papete para trilha

Papete para trilha é uma boa opção? Entenda aqui!

A papete para trilha ainda é um assunto que gera certa discussão. Muitas pessoas duvidam da sua segurança e, por isso, ficam em dúvida sobre seu uso. Apesar dessa desconfiança inicial, muitos desbravadores utilizam essas sandálias em suas caminhadas diárias e, sempre argumentam que seu uso depende principalmente do tipo de caminhada e ambiente em que ela será utilizada.

A princípio, é importante que você saiba que não existe “certo ou errado”. O conforto é um tema com certa individualidade e, além disso, nem todas as pessoas possuem o mesmo objetivo ou desejo com os esportes outdoor.

Nossa opinião é que você pode sim, utilizar uma papete para se divertir na natureza e aproveitar todo seu passeio de forma segura. Essa escolha, para ser propriamente segura, no entanto, depende quase que exclusivamente da sua viagem e do tipo de esporte que você praticará.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto, criamos esta postagem com as melhores informações a respeito. Quer saber mais? Continue sua leitura até o final!

O que é uma papete?

Papete é basicamente uma sandália, uma espécie de chinelo com “amarras” (ou cintas” mais robustas) que ajudam na fixação e no conforto ao longo da caminhada. Pela sua simplicidade, muitas pessoas duvidam sobre sua eficácia e segurança em terrenos mais acidentados e imersos na natureza.

A princípio, é preciso dizer que existem modelos destinados para a prática de esportes e, por conta disso, parte das preocupações podem ser automaticamente excluídas da equação. Muitos desses modelos esportivos destacam-se com o tipo de material e até mesmo com a sola, que é projetada para dar mais aderência e segurança nas áreas em que há menos grip.

Apesar de menos comum e difundida, a papete pode sim ser uma escolha indicada, a depender do tipo de viagem e objetivo do desbravador. Falaremos exatamente sobre isso no tópico em seguida.

Quando a papete é indicada?

A papete é indicada para passeios curtos, que não sejam desafiadores e que sejam, em grande parte, compostos de trajetos planos. Quando há um misto de asfalto com estrada de terra ou trilha em mata aberta, por exemplo, a papete também é outra opção muito vantajosa.

Se seu passeio na natureza for somente alguns minutos ou no máximo algumas horas, é possível passear despreocupadamente. Desde que se tenha em mente que o clima está sem previsão para chuvas e que o trajeto é seguro o suficiente para caminhar sem nenhum tipo de preocupação.

Uma boa escolha para esses calçados é a visitação de pontos turísticos que misturam paisagens urbanas com naturais. Locais próximos a praia e até mesmo pequenas trilhas podem ser boas escolhas para quem busca um misto eficiente de conforto, leveza, respirabilidade e até mesmo estilo.

Inclusive, muitas pessoas optam pela papete simplesmente pela moda. Seu uso voltou a se tornar popular e a procura está entrando em alta justamente por isso. Apesar de essa não ser uma das melhores escolhas para quem busca performance e segurança na natureza, é válido ressaltar que muitas pessoas preferem um produto esteticamente agradável do que outra opção mais robusta e que cause desconforto para trajetos curtos e mais casuais.

Quando ela é desaconselhável?

Apesar de todos os pontos positivos que mencionamos acima, a papete é completamente desaconselhável para a prática do trekking, que pode durar mais de um dia. Qualquer trajeto que tome longas horas e que seja em terreno muito irregular faz com que seu uso seja descartado.

Isso acontece pela falta de proteção. No caso de quedas, escorregões ou até em locais em que há mata fechada, o uso se torna praticamente impraticável. Arranhões e choques podem acontecer ao longo do percurso e, por essa razão, não se recomenda que este tipo de viagem seja feita com essas sandálias.

Previsão de chuva também é outro fator que desaconselha o uso. A água nos pés, locais encharcados e outras circunstâncias eventuais dos climas mais intensos pode provocar grandes problemas ao longo ou ao término da viagem.

Falando em clima, é fundamental entender que a papete foi projetada para ambientes quentes e ensolarados. Sua baixa proteção é para servir somente como um conforto minimalista para os pés e, não pode ser confundido, de forma alguma, como uma alternativa ideal para enfrentamento de situações de climas amenos ou mais frios.

O frio nos pés pode causar intenso desconforto e, além disso, é desaconselhável que as pessoas busquem por esse tipo de calçado para andar na natureza em temperaturas muito baixas.

Como escolher o modelo ideal?

O modelo de papete ideal para trilha deve levar em conta algumas particularidades:

  • amarras de alta qualidade e que não soltem;
  • fácil colocação;
  • solado mais firme e com boa capacidade de aderência;

Todas essas particularidades fazem com que o calçado seja apropriado para o uso. Aqui na Columbia, todos os modelos seguem à risca cada uma dessas particularidades e, além disso, são projetados em material de alta aderência (solado com tecnologia Omni-Grip™) para garantir todo o conforto e segurança na sua aventura.

Se você busca as melhores alternativas do mercado esportivo, conte com nossos modelos e veja mais sobre eles na nossa loja virtual. A papete para trilha pode ser uma boa opção desde que siga todas essas orientações de uso que mencionamos até aqui. Na dúvida, conte conosco para ajudá-lo na escolha apropriada para sua aventura.

Não sabe qual papete escolher? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!