Os esportes na neve são famosos pelo desafio e pela imersão na natureza. O praticante precisa ter um bom equilíbrio emocional para superar as adversidades e ter um bom domínio das técnicas para conseguir se divertir e ter um bom desempenho.
Alguns dos exemplos da nossa lista são de mais fácil acesso do que outros, mas saiba que é possível treinar e ir progredindo para praticá-los com o tempo. Essa é uma boa maneira de criar um hobby e até mesmo ter maior proximidade com o frio e com a neve, que muitos adoram e têm pouca oportunidade de estar pertinho.
Para que você saiba o que fazer ou qual atividade praticar em sua próxima viagem, criamos essa lista com 7 esportes na neve. Todos eles são radicais e garantem uma boa dose de adrenalina para os que gostam de fortes emoções.
Mas e aí? Ficou interessado no assunto? Então continue sua leitura até o final!
1. Snowboard
O snowboard é um dos esportes na neve mais apaixonantes. Ele consiste na descida de um morro ou montanha com uma prancha. Ela é apropriada para o esporte e os pés ficam presos por meio de presilhas especiais que funcionam em conjunto com uma bota para neve.
Muitas pessoas fazem a comparação entre o snowboard e o skate ou o surf, e elas não estão erradas. Esses esportes têm muito em comum e muitos praticantes dessas atividades costumam intercambiar esses esportes para se divertir em vários ambientes diferentes.
O snowboard é considerado uma modalidade do esqui. A principal diferença é que, aqui, você não usa as hastes e ambos os pés estão presos em uma única prancha. Além da prancha apropriada, é fundamental estar utilizando outros equipamentos de segurança, jaqueta para neve e demais roupas apropriadas e com isolante térmico.
2. Big Mountain Skiing
O big mountain skiing é o que nós conhecemos como esqui tradicional. A ideia é descer uma montanha com os equipamentos que já conhecemos: uma prancha fina em cada pé e duas hastes de suporte em cada mão.
O esqui é um esporte maravilhoso, muito técnico e desafiador. Assim como o snowboard, o nível de dificuldade depende principalmente do percurso que o praticante fará. Mas, assim como na opção anterior, não é preciso ter medo.
Existem vários locais de fácil acesso e com baixo risco para praticar. Todos podem aprender e só é necessário um pouco de prática para poder começar a esquiar com tranquilidade. Não se esqueça do equipamento de segurança e use acessórios como luvas e gorros para treinar.
3. Salto de Esqui
O salto de esqui é um esporte acrobático muito famoso. Ele se tornou uma modalidade “clássica” dos jogos olímpicos de inverno e muitas pessoas esperam por esse momento para poder ver alguns dos melhores atletas saltando.
É importante mencionar que essa atividade não é fácil. Ela é bem complexa e desafiadora. Inclusive há certo risco, especialmente pela dificuldade da aterrissagem e da técnica de sustentação no ar durante o salto.
Existem pistas menores e mais fáceis. É possível aprender, mas deve-se ressaltar que essa é uma das alternativas mais difíceis e que exigem mais proficiência do atleta. Aqueles que conseguem saltar grandes distâncias relatam sentir uma emoção única, e talvez esse seja um dos maiores atrativos desse esporte — a emoção e a sensação de estar voando por alguns segundos.
4. Heli-skiing
O Heli-skiing é um dos esportes outdoor mais radicais que existem. Ele consiste em descer uma montanha com esqui, mas a largada inicial acontece de dentro de um helicóptero. É preciso ter um grande conhecimento da montanha e dos locais propícios para um percurso com esqui e, por isso, não é possível praticar sem nenhum guia ao lado.
Como se isso não bastasse, o acesso ao helicóptero também não é uma das coisas mais fáceis, isso sem falar na habilidade necessária para poder saltar e conseguir aterrissar com segurança e com bom preparo para realizar o trajeto.
Apesar das dificuldades, saiba que esse esporte é muito recompensador. Até mesmo assisti-lo é divertido. E, para quem conhece um pouco de cinema, sabe que a modalidade lembra muito um dos filmes de James Bond. Alguns dizem que o esporte nasceu justamente desse longa-metragem.
5. Ice Climbing
O ice climbing é o alpinismo na neve. As técnicas são bem próximas da escalada tradicional, mas a diferença é que o indivíduo desbrava paredões de gelo em vez de rochas com grandes altitudes.
Para praticar é preciso ter um bom preparo físico, além de todos os equipamentos de segurança mais importantes, como corda, botas preparadas, machado de gelo e uma série de outros itens que são indispensáveis para a progressão.
Aqueles que gostam de um desafio mais “lento” podem se interessar pelo esforço físico e mental que o ice climbing exige. Existem paredões menores e aulas para aqueles que desejam ingressar no esporte com segurança, por isso saiba que não é impossível começar. A experiência com a escalada tradicional pode ser importante e algumas técnicas são transferíveis para a escalada no gelo.
6. Speed Flying
Speed Flying é uma espécie de parapente na neve. O praticante usa todo o equipamento padrão com motor e paraquedas. Uma prancha de snowboard costuma ser adicionada aos pés, justamente para a aterrisagem e percurso em alguns locais em que a aventura seja possível.
Definitivamente não é um esporte para iniciantes. Em todo caso, podemos dizer que ele é uma das aventurais mais radicais que você pode ter na neve. Muitas pessoas praticam esse esporte diferente e pouco usual.
7. Snowkiting
O snowkiting é basicamente o kitesurf na neve. O atleta usa uma vela (ou “kite”) em uma longa planície para se locomover. A área precisa ser propícia ao esporte e as condições do vento são um fator primordial para essa prática esportiva.
O mais interessante é que é possível atingir velocidades superiores a 70km/h. Os praticantes também percorrem longas distâncias e alguns deles até mesmo fazem manobras e acrobacias radicais.
Para começar, é preciso primeiro dominar o “kite”. Algumas aulas são ministradas anteriormente, mas, de forma geral, qualquer pessoa pode “velejar” na neve, desde que tenha algum conhecimento e treinamento básico primeiro. Aqueles que praticam kitesurf se adaptam muito facilmente e podem aproveitar aquela viagem especial para mudar de paisagem e de ambiente.
Com esses 7 esportes na neve, temos certeza de que você conseguirá aproveitar melhor seu tempo nos climas mais frios. Pratique cada uma dessas atividades com segurança e não se esqueça de contar com guias e profissionais qualificados antes de embarcar na aventura. Apesar de seguros, esses esportes trazem alguns riscos que podem ser amenizados e reduzidos com auxílio profissional.
Gostou deste post? Então compartilhe em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam essas atividades!