Aventura na Escócia: saiba quais equipamentos levar!

Encontrar uma aventura na Escócia não é muito difícil. O país é repleto de atividades ao ar livre, sendo destaque para os amantes de trekking, uma vez que a região conta com um dos percursos mais impressionantes do mundo: West Highland Way.

Começando na cidade de Milngavie e terminando no Forte William, essa trilha consegue mobilizar milhares de pessoas anualmente. Todo o percurso, cerca de 150 quilômetros de extensão, é repleto de paisagens deslumbrantes e desafios, uma vez que existem terrenos montanhosos que garantem um bom esforço físico para aqueles que buscam testar seus limites regularmente.

Falando em limites, recomendamos alguns equipamentos essenciais durante sua aventura para que você não passe por problemas ou corra riscos desnecessários. Lembre-se que todo esporte ao ar livre requer cuidados, portanto, sua preparação deve conter todos os itens necessários para garantir segurança e conforto durante o trajeto, seja ele qual for.

Se você ficou interessado e busca saber mais sobre o tema, não deixe de ler este post até o final. Pronto? Vamos em frente!

Características do local

A Escócia é, naturalmente, um país de clima frio. Portanto, espere encontrar temperaturas baixas, em média 8 ˚C o ano todo na capital Edimburgo. Em janeiro, é normal enfrentar 1 ˚C, enquanto no mês mais quente, julho, chega a 15 ˚C.

Outro aspecto a ser levado em consideração é que, assim como em outros países da Grã-Bretanha, a chuva costuma surpreender bastante pela sua frequência, quase não importando a estação do ano. Por isso, todos devem se preparar para esses dois aspectos climáticos: o frio e a chuva. Apesar disso, ocasionalmente o sol aparece de maneira intermitente e faz com que toda a aventura seja repleta de grandes experiências.

Vale destacar que o terreno é montanhoso e a altitude varia bastante durante o percurso de West Highland, podendo chegar a algumas centenas de metros positivos em determinados pontos da caminhada. Esteja preparado para subir montanhas e caminhar sobre superfície acidentada. Em parte do tempo, o solo é razoavelmente plano e sem grandes desníveis. Contudo, ainda assim é preciso se precaver durante a jornada.

As diferentes regiões da Escócia

Como curiosidade, saiba que a Escócia é dividida basicamente entre dois grandes terrenos ou características geográficas, que são as Lowlands e as Highlands (Terras Baixas e Terras Altas, em português).

A região das Highlands — onde se localiza a trilha que estamos mencionando aqui — é a parte mais tradicional do país escocês, em que vemos as famosas vacas de franja e as montanhas nevadas.

Durante o percurso, também é possível encontrar os whiskies mais conhecidos da área, que são popularmente comercializados em todo o mundo como uma espécie de iguaria.

Como chegar até a West Highland Way

Para chegar ao início da trilha, Milngavie, o ideal é pegar algum trem, ônibus ou alugar um carro. Sendo a última a melhor opção para quem deseja ter liberdade e flexibilidade durante o tour. Vale mencionar que Edimburgo é distante do início da trilha, então se não for dirigindo você fica à mercê de horário, fazendo com que seu passeio se torne curto e repleto de limitações.

Saiba que todo o percurso da trilha leva alguns dias para ser completado. Por isso, se seu objetivo for caminhar tudo, leve em consideração o equipamento para camping, entre outras importantes particularidades como sua experiência com a atividade e até mesmo se está sozinho ou acompanhado — o passeio é recomendado ser feito com pelo menos uma outra pessoa.

Os principais equipamentos que você deve levar

Os equipamentos para fazer essa travessia sem grandes problemas são variados e dependem do seu planejamento. Algumas pessoas optam por não fazer todo o percurso de uma vez, enquanto outras decidem se aventurar por completo. Por isso, aqui estão algumas recomendações básicas e de segurança que devem fazer parte do seu checklist antes do início da trilha.

Botas para trekking

Para começar, o ideal é ter um bom par de botas que seja impermeável (por conta das chuvas) e garanta boa aderência ao solo que apresenta algumas variações ao longo do trajeto. Em suma, escolha calçados funcionais e robustos para não ter problemas e risco de lesão durante sua viagem.

Calça esportiva

A calça esportiva também é uma excelente opção. Opte por modelos de poliéster, que são aqueles que secam mais rápido. Uma alternativa interessante é a versão de poliamida, que garante flexibilidade e conforto por toda a caminhada.

O recomendado é verificar cada uma das características da calça antes de comprar. Tenha em mente que o percurso da West Highland Way é grande e com algumas variações de temperatura, portanto, decida por funcionalidade.

Segunda pele

Como as temperaturas variam e são baixas durante a trilha, o melhor é apostar na técnica das camadas para manter o calor e a temperatura corporal adequada. Por isso, a compra de uma segunda pele é bem-vista e muito recomendada. Mas essa é somente a primeira camada. Você ainda pode incluir uma camisa por cima e não deve jamais se esquecer de uma jaqueta para se proteger do frio e da chuva.

Jaqueta impermeável

A compra de uma jaqueta impermeável e de boa qualidade é extremamente recomendável. Ela não só ajudará a enfrentar os ventos frios como também será de imensa importância nos períodos de chuva, que certamente acontecerão ao longo do trajeto.

Escolha modelos mais confortáveis e que não sejam demasiadamente grandes (como os isolantes térmicos para neve). O ideal é encontrar um bom meio-termo para conseguir se mover com facilidade e sem gastar muita energia.

Mochilas

A mochila é um fator indispensável para quem percorre essa trilha, lembrando que deve ser impermeável e ter vários compartimentos. Para quem quiser apenas fazer alguns quilômetros, o ideal são as mochilas de ataque. Mas recomendamos uma mochila cargueira para que você consiga levar tudo o que precisa. Esse modelo também é indicado para quem pretende acampar e vai levar alguns dias para completar a viagem.

Esses são os equipamentos mais básicos. Vale ressaltar que você ainda pode levar acessórios, como luvas, bastão de caminhada e uma infinidade de outros materiais, para fazer um percurso ainda mais tranquilo. Não se esqueça da água e de todos os outros itens importantes e de segurança para quando estiver na natureza. Com todo esse conhecimento, basta planejar sua viagem e ir com tudo para uma aventura na Escócia! 

Gostou do post? Visite nossa loja virtual e veja nosso acervo de produtos destinados aos esportes de aventura — você não se arrependerá!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!