Descubra agora como e onde você pode começar a praticar wakeboard

O wakeboard é um esporte que tem conquistado muitas pessoas no Brasil e em outros países também. Isso não é por acaso, uma vez que estimula a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, além de ajudar a manter a forma e proporcionar uma indescritível sensação de liberdade. Mas você sabe como e onde é possível praticar wakeboard no Brasil?

Primeiro, vamos explicar o que é o wakeboard, e, em seguida, você vai conhecer os melhores lugares no Brasil para poder praticá-lo com os amigos. Continue a leitura e apaixone-se também pelo esporte que vem ganhando muitos adeptos ao redor do mundo!

Entenda o que é wakeboard

O wakeboard é um esporte aquático que mistura habilidades técnicas do surfe, snowboard e esqui aquático. Os atletas se posicionam sobre uma prancha e se seguram a uma corda de reboque ligada a um barco ou lancha a 40 km/h.

Os benefícios que o wakeboard pode trazer para os praticantes são inúmeros, e podemos destacar alguns deles a seguir:

  • fortalece todos os músculos do corpo;
  • melhora as funções cardiorrespiratórias;
  • promove o bem-estar;
  • alivia o estresse;
  • proporciona o contato direto com a natureza.

O esporte pode ser praticado, segundo a legislação, por crianças a partir dos oito anos de idade. No entanto, deve ser evitado por pessoas portadoras de deficiências físicas, problemas cardíacos e gestantes. Ainda é importante destacar que os indivíduos que não sabem nadar também devem se privar da prática do wakeboard!

Conheça os lugares para praticar wakeboard no Brasil

O Brasil está repleto de lugares incríveis nos quais é possível praticar wakeboard e, ainda, desfrutar de maravilhosas paisagens naturais. Os locais são conhecidos como cable parks e têm infraestrutura de qualidade para todos que desejam se aventurar no esporte.

Então, convide os amigos para conhecerem esses destinos e bom passeio!

Mobe Wake Park

O Mobe Wake Park está localizado na cidade de Bragança Paulista, a 88 km de São Paulo. O local apresenta boa infraestrutura e funciona aos sábados, domingos e feriados; por esse motivo, é recomendado agendar o passeio com antecedência!

Além disso, é válido destacar que o Mobe Wake Park tem um sistema 2D de duas torres e pode ser frequentado por iniciantes, intermediários e esportistas avançados.

Colosso Wake Park

Um dos maiores complexos das regiões Norte e Nordeste do país está situado em Fortaleza, capital do Ceará. O local tem boa iluminação, o que possibilita a prática do esporte em cenário noturno.

A infraestrutura é excelente, sendo possível contar com a supervisão de monitores e guias especializados na atividade. Então, inclua o parque no seu roteiro da próxima viagem!

Represa Guarapiranga

A Represa de Guarapiranga, localizada na capital do estado de São Paulo, é outra ótima opção para praticar wakeboard. Nas ondas formadas pelo barco ou pela lancha, os praticantes do esporte podem fazer manobras radicais e saltar de um lado para o outro quantas vezes quiserem. Adrenalina pura!

Lago do Tarumã

No Lago do Tarumã, situado em Manaus, também é possível praticar o wakeboard em uma das mais belas paisagens da Região Nordeste do país. O cable park apresenta uma excelente infraestrutura e, por isso, faz parte do Circuito Brasileiro de Wakeboard. Então, é passagem obrigatória para quem pratica a atividade.

Naga Cable Park

Outra dica de local para praticar wakeboard é o Naga Cable Park, que está localizado na cidade de Jaguariúna, Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo. O Naga, como é conhecido, tem a maior estrutura de wakeboard do Brasil, com 12 obstáculos divididos em 5 torres.

É possível praticar o esporte em um grupo de até 9 pessoas ao mesmo tempo, além de oferecer uma pista menor para as pessoas que querem se iniciar nessa atividade.

Sunset Wake Park

Situado na Região Metropolitana de Goiânia, estado de Goiás, às margens da Rodovia GO-020, o Sunset é um parque de wakeboard/wakeskate com sistemas Bro, Bi-Level e Full Size e pode ser frequentado por crianças a partir dos oito anos.

Roteiro obrigatório para os amantes do esporte!

Lagoa Rodrigo de Freitas

Não podemos deixar de citar a Lagoa Rodrigo de Freitas, localizada na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, como um dos points preferidos dos atletas de wakeboard. Além do deslumbrante cenário, o local oferece infraestrutura de qualidade. Por isso, também deve estar no seu roteiro de aventuras!

Use roupas adequadas para praticar wakeboard

Como em qualquer outro esporte, as roupas para praticar wakeboard precisam ser seguras e confortáveis, sendo que a maioria das peças e equipamentos podem ser encontrados com facilidade nas lojas, físicas ou online, de artigos esportivos.

Roupa de mergulho

Elas não são obrigatórias, porém são muito úteis. O traje é encontrado em várias versões: desde o modelo de corpo inteiro até como o conjunto de top de manga curta e sunga ou bermuda. Na verdade, o que vai definir o estilo é a temperatura da água, que pode variar de acordo com os cable parks.

Também as roupas contra irritações, confeccionadas em poliamida e poliéster, são indicadas e devem ser usadas como uma camisa ou sob o colete salva-vidas. Algumas peças também protegem a pele dos raios ultravioleta.

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas deve conter um dispositivo de flutuação pessoal aprovado pela Guarda Costeira do país.

Ao provar o colete, verifique se a peça está adequada ao seu biotipo. Ela não deve estar apertada a ponto de que você não consiga mexer os ombros e os braços e, também, não deve tocar o queixo no momento em que virar a cabeça para o lado esquerdo ou direito.

Capacete para wakeboard

O item é indispensável para a prática do esporte, porque protege a cabeça, caso você bata na prancha. Ele é projetado para que a água escorra para fora, em vez de forçá-lo a drenar o líquido. A fita que passa embaixo do queixo deve ser longa o suficiente para dar segurança e conforto ao praticante.

Enfim, praticar wakeboard pode ser uma deliciosa alternativa para quem quer se exercitar e procura por uma atividade ao ar livre. Além dos benefícios físicos, você vai ter contato direto com a natureza e vai ter muitos momentos de diversão junto aos amigos e familiares!

Quer saber quais são as 5 maiores paredes de escalada do mundo? Então, leia o post que preparamos para você com dicas incríveis!