Aprenda como escolher uma calça esportiva em 3 passos

Todos nós sabemos que as calças aquecem as pernas nos dias mais frios, além de protegerem contra eventuais machucados e afins, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas não sabem como escolher uma calça esportiva que esteja de acordo com a atividade física que costumam praticar.

Afinal, as roupas usadas no universo outdoor evoluíram muito nos últimos anos, devido ao surgimento de novas modalidades de esporte, oferecendo melhor performance e eficácia em cada uma delas.

A seguir, você vai aprender a escolher uma calça esportiva em 3 passos práticos e simples para praticar a atividade que mais gosta. Então, continue a leitura!

1. Escolha o tecido adequado

Escolher o material mais adequado para praticar atividades outdoor é fundamental para ter êxito, principalmente se o esporte for o trekking. Em vista disso, a primeira dica é não usar o jeans, pois ele é um tecido pesado e dificilmente vai absorver de forma eficaz o suor ou a água da chuva.

Dê preferência aos tecidos de poliéster ou poliamida que apresentam características especiais para praticar atividades que exijam mais mobilidade e destreza do atleta.

O poliéster seca rápido, é fácil de lavar e não precisa ser passado. Para contornar o problema de ser pouco elástico, muitas vezes é acrescentado cerca de 10% de elastano, cujo objetivo é deixar a calça esportiva mais maleável. Ótima opção para os mochileiros!

Já a poliamida apresenta excelente absorção e evaporação do suor. Também é mais macio, com o toque semelhante ao do algodão, seca rapidamente e é mais confortável para ser usado quando as temperaturas estão mais altas.

2. Aposte no modelo certo

A escolha do modelo vai depender muito da região em que você mora, porque existem locais mais quentes, como é o caso do Brasil, e outros mais frios. Ainda, podemos destacar que esportes, tais como o trekking e o montanhismo exigem peças mais leves e resistentes ao mesmo tempo.

Para o verão, opte pelos modelos mais finos, respiráveis, com baixa resistência ao vento e com proteção contra os raios solares. Já para o inverno, use uma calça que proteja a sensação de frio e tenha isolamento térmico.

3. Não abra mão da qualidade

Hoje, o mercado de roupas esportivas está repleto de opções para satisfazer os gostos e os bolsos de todos os clientes. Não é difícil encontrar peças com ótimos preços, porém de qualidade duvidosa. Por isso, é importante levar em consideração o custo-benefício do produto.

Por fim, ao escolher a calça esportiva que você pretende usar, seja para praticar atividades outdoor, seja para realizar outras modalidades, leve em consideração as dicas que listamos neste post. Conforto, praticidade e moda devem sempre andar juntas!

Porque é importante escolher a roupa certa para treinar?

Agora que você já sabe como escolher sua calça, é interessante entender as razões pelas quais é importante saber escolher a roupa certa para treinar. Em um primeiro ponto, é fundamental compreender que os equipamentos esportivos são, por natureza, melhores do que as vestimentas tradicionais para quem busca performance e conforto, especialmente quando estamos falando de atividades ao ar livre.

Roupas de tecido natural quase sempre são mais pesadas e menos resistentes. Elas sofrem bastante com a ação do clima e, além disso, geram inúmeros desconfortos que podem colocar o atleta em condições de desvantagem durante o esporte ou atividade física.

Um bom exemplo surge na prática de trilha. Ao percorrer inúmeros quilômetros — seja no calor ou no frio —, é certo que uma calça jeans ou de outro material semelhante se torne um verdadeiro problema.

O suor ou até mesmo a chuva farão com que a vestimenta se torne mais pesada. Além disso, é muito provável que essa calça demore muito tempo para secar, gerando vários problemas durante a caminhada.

O mesmo não acontece com roupas inteligentes que foram devidamente projetadas para essa prática, se tratando de calças, por exemplo, elas podem ser impermeáveis, ter secagem rápida e ainda por cima garantir a liberdade de movimento, essencial em qualquer atividade.

Quais os benefícios da calça esportiva?

Como mencionamos, uma calça esportiva traz consigo inúmeros benefícios. Veja abaixo alguns dos mais importantes:

  • liberdade de movimento;
  • proteção contra frio;
  • proteção contra chuva (no caso de modelos impermeáveis);
  • proteção contra raios UV (a depender do modelo);
  • secagem rápida;

Além das calças esportivas tradicionais, é válido dizer que existem também as calças de compressão, que servem como uma espécie de segunda pele. Esses modelos também são funcionais, eles ajudam a manter a temperatura corporal em níveis apropriados para o esporte e também facilitam a circulação sanguínea nos membros que sofrem a compressão. Esses dois benefícios garantem a redução de lesões e o aumento da performance.

Qual a diferença entre calça esportiva e as demais?

A calça esportiva é um material esportivo destinado para atividades físicas. Por conta do seu conforto e design, também é possível utilizá-la como vestimenta, mas, por via de regra, seu uso principal é para esportes.

As calças “tradicionais” (ou casuais) são roupas comuns, muitas vezes projetadas para somente vestir o indivíduo e garantir estilo. Na maioria dos modelos, a movimentação ou outras funcionalidades (como secagem rápida), não são levadas em consideração.

Essa diferença de propósito existe porque leva-se em consideração o uso final do produto. O mesmo acontece com calçados e com outras vestimentas que são de uso comum do dia a dia. A princípio, não há um modelo “melhor”, e sim mais apropriado para o que você deseja fazer.

É interessante ressaltar que sabendo como escolher uma calça esportiva você consegue desfrutar ao máximo das suas atividades físicas e aventuras ao ar livre que, quase sempre, exigem bons equipamentos, que sejam resistentes e devidamente preparados para enfrentar todas as mudanças de temperaturas e adversidades que são características dos esportes outdoor.

Agora que você já sabe como escolher uma calça de forma adequada, que tal conhecer as dicas de roupas para se proteger do sol? Saiba mais sobre tendência!

Jaquetas de Chuva Columbia Sportswear
Jaquetas de Chuva Columbia Sportswear

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!