Uma das atividades mais praticadas no Brasil é a corrida. Ela pode ser feita tanto em ambientes fechados – com o uso de esteiras –, como outdoor. Muita gente prefere praticá-la ao ar livre, para aproveitar mais a natureza, o sol e a cidade. Com a chegada de dias mais quentes, é preciso tomar alguns cuidados para correr no calor.
Neste texto, vamos explicar o que acontece com o corpo no calor e dar 4 dicas de cuidados que você deve tomar. Vamos continuar?
O que acontece com o corpo no calor?
O corpo humano é programado para funcionar em uma temperatura ideal, por volta de 36ºC. Ele possui mecanismos para ajustar a temperatura, produzindo calor ou dissipando-o. O suor é uma das maneiras de dissipar o calor, por isso, quando o clima está quente ou durante a prática de atividades físicas, suamos.
Apesar de muita gente achar o suor inconveniente, é um mecanismo importantíssimo, pois funciona como uma proteção. O calor excessivo provoca queda na pressão arterial, sonolência e mal estar, confusão mental e até mesmo a morte.
Quais os cuidados para correr no calor?
Apesar do corpo ter meios para lidar com o calor, existem algumas dicas que vão melhorar a sua experiência. Vamos conferir algumas delas!
Hidratação
A desidratação é um dos problemas mais comuns na prática de atividade física no calor. Mais da metade do corpo é constituído por água. Diariamente uma parte dela é eliminada, por meio da respiração, urina e suor, e precisa ser reposta. Ao fazer um exercício no calor, a quantidade de água perdida aumenta consideravelmente, aumentando também o risco da desidratação.
Para evitar isso, hidrate-se durante a atividade e, principalmente, após. Pode ser ingerindo água mineral ou de coco, sucos naturais ou bebidas isotônicas. Além de repor o que foi perdido no suor e respiração, o consumo de líquidos ajuda a manter a temperatura interna controlada, ajudando no resfriamento do corpo.
Proteção solar
Um dos principais cuidados que devem ser tomados é com a exposição solar. Use e abuse do protetor solar, tanto no rosto como no corpo. Não esqueça de passar em nenhuma área que fica exposta, como pescoço, mãos e pernas. A exposição direta ao sol por períodos prolongados pode causar queimaduras e insolação. Por isso, a proteção é essencial.
O uso de bonés, viseiras e óculos escuros também é bem-vindo para ajudar na proteção contra os raios solares.
Roupas especiais
Quem pratica corrida de montanha, por exemplo, costuma usar calçados e roupas específico para a modalidade – como a linha montrail da Columbia. Quem corre na cidade também precisa de roupas específicas para a prática de exercícios. A tecnologia usada nos tecidos ainda ajuda a amenizar o calor, auxiliando a evaporação do suor.
Alimentação
Outro ponto importante é a alimentação. Nos dias mais quentes, procure comer comidas leves, preferencialmente naturais. Coma bastante fruta, principalmente aquelas com muita água, como a melancia, melão e laranja. Coma bastante salada e fuja de alimentos que são mais processados, como a maionese.
Com essas dicas, você já sabe como se preparar para correr no calor e evitar possíveis mal-estares. Não deixe que as altas temperaturas atrapalhem seus treinos e a prática de atividades físicas. Tomando os simples cuidados que falamos, você conseguirá manter sua rotina sem problemas.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler o artigo sobre turismo de aventura no Brasil. Assim você fica por dentro de novas formas de aproveitar os dias de verão e de calor!