viagem sustentável

Viagem sustentável: 4 dicas para fortalecer o turismo consciente

Sustentabilidade é um termo muito usado nos dias atuais, relacionado aos mais diferentes temas. No turismo, isso não é diferente: já é possível realizar uma viagem sustentável e fortalecer o turismo consciente.

Sinônimo de explorar as cidades e a natureza com consciência, viajar de modo sustentável envolve priorizar a cultura local, proteger o meio ambiente e evitar a superlotação em locais preservados. Por isso, é um dever importante de todos os viajantes.

Para organizar com consciência a próxima viagem, veja as nossas 4 dicas e seja um aventureiro sustentável. Confira!

O que é uma viagem sustentável?

Agir com sustentabilidade é repensar as próprias atitudes para proteger o meio ambiente, em sua forma mais geral — inclusive no que se refere ao turismo e ao planejamento das férias em família.

Como mencionado, uma viagem sustentável é realizada a partir da preocupação do turista em preservar o local visitado. Seja uma grande cidade ou um pequeno vilarejo de pescadores, existem atitudes básicas que todo viajante deve ter, como:

  • deixar os lixos nas lixeiras ou, em caso de realização de trilhas, recolher todo o lixo produzido;
  • não alimentar animais do local;
  • procurar guias locais e dar preferência aos produtos da comunidade;
  • respeitar as tradições do destino;
  • deixar de lado o turismo com animais.

Uma viagem sustentável reúne respeito e consciência e é a chave para que os mais diferentes destinos sejam preservados. Tenha esse conceito em mente no momento de planejar as próximas férias e conte com experiências incríveis.

Como fazer uma viagem sustentável?

Fazer uma viagem sustentável envolve atitudes simples e, por essa razão, não há desculpa para deixá-las de lado. Continue a leitura e saiba quais são elas!

1. Planeje-se com antecedência

Planejamento é essencial para uma vida mais organizada, e isso não é diferente quando o assunto é viagem. Em relação à viagem sustentável, planejar-se antecipadamente é sinônimo de escolher os destinos mais adequados, a época ideal para visitar locais de preservação, bem como o tipo de transporte menos agressivo ao ambiente do destino.

Por isso, separe as datas disponíveis em sua agenda e, então, faça uma análise dos locais de desejo. Visitar uma pequena praia na alta temporada do verão, por exemplo, pode acabar sobrecarregando as estruturas disponíveis ou significar menos água disponível para a comunidade residente.

Uma alternativa sustentável é aguardar o final da temporada de turistas ou, ainda, procurar destinos menos visitados — como a Ilha do Cardoso, no litoral de São Paulo, que tem menos divulgação do que a Ilha do Mel, no Paraná, e apresenta cenários igualmente lindos.

Planeje-se e garanta as melhores escolhas de destino, serviços e transportes utilizados durante a viagem.

2. Informe-se sobre as regras do lugar

Procurar saber sobre as regras do lugar é item básico e, infelizmente, ainda pouco respeitado pelos viajantes. Por isso, seja um turista consciente e informe-se a respeito das proibições no destino escolhido.

Pode ser que em uma praia deserta a realização de luau com fogueira seja liberada, ao passo que em uma serra seja proibido experimentar o camping selvagem. Para evitar deslizes, procure informações na internet e em pontos de informação ao turista.

Além de preservar o local de destino, saber o que pode (ou não) ser feito durante a viagem é importante para evitar multas e transtornos. Esteja ciente sobre todos os detalhes de sua rota e colecione apenas bons momentos.

3. Esqueça grandes redes de hotéis

O turismo sustentável também está relacionado ao auxílio de desenvolvimento de pequenos locais ou empreendimentos criados por comunidades tradicionais. Por isso, uma boa sugestão também é esquecer redes de hotéis, justamente por já serem negócios estabilizados no mercado.

Se a ideia é viajar para a montanha ou a praia, procure pousadas ou estabelecimentos geridos pelas pessoas que residem na região. Além de incentivar o crescimento desses negócios, o viajante pode ter uma troca valiosa com a população que conhece tudo sobre o local.

Para encontrar bons lugares que oferecem acomodação, busque informações na internet, converse com guias locais ou solicite informações em pontos turísticos.

4. Reserve transportes sustentáveis

A logística com o transporte também pode ser bastante sustentável: optar por utilizar bicicletas no destino, por exemplo, é uma ideia que não agride o meio ambiente e, de quebra, permite a prática de atividades físicas ao ar livre.

Se o aluguel de um automóvel é item essencial para aproveitar os dias no destino escolhido, verifique as opções apresentadas e faça uma escolha consciente. Atualmente, é possível encontrar, inclusive, automóveis elétricos.

O resultado dessa escolha é menos emissão de gases poluentes e mais economia no bolso de quem conta com esse tipo de veículo.

Quais os destinos mais procurados para viagens sustentáveis?

Ficou interessado em realizar uma viagem sustentável? Veja, agora, 3 destinos ideais para as suas próximas férias!

EcoCamp – Chile

Localizado nas chamadas Torres del Paine, ao sul do Chile, o EcoCamp é um destino que agrada aos mais diferentes perfis de viajantes. Reunindo belezas naturais, acomodações confortáveis e excelente serviço, é possível relaxar e aproveitar ao máximo as temperaturas geladas da região. Para quem deseja comodidade e sustentabilidade esse é o lugar ideal.

Bonito – Brasil

É possível chegar com tranquilidade nessa cidade localizada a 300 km de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Bonito reúne belas paisagens, uma boa diversidade de passeios e diversão para toda a família.

Não deixe de visitar as famosas cavernas de Bonito e tenha uma experiência única! O local é parada obrigatória para os amantes de esportes outdoor.

Refúgio Ecológico Caiman – Brasil

Também no estado de Mato Grosso do Sul, o Refúgio Ecológico Caiman é uma ótima opção de estadia para quem deseja visitar o famoso Pantanal. Com um serviço luxuoso de acomodações e alta gastronomia, os viajantes que se hospedam no Refúgio contam com uma viagem sustentável e inesquecível.

Realizar uma viagem sustentável é sinônimo de respeito e visita a belas paisagens. Conte com as nossas 4 dicas e fortaleça o turismo consciente. Depois de escolher o destino de sua preferência, organize a mochila, separe a máquina fotográfica e faça uma ótima viagem!

Gostou de conhecer as 4 dicas para fazer turismo sustentável? Veja, agora, como fazer montanhismo no Brasil e organize o próximo final de semana livre!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!