Veja como fazer trilha com chuva sem correr riscos

Não há dúvidas de que a caminhada é um dos esportes mais agradáveis que existem! Além de exercitar todo o corpo, promove uma sensação de bem-estar, principalmente se for praticada ao ar livre. No entanto, fazer trilha com chuva pode ser bastante perigoso por vários motivos.

Por exemplo, o terreno geralmente se torna escorregadio, sobretudo quando há rochas. Além disso, existem outros problemas, como:

  • caminhos divergentes costumam surgir, devido às fortes enxurradas;
  • o alto volume de água pode impedir a passagem de ida ou de volta;
  • se houver fontes no percurso, provavelmente, a água vai ficar barrenta;
  • travessias pela água se tornam mais arriscadas;
  • pode haver quedas de árvores nas matas;
  • a incidência de raios aumenta;
  • o calçado fica encharcado e, por isso, surgem feridas nos pés — o famoso “pé de trincheira”;
  • a roupa molhada no corpo pode provocar uma hipotermia severa.

Em vista disso, é importante tomar medidas para que a aventura seja bem-sucedida e você aproveite cada minuto junto aos seus amigos!

Saiba o que fazer na trilha com chuva

Apesar dos contratempos que podem ocorrer, não é preciso desistir da aventura, afinal fazer trilha é uma atividade sadia e que te deixa munido de muitas histórias para contar.

A seguir, conheça as principais dicas para fazer trilha com chuva sem correr risco algum e planeje a próxima caminhada, mesmo que o tempo vire de uma hora para a outra!

Faça a trilha em grupo

Caminhar sozinho pode se tornar um pesadelo, principalmente se for a primeira trilha que você vai percorrer! O problema é que você pode se perder ou, ainda, se machucar no trajeto. Assim sendo, buscar ajuda nessas situações vai se tornar algo bastante complicado. Então, atenção!

Para não se arriscar, contrate um guia. Outro modo seguro é reunir um grupo de amigos (ao menos mais duas pessoas), o que torna a aventura mais segura e prazerosa para todos, não é mesmo?

Leve a lanterna

Entre os vários itens que devem ser levados na mochila, a lanterna merece destaque — e não por acaso, uma vez que, em certos momentos do trajeto, a claridade pode diminuir, devido ao temporal, ou, ainda, você pode precisar se abrigar em alguma gruta ou caverna da região. Cada integrante do grupo deve carregar uma lanterna na bagagem.

Carregue o celular

Outra dica imprescindível para fazer trilha com chuva é carregar completamente o celular antes de sair de casa e usá-lo somente quando houver necessidade. Também é importante destacar que, enquanto uma pessoa deixa o aparelho ligado, as outras devem manter os seus desligados, a fim de que um deles esteja sempre carregado.

Tenha o mapa do local

Mesmo que você tenha uma bússola ou utilize o GPS do celular, não deixe de levar um mapa de papel na mochila. É importante verificar se ele é legível e traz todas as descrições necessárias. Desse modo, fica mais fácil saber o local exato onde se está e, ainda, a localização correta do ponto de partida e de chegada.

Avise os familiares

Ao decidir fazer a trilha, não deixe de avisar os parentes mais próximos sobre o passeio. Informe sobre a localização exata e o tempo previsto da aventura, pois, em caso de algum imprevisto, eles poderão tomar as providências cabíveis, e você não ficará sem socorro!

Use roupas adequadas

Usar roupas e calçados adequados é essencial para praticar qualquer atividade física, principalmente se for fazer trilha com chuva. Existem casacos, jaquetas, capas, calças e botas impermeáveis, que podem proteger o corpo do frio, do vento, da umidade e da água da chuva, permitindo que você fique seguro e confortável para concluir todo o trajeto.

Hoje em dia, a tecnologia permite que os tecidos usados para confeccionar artigos esportivos sejam resistentes à água, deixem a pele respirar e absorvam o suor do corpo, sem causar qualquer desconforto para o esportista.

Por exemplo, a tecnologia OutDry™ tem sido utilizada na confecção de calçados e roupas esportivas e apresenta excelentes resultados. A seguir, confira o que são as tecnologias OutDry e OutDry Extreme!

Entenda o que é a tecnologia OutDry

A inovadora tecnologia OutDry™ permite que roupas, calçados, luvas e mochilas sejam impermeabilizados, o que confere maior conforto para a prática de toda atividade feita ao ar livre. Isso acontece devido ao processo patenteado de laminação direta na camada externa do produto.

No caso dos calçados, a tecnologia permite que a caminhada, mesmo que seja em trilha com chuva, seja segura e confortável. A membrana OutDry™ fica diretamente colada ao peito do pé e, portanto, isola completamente a água e a neve, ao vedar as costuras ou quaisquer outras aberturas do calçado.

A barreira impermeável do revestimento interno é deslocada para o dorso externo do produto e, desse modo, os pés permanecem totalmente secos, assim como a água que fica do lado de fora do calçado não penetra no interior dele.

Nós, da Columbia, temos modelos que são ideais para a corrida em trilha, por serem leves e, ao mesmo tempo, versáteis e muito resistentes. Por meio da tecnologia OutDry™, conferem a impermeabilidade e a respiração dos pés no momento da chuva.

Há, ainda, modelos da Columbia que foram projetados para o trekking e, por isso, são os companheiros perfeitos para os amantes do esporte! Os calçados são robustos e bastante resistentes, sendo que a entressola usada apresenta aderência total aos mais variados tipos de terreno.

Ao fazer trilha com ou sem chuva, é importante procurar por calçados cujos modelos sejam perfeitos para terrenos irregulares e, ainda, ofereçam proteção e durabilidade extremas em situações de perigo.

Embora fazer trilha com chuva seja uma atividade que oferece riscos mesmo para os mais experientes, não deixe de planejar a aventura junto aos amigos e ter um contato mais direto com a natureza. A fim de que tudo dê certo, basta seguir as dicas que trouxemos no post e partir para o programa!

Quer encontrar um excelente calçado para praticar esportes? Dê uma olhada em nossa loja!