Aplicativos para prática de esportes: conheça os 5 melhores!

A procura e o interesse pela prática de esportes está cada dia maior devido à busca por melhorar a saúde e aproveitar os benefícios da atividade física. Um dos maiores empecilhos encontrados é a questão do tempo. Muitos não conseguem encaixar a rotina dentro do horário da academia. Outros não gostam do ambiente. Uma das maneiras de resolver isso é utilizando os aplicativos para prática de esportes.

Os aplicativos conectam pessoas que gostam dos mesmos esportes, proporcionam a possibilidade de praticá-los em qualquer hora e lugar e ajudam a melhorar a performance. Neste texto, vamos apresentar quais os melhores apps para você começar a usar!

Por que melhorar a performance nos esportes?

Quem faz um esporte por lazer costuma se perguntar qual a importância de melhorar a performance. O desempenho esportivo não deve ser uma preocupação exclusiva de atletas. À medida que você consegue melhorar seu desempenho em determinada atividade, a motivação para continuar aumenta.

Outro benefício é que, conforme sua habilidade melhora, você consegue alcançar novos objetivos. Por exemplo, na corrida de montanha, você consegue aumentar a distância ou altimetria do percurso. Isso significa que melhorar a performance é poder encarar novos desafios.

Qual a relação entre o uso de aplicativos e a performance? Alguns deles têm a opção de criar treinos de acordo com o objetivo. Outros funcionam como um histórico, arquivando os dados de cada treino. Com base nesses dados, é possível analisar o desempenho e avaliar o que pode ser melhorado.

Além disso, alguns oferecem a opção de fazer competições ou comparativos com outros usuários, o que promove um ânimo extra para melhorar o próprio desempenho.

Quais os melhores aplicativos para a prática de esportes?

Agora que você já entendeu a importância dos aplicativos na melhora da performance, vamos conhecer quais as melhores opções no mercado!

1. Runkeeper

O Runkeeper é o aplicativo de corrida mais utilizado no mundo, tendo uma base de usuários de mais de 25 milhões de pessoas. Ele monitora todos os tipos de atividade física e esporte, como escalada, corridas, pilates e outros, tendo a opção de monitorar ao vivo ou preencher manualmente o treino realizado. Por meio do GPS, ele consegue criar um mapa do percurso, calcular quilometragem, pace, velocidade, entre outros pontos.

Uma vantagem é que ele oferece desafios e metas de acordo com os seus objetivos. Você pode se conectar aos seus amigos, criar grupos e comparar seu desempenho ao longo dos dias. A versão pro ainda oferece treinos personalizados.

2. Freeletics

O Freeletics ficou famoso por disponibilizar treinos funcionais que usam apenas o peso do próprio corpo. Ele oferece treinos que podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora. São programas de curta duração e com diferentes níveis de dificuldade.

Ele também disponibiliza uma versão paga, que garante acesso a treinos personalizados. Com a ajuda de algumas informações básicas que você preenche no app, a Inteligência Artificial oferece infinitas opções de treinos.

3. Endomondo

O Endomondo é um dos aplicativos mais completos do mercado, que oferece treinos personalizados, desafios e rastreia atividades físicas. Com a ajuda do GPS, é possível monitorar o treino, marcando distância, velocidade e mapa.

Um dos grandes benefícios deste app é que ele investe no acompanhamento das metas estabelecidas. Por meio de notificações push, o Endomondo avisa sobre novos desafios, dá lembretes de treino e desempenho, entre outros.

4. Strava

O Strava é um aplicativo para corrida e ciclismo. Ele pode ser conectado com seu relógio GPS, monitor cardíaco e outros dispositivos. O aplicativo é compatível com os melhores dispositivos de GPS do mercado, como Garmin, Polar e Fitbit. Você pode se conectar com seus amigos e compartilhar seu progresso.

O diferencial que ele oferece é ser uma rede social para os amantes do esporte. Você compartilha não apenas o seu progresso, mas todas as atividades, fotos e dicas. Além disso, ele oferece o Beacon, uma funcionalidade que transmite para amigos e família sua localização em tempo real.

5. Wikiloc

O Wikiloc é o principal aplicativo para esportes ao ar livre. Ele oferece mapas de diversas trilhas ao redor do mundo. Você escolhe a modalidade, como trekking, caiaque, bicicleta ou outras. Os mapas podem ser utilizados offline, o que é perfeito para quem está explorando a natureza com baixa ou nenhuma conexão à internet.

A versão premium oferece previsão de tempo e transforma seu celular em um aparelho GPS, e parte do valor pago vai para um fundo de preservação à natureza. Ele também oferece um monitoramento ao vivo, que compartilha sua localização com amigos e familiares. Dessa forma, eles podem saber exatamente onde você está.

Como se vestir para a prática de esportes?

Um ponto muito importante na hora de fazer qualquer atividade física é se vestir adequadamente para ela. O vestuário correto faz a diferença no seu desempenho e até mesmo segurança. Se você decide fazer um trekking na neve, precisa usar um baselayer, por exemplo. Sem ele, você pode passar frio.

Para a maior parte das atividades oferecidas nos apps, o vestuário necessário é basicamente composto de roupas e calçados. Para quem está começando a ter uma vida mais ativa e quer praticar mais esportes outdoor, investir em um bom tênis ou bota é um começo. Pesquise sobre a atividade que você vai fazer, qual o vestuário adequado e o que você pode encontrar no caminho.

Ter o calçado correto é um ponto essencial para ser bem-sucedido em esportes outdoor. Ele oferece conforto para a prática esportiva e segurança. O material e solado devem ser diferenciados, para aguentar mudanças de temperatura, umidade e terrenos extremos.

Agora você já conhece os principais aplicativos para prática de esportes disponíveis e como eles podem ajudar a melhorar sua performance esportiva. Escolha a modalidade que você quer praticar, o aplicativo que melhor se encaixa às suas necessidades, bem como calçado e vestuário adequados. Com isso em mãos, você está pronto para começar sua atividade preferida.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como escolher o calçado correto, leia também o artigo “Bota ou tênis: qual é o mais indicado para esportes outdoor”. Nele você vai aprender como escolher o mais adequado para suas necessidades!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!