Machu Pichu

Como se preparar e fazer a trilha Inca de Machu Pichu?

A trilha Inca de Machu Picchu é uma das mais impressionantes de toda América Latina. O percurso que traz um misto perfeito entre história e cultura leva alguns dias para ser completado e, por isso, é preciso se preparar de todas as formas para conseguir desfrutar da experiência sem passar por grandes apertos.

A rota completa tem 43 quilômetros de extensão e é completada em 4 dias e 3 noites. Apesar de a duração assustar — e até mesmo afastar alguns interessados —, é possível completar o trajeto em percursos menores.

Mesmo com menos distância é preciso dizer que essas trilhas são reconhecidas pelas diferenças de altitude e pelo terreno irregular. Por conta disso, é sempre muito importante estar devidamente preparado para conseguir enfrentar todas essas particularidades.

Nesta postagem, falaremos exatamente como você pode se preparar para conseguir aproveitar cada segundo de uma das aventuras mais impressionantes do planeta. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Prepare seu condicionamento para longas distâncias

O primeiro passo para conseguir se dar bem nessa trilha — e em qualquer outra de longa duração — é melhorando seu condicionamento físico. A maneira mais básica de conseguir ter mais força e fôlego é entrando em uma academia e praticando exercícios físicos como a musculação e a corrida, mas essas não precisam ser suas únicas alternativas.

Para quem realmente gosta de esportes outdoor, é possível melhorar o condicionamento praticando trilhas e outros esportes na natureza. As ressalvas ficam somente para a incrementação gradual de dificuldade na trilha que pode vir por conta de maior distância ou terreno mais irregular.

O ideal é que você pratique o hiking ou o trekking regularmente para conseguir ter uma boa experiência a ideia geral de como será a trilha Inca. Não se esqueça que a alimentação e seu sono têm grande influência na sua saúde e performance física, por isso, crie uma rotina mais saudável antes de embarcar na sua viagem.

Vá com calçado apropriado

Com o condicionamento físico em dia, sua próxima preocupação será o calçado. Apesar da distância da trilha não parecer enorme (42 quilômetros, no total, o que equivale a uma maratona), é preciso lembrar mais uma vez que ela será em terreno irregular e com mudança de altitude.

Outro fator que deve ser devidamente lembrado é que a trilha também não acontece em asfalto, onde a aderência não é uma preocupação. O caminho é repleto de áreas distintas, que podem ir de terrenos com alta aderência para locais em que não há nenhum tipo de segurança.

Por conta de todos esses fatores é preciso descartar os tênis tradicionais de corrida e utilizar equipamentos que sejam realmente destinados para trekking. Invista em uma bota de cano médio, com solado apropriado e com revestimento impermeável. Essas são características mínimas para atingir o conforto e segurança ao longo do seu passeio.

Use equipamentos e acessórios que auxiliam sua travessia

Além da bota, não se esqueça que o restante da sua vestimenta é muito importante. Para quem fará a trilha, o ideal é contar com roupas esportivas, com proteção UV e secagem rápida. Mas, isso não é tudo.

O clima na trilha Inca varia bastante. Em determinados pontos da travessia a temperatura pode despencar para próximo de 0 °C, especialmente nos locais de maior altitude. Por isso, é essencial contar com boas vestimentas.

Procure por calças e casacos que sejam impermeáveis, leves e que consigam te proteger do vento frio. Como estamos falando de uma prática de maior duração e com a estadia ao longo do percurso, o ideal é apostar nas jaquetas com essas características para não errar.

Lembre-se que as temperaturas também mudam bastante durante o ano. Por questões de praticidade e segurança, o recomendado por guias e turistas é que a trilha seja percorrida no período de seca, que vai de abril a setembro.

Conte com auxílio de um guia

O guia é sempre importante quando não conhecemos um local, mas, se tratando da trilha Inca, é impossível percorrer o caminho até Machu Picchu sem um deles. Para conseguir fazer a travessia é obrigatória a contratação de um desses profissionais. Inclusive, o Chile faz questão que essa contratação seja feita com uma agência de viagens autorizada pelo Ministério da Cultura.

Sabendo disso, não perca a oportunidade e comece a preparar sua escolha com cuidado. Procure as melhores avaliações e veja o que cada profissional (ou agência) pode oferecer ao longo de todo o percurso.

Aproveite para questionar mais sobre o clima, quantidade de equipamento e acessórios que você precisa levar e sobre todas as outras particularidades que você deve ficar sabendo ao fazer esse percurso.

Todas essas informações são cruciais para seu sucesso. Inclusive, é orientado que você faça a contratação desses serviços com bastante antecedência, justamente para poder encontrar as melhores datas para sua aventura.

Mantenha-se hidratado e alimente-se durante a trilha

Por fim, não se esqueça que a trilha exige muito do seu corpo. Mesmo estando preparado, nada tirará a necessidade constante de água e de alimentos. Manter-se hidratado e devidamente alimentado pode afastar inúmeras condições de saúde, especialmente quando estamos falando de altas altitudes e de locais frios.

Sua alimentação deve repor todos os nutrientes perdidos ao longo do percurso e, além disso, ser capaz de garantir energia o suficiente para a longa e desafiadora caminhada. Aposte em alimentos saudáveis, “leves” e não subestime a necessidade das refeições maiores durante o dia, seja no café da manhã, almoço ou jantar. São essas grandes refeições que fornecem todo o aporte calórico e energético para sua caminhada ao longo do dia e recuperação durante a noite.

Seguindo todas essas orientações é certo que sua preparação será um sucesso e sua viagem será uma aventura inesquecível. Machu Picchu é um dos lugares mais emblemáticos do mundo e a trilha Inca ainda desperta a curiosidade e interesse de todos aqueles que amam história, antropologia e o desenvolvimento da humanidade.

Gostou da postagem? Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail, em primeira mão, todas as nossas novas postagens e conteúdos de valor — é totalmente gratuito!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!