A tecnologia Omni-Freeze™ Zero já revoluciona o mercado de esportes, a fim de promover o conforto e deve ser experimentada por todos os atletas que buscam melhorar as suas performances. Portanto, a nossa dica é utilizar os produtos feitos com tal tecnologia e sentir a diferença na pele!

Se ficou interessado pela tecnologia Omni-Freeze™ Zero e quer adquirir ou conhecer mais afundo os produtos que mencionamos, veja o que nós da Columbia oferecemos para você!