Quem ama a natureza precisa conhecer as trilhas em Santa Catarina. O estado conta com uma diversidade de belezas naturais incríveis que fazem qualquer esforço valer a pena. A rotina corrida do dia a dia faz com que seus níveis de estresse aumentem, tornando-o mais suscetível ao cansaço em excesso e ao sedentarismo.
Fazer uma trilha traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além de proporcionar alto astral, diminuir a ansiedade e o mau humor, a atividade influencia positivamente o controle do colesterol, melhora a capacidade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea e combate problemas de insônia e depressão.
Depois de conhecer todos essas vantagens, você ficou com vontade de fazer trilha? Conheça as 4 melhores de Santa Catarina para aproveitar!
1. Pico da Pedra
O Pico da Pedra fica em meio à Mata Atlântica e oferece uma vista panorâmica exuberante de Balneário Camboriú, Itapema e Camboriú. Nesse lugar incrível, você pode contemplar praias encantadoras e lindas matas verdejantes.
Em frente ao campo de futebol, fica a entrada da trilha do Pico da Pedra. Para chegar ao topo, você levará em torno de 1 hora e 45 minutos. Ela tem aproximadamente 600 metros de altitude.
2. Rota das Cachoeiras
Em Corupá, fica localizada a Rota das Cachoeiras, uma das trilhas de Santa Catarina mais incríveis que você vai conhecer. Ela conta com 14 cachoeiras em sequência que podem ser visitadas a qualquer momento.
O local tem 1.156 hectares e pelo menos 200 tipos de plantas catalogadas. No entanto, a mais importante cachoeira é o seu último destino na trilha — e é preciso se preparar para chegar até lá.
Alguns trechos são bem íngremes e outros trajetos da trilha contornam o rio, permitindo um contato mais próximo com as águas. Para concluir o trajeto (ida e volta) de 2.900 metros de extensão, você levará em torno de 3 horas e meia.
3. Lagoinha do Leste
A trilha da Lagoinha do leste leva você até uma praia com maios ou menos 2 km de orla. A prefeitura do local realizou algumas manutenções que facilitaram o acesso, tornando-o indicado para pessoas de diferentes faixa etárias.
Para chegar ao topo, você levará cerca de 40 minutos, podendo ter uma vista incrível da lagoa e da praia. Aos mais aventureiros, existe outro trecho que pode ser explorado, que é pela Praia do Matadeiro. A trilha dura cerca de 2 horas para ser concluída e conta com uma vegetação mais rasteira. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o sol.
4. Rio do Boi
A trilha do Rio do Boi localiza-se na Praia Grande, divisa com o Rio Grande do Sul. Além da sua magnífica paisagem, a trilha tem cânions deslumbrantes (Cânion Itaimbezinho). Como são pelo menos 7 horas de caminhada (ida e volta), o recomendado é que a trilha seja feita por pessoas que já estão acostumadas com a atividade.
Vale destacar que boa parte do percurso é feita pelo leito do rio. Durante o trajeto, é possível ter acesso a piscinas naturais, cascatas e água cristalina. Nessa trilha, os guias são obrigatórios e cada um deles pode levar no máximo 12 pessoas.
Para fazer qualquer uma dessas trilhas em Santa Catarina, você precisa tomar todos os cuidados necessários, como usar roupas e calçados adequados, bonés, protetor solar, levar bastante água na mochila e, claro, seguir todas as exigências do local.
Por falar em roupas adequadas para trilhas, também é necessário que você entenda a importância do isolamento térmico nos acessórios de trekking. Boa leitura!