Esqui alpino: conheça as regras e as modalidades do esporte!

O esqui alpino é aquele tradicional esporte de inverno que todos nós conhecemos. Ele consiste na descida de uma região montanhosa com neve a partir do uso de esquis. Apesar de parecer simples, saiba que existem diferentes modalidades que transformam quase que por completo a experiência dessa prática esportiva.

É importante lembrar que, em todas elas, o esqui ainda deve ser respeitado e considerado como um esporte de aventura que requer o uso obrigatório de equipamentos de segurança. Além disso, não são todas as regiões montanhosas e com neve que permitem a prática do esporte e, por isso, é preciso respeitar os limites impostos pelas organizações que permitem tal atividade no local.

Dito isso, o esqui é um esporte extremamente divertido. Ele requer uma certa curva de aprendizado, mas com certeza existem maneiras mais fáceis de começar. Nós abordaremos mais sobre cada uma das modalidades e sobre de que forma você pode iniciar mais a frente. Ficou interessado? Continue a sua leitura até o final para saber mais!

Quais são as principais modalidades?

Como mencionamos, existem algumas modalidades diferentes do esqui alpino. Abaixo abordaremos as 4 mais “tradicionais”. Cada uma delas é bem famosa e exige uma habilidade particular do atleta. 

Slalom

O Slalom é, talvez, uma das modalidades mais técnicas do esqui. Aqui, o atleta deve percorrer a descida fazendo a troca de direção de maneira constante. Existem sinalizações no local para demonstrar com clareza quais são as trocas que o esquiador deve fazer para chegar até o final da descida. É exigido muito condicionamento físico e um domínio ímpar dos equipamentos para atingir ótimos resultados. 

Downhill

Downhill é a modalidade mais tradicional de todas. Inclusive, é essa que a maioria das pessoas pratica de maneira recreativa. Aqui, o objetivo é descer o percurso de maneira mais rápida possível. As velocidades são enormes e ultrapassam facilmente os 100 quilômetros por hora.

Vale mencionar que na descida podem ter curvas, saltos e uma série de obstáculos que exigem ainda mais do desportista. O domínio técnico e o condicionamento físico são duas características importantes para o sucesso nessa modalidade.

Paralelo

As competições dessa modalidade são bem divertidas de assistir e até mesmo de participar. Nessa alternativa, os atletas ficam lado a lado e disputam com seu adversário percorrendo uma pista idêntica. Normalmente, há a inclusão de períodos de slalom e alguns obstáculos para que os indivíduos mostrem as suas habilidades e consigam chegar em primeiro lugar.

Combinado

Combinado é quando uma competição de esqui junta mais de uma das modalidades. Por exemplo, é possível unir trechos de downhill com slalom. A ideia é demonstrar o esquiador mais hábil de todos. Para o público, essa é talvez uma das competições mais divertidas e animadoras de todas, principalmente por conta da variedade e dos desafios que são impostos ao longo do percurso.

Como começar a praticar esse esporte?

O esqui é um esporte que qualquer pessoa pode praticar. Para iniciar, é preciso encontrar uma boa pista. Com a ajuda do Google não é difícil encontrar vários destinos que são ideais para a prática do esporte. Inclusive, temos algumas estações excelentes aqui na América do Sul. O Chile e a Argentina podem ser considerados como os países principias para essa prática na nossa região.

Por ser um esporte na neve, é preciso estar com roupas apropriadas para neve, e isso inclui: o uso de jaquetas térmicas, calça para neve, botas apropriadas, luvas, gorros e uma série de outros itens que ajudam a proteger dessa baixa temperatura.

Estando com a vestimenta em dia, basta alugar o esqui propriamente dito e selecionar uma área destinada para aqueles que estão começando no esporte. Normalmente, esses percursos são fáceis e não apresentam grande dificuldade. 

Também é possível encontrar instrutores e aulas básicas para conseguir suas primeiras descidas sem grandes dificuldades. Como mencionamos no início, saiba que o esqui é um esporte que tem uma curva de aprendizado bem grande e, por conta disso, é natural sentir dificuldade e até mesmo um pouco de medo no início.

Entretanto, com um pouco de calma, dedicação e preparação, é possível começar a sentir o prazer da velocidade e até mesmo do deslizar na neve. A vista normalmente é outro atrativo que faz com que as pessoas se encantem pelo esporte, que é uma paixão mundial.

Quais os principais equipamentos de segurança?

Além das roupas essenciais para o enfrentamento do frio, saiba que os equipamentos de segurança são indispensáveis para o esqui alpino. Veja abaixo alguns dos principais que você deve utilizar durante sua prática esportiva.

Capacete

Tanto o esqui quanto outros esportes de inverno (como o snowboard, por exemplo) exigem o uso de capacete. Isso acontece porque a própria natureza do esporte, que pode ocasionar algum acidente que pode afetar a integridade do atleta.

Os modelos mais modernos são bem confortáveis, ajudam a proteger do frio e também contam com o recurso de GPS. Esse localizador é muito útil em casos de emergência e também pode servir como ferramenta para o monitoramento dos treinos.

Óculos de proteção

Como as descidas são em alta velocidade (ou pelo menos em velocidades moderadas), os óculos de proteção são fundamentais. No clima frio o vento gelado pode incomodar bastante a sua visibilidade, além disso, no caso de choques ou de qualquer outro agente no percurso, seus óculos e face estarão protegidos de cortes ou outros ferimentos que podem ser incapacitantes. O uso de óculos também é indispensável atualmente.

Botas específicas para o esporte

O esqui apresenta um par de botas próprio, com mecanismos de segurança e travamento para as pranchas. Por isso, entenda que suas botas para neve tradicionais somente são aplicadas para proteger você do frio até o momento do passeio. Fora isso, é preciso utilizar o equipamento completo da estação para conseguir praticar o esporte com segurança e total tranquilidade.

Com todas essas orientações, esperamos que você consiga dar os seus primeiros passo no esqui alpino, um esporte que existe há décadas e que é uma paixão de milhões de pessoas ao redor do planeta. Apesar de menos popular no nosso país, saiba que o esqui pode proporcionar ótimas experiências e um estilo de vida mais saudável, livre do sedentarismo.

Gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para ajuda a espalhar ainda mais a prática de esqui em nosso continente!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!