Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Vai esquiar pela primeira vez? Veja nossas dicas de como se preparar

Os esportes de inverno são uma grande paixão nos países onde a neve é abundante, mas o brasileiro tem pouco contato com essa realidade. No Canadá e no norte da Europa, a patinação, o hóquei no gelo e o esqui são alguns dos esportes mais praticados — o inverno é um período de muita atividade física!

No entanto, com pouca ou muita experiência, todas as pessoas podem se divertir com as aventuras na neve. E esquiar no gelo pela primeira vez é uma experiência inesquecível!

Quem está planejando uma viagem para as montanhas geladas e quer experimentar o esqui, precisa mais do que vontade para isso. As roupas e os acessórios devem ser escolhidos com sabedoria, e o preparo físico é fundamental — ninguém quer descobrir que não dá conta no meio da pista!

Como praticamente não há neve no Brasil, quase todo mundo fica perdido na hora dos preparativos. É por isso que fizemos este post, com dicas para explorar essas paisagens fantásticas. Acompanhe!

Tenha roupas adequadas para o frio

A neve realmente é linda, mas também é úmida e gelada. É crucial se manter aquecido e seco para que seu dia de aventura nas montanhas não se transforme em hipotermia.

O maior cuidado deve estar direcionado ao tronco, para o qual se recomenda o sistema de camadas. Ele consiste no uso de uma camada interna, que ajuda a manter o corpo seco de suor; uma camada intermediária, que funciona como isolante térmico; e uma última camada externa, com efeito corta-vento e impermeabilizante.

Também não se deve descuidar das extremidades. Luvas e gorros são essenciais. Mesmo que o dia não esteja extremamente frio, o deslocamento em velocidade que o esqui proporciona rouba o calor de partes desprotegidas.

Assim como as outras vestimentas, os calçados devem ser impermeáveis — eles não serão usados para esquiar, mas farão parte do deslocamento na base. Óculos de sol (ou de esqui) são essenciais para evitar a cegueira da neve, uma doença relacionada ao rebatimento dos raios UV nessa superfície.

Alugue equipamentos

Para quem vai esquiar no gelo pela primeira vez, não faz sentido comprar os equipamentos do esporte. Eles são caros, volumosos e pesados. O excesso de bagagem (fora do padrão de tamanho, inclusive) também precisa ser levado em conta.

Assim, para quem não é um profissional e não mora próximo a um local onde é possível esquiar, o ideal é procurar uma loja de equipamentos para alugá-los — toda estação de esqui tem, pelo menos, uma. Peça ajuda aos funcionários da loja, pois eles saberão os modelos mais adequados para o seu peso, tamanho e nível de experiência.

F19_SKI_BJ_07733
Esqui Columbia

Faça aulas de esqui

Jogar-se em uma pista de esqui sem saber nada desse esporte é como pular no rio sem saber nadar. As pessoas à sua volta podem estar agindo com muita naturalidade, mas, provavelmente, elas já têm muitos anos de prática.

Para desfrutar plenamente do seu tempo esquiando, faça aulas para iniciantes e veja sua habilidade crescer rapidamente.

Viagens para estações no exterior são raras, porque exigem muito planejamento e investimento. É claro que a emoção da aventura vale muito a pena, mas, para aproveitar melhor esse momento, uma boa pedida é já ir com alguma experiência.

Snowland é um parque de neve de verdade aqui no Brasil, em Gramado. Nele, você pode criar familiaridade com o esporte e se divertir na neve em território nacional, praticando antes de uma viagem maior. Procure também fazer treinos de resistência antes de chegar ao local de prática. Por mais que seja montanha abaixo, esqui é um esporte que exige força das pernas e resistência aeróbica — e isso não combina com sedentarismo.

Treine bastante

Além de fazer aulas de esqui é necessário que você treine também. Durante as aulas você vai aprender o básico de como esquiar no gelo, mas só isso não é o suficiente. Antes de encarar as trilhas, você precisa dominar o equipamento e as técnicas. A dica é: logo após a sua aula, treine sozinho aquilo que você aprendeu. Isso vai acelerar sua aprendizagem. Além disso, treinando você consegue perceber os pontos que ficou com mais dificuldade e passá-los para seu instrutor.

Você pode se perguntar, por que isso é importante? Porque diz respeito à sua segurança e a de outras pessoas. Não tem nada mais inconveniente que uma lesão no meio da viagem, certo? Quando você decide se aventurar pelas trilhas sem conhecimento e sem habilidades, você se coloca em risco e aumenta as chances de se machucar e até mesmo machucar outras pessoas em um acidente.

Para evitar isso, confira quais são as práticas que você precisa dominar.

Saiba fazer curvas

Aprender a fazer curvas não é uma tarefa de outro mundo. O segredo para não cair é a velocidade do esqui. Quanto mais devagar, mais fácil será. Por isso, aprender a frear o esqui é muito importante.

No caso de um descuido em que você tenha que fazer uma curva com velocidade, uma dica é se inclinar para o mesmo lado da curva. Por exemplo: se a curva é para a direita, incline seu corpo para a direita.

Saiba usar o “freio”

Altas velocidades com insegurança e pouca prática é receita certa para um acidente. Como já mencionado, manter uma velocidade mais baixa é uma questão de segurança para os iniciantes. Na hora que você começa a deslizar pelo gelo e pega o embalo montanha abaixo, fica mais difícil manter a velocidade baixa. Para não passar por nenhum aperto, treine, treine e treine a técnica de como frear.

Uma das técnicas mais comuns e fáceis é a cunha. Para realizá-la, você precisa abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro. Só tome cuidado para não os cruzar, pois isso fará com que você caia.

Fique de olho no caminho

Pode parecer óbvio, mas ao aprender uma nova habilidade, a atenção costuma se voltar para a técnica do movimento. No caso do esqui no gelo, significa não prestar atenção no que acontece a sua volta. A neve pode esconder pedras e galhos, por isso você deve olhar sempre para a frente.

Ao esquiar você precisa ficar de olho não só no caminho para desviar de possíveis obstáculos, mas também ficar de olho nas pessoas ao seu redor. Você é responsável pela pessoa a sua frente — igual ao dirigir um carro. Se ela frear, você também deve frear ou desviar dela. Outra boa dica é estudar o mapa da pista. Assim, você já consegue ter uma ideia melhor do que vai encarar.

Você vai perceber que à medida que treinar vai se sentir mais seguro. Com o tempo vai evoluir e encarar as pistas maiores e mais avançadas. Não tenha pressa e não tente pular as etapas de aprendizado. Também não precisa ficar com vergonha, todo mundo em qualquer fase da vida pode aprender a esquiar!

Já se sente preparado para esquiar no gelo pela primeira vez? Agora é só procurar uma agência especializada em esportes de inverno e se preparar para sua aventura gelada! Não deixe de pesquisar sobre o local, pedir informações sobre as pistas e conhecer as sinalizações aplicadas — ir parar em uma pista avançada por distração, certamente, não é nada seguro!

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais? Assim seus amigos também vão aprender com essas dicas e, quem sabe, vocês até combinam uma viagem?