Florianópolis é um destino muito procurado para diversos tipos de turismo. Valorizada por suas paisagens de tirar o fôlego, a capital catarinense tem locais perfeitos para a prática de esportes aquáticos. Se você curte a ideia de conduzir um barco ou prancha à vela, precisa conhecer bons pontos para velejar em Floripa.
A modalidade é ideal para aproveitar as águas e contemplar vistas incríveis, tanto da ilha quanto do continente. Também representa o programa perfeito para passar tempo com os amigos, já que a prática pode ser em grupo ou individual.
Vamos às sugestões de lugares? Confira a lista que preparamos para você!
1. Praia do Campeche
O Campeche é um dos bairros mais interessantes para os surfistas que frequentam a parte sul de Floripa. Afinal, sua praia abriga mar agitado e ondas fortes, que se formam por toda a costa. A condição das águas colabora para a prática de esportes diversos, incluindo o velejo.
A região do Pico do Riozinho é uma das mais indicadas para quem está começando, já que tem ventos favoráveis para a navegação. Para os mais aventureiros, há a possibilidade de conduzir a embarcação até a Ilha do Campeche.
Esse pequeno pedaço de terra é conhecido como Caribe Catarinense por ficar envolto em águas de coloração verde-clara. Os pontos de partida para velejar até lá incluem a Praia do Campeche, a Praia da Armação e a Barra da Lagoa.
2. Ilha de Anhatomirim
É um dos destinos mais surpreendentes para atividades em grupo e, todos os anos, recebe milhares de turistas curiosos sobre sua história. A Ilha fica na baía norte de Florianópolis e guarda construções antigas junto à bela Fortaleza de Santa Cruz.
Muitos barcos chegam à Ilha de Anhatomirim partindo do trapiche que fica ao lado da Ponte Hercílio Luz, um cartão-postal memorável da capital catarinense. Essa é uma boa opção para quem quer velejar em Floripa e, ao mesmo tempo, marcar presença em pontos turísticos importantes.
Ao chegar à Ilha, se tiver sorte, você poderá visualizar os golfinhos que costumam brincar nas águas. Também vale a pena fazer um intervalo antes do retorno para explorar todos os monumentos locais.
3. Praia de Canasvieiras
Localizada ao norte de Floripa, perto das praias Jurerê e dos Ingleses, é outro ponto atrativo para os velejadores. Ela conta com um trapiche de onde saem os famosos barcos piratas, utilizados para viagens regadas a muita música, dança e informações sobre os trechos que envolvem os passeios.
Um dos trajetos mais percorridos por praticantes de velejo é o que sai da Praia de Canasvieiras e vai até a Ilha do Francês. Trata-se de uma região paradisíaca, com quase 60 mil m² rodeados por águas calmas. O mar tranquilo, inclusive, permite que os visitantes atraquem as embarcações com facilidade para dar um mergulho ou fazer trilhas pela região.
4. Lagoa da Conceição
Essa enorme porção de água salgada fica no coração da ilha e é indicada para pessoas que querem uma experiência de navegação mais sossegada. Afinal, a lagoa é pouco movimentada, o que proporciona atividades agradáveis para públicos de todas as idades.
O lugar ainda conta com escolas de vela, onde jovens e adultos se juntam para aprender diferentes manobras. Por conta disso, é fácil encontrar espaços para alugar embarcações, equipamentos e artigos esportivos adequados a diferentes modalidades.
A Columbia tem produtos próprios para a prática de diversas atividades. Em seu roteiro por Florianópolis, recomendamos as roupas com proteção UV e os calçados com solado Omni-GRIP™ non-marking, que não marcam a superfície do barco e garantem boa aderência em pisos molhados.
Agora ficou fácil definir os melhores destinos para começar a velejar em Floripa. Lembre-se de planejar bem cada roteiro e procurar o serviço de empresas especializadas nesse esporte náutico. Assim, você vai poder se aventurar com segurança e focar apenas na parte divertida da navegação.
Quer mais opções de atividades para resgatar o seu lado radical? Veja agora os 8 melhores destinos para aventureiros no Brasil!