Tênis para caminhada

Tênis para caminhada ou trekking: veja 4 dicas para a prática!

O tênis para caminhada ou trekking é um acessório indispensável para aqueles que desejam ter uma vida mais saudável e em pleno contato com a natureza. De antemão, é possível dizer que a caminhada é um dos melhores exercícios para fortalecer o coração, eliminar o estresse, aumentar a capacidade cardiovascular e tonificar todos os principais grupamentos musculares.

Esses benefícios são intensificados quando praticamos o trekking, uma vez que os locais são de difícil acesso e em terreno irregular, apresentando inúmeras passagens íngremes e desafiadoras para nosso corpo e mente.

Para você aproveitar absolutamente tudo sobre essas duas atividades, criamos esta postagem com dicas práticas. Falaremos sobre alguns cuidados na escolha dos seus equipamentos (especialmente calçado) e como você pode se preparar devidamente para enfrentar percursos cada vez mais desafiadores. Gostou da ideia? Continue sua leitura!

1. Antes de tudo, comece devagar

O erro da maior parte dos aventureiros é tentar buscar os caminhos mais desafiadores logo de início. Muitos trajetos apresentam subida constante por mais de uma hora e, além disso, as variações climáticas são outro problema que você deve levar em consideração.

Os dias quentes sempre demandam muita hidratação e habituação ao calor, enquanto os dias mais frios exigem mais proteção e também necessitam que o praticante tenha um mínimo de experiência para conseguir dar suas passadas.

Por isso, aposte nas trilhas para iniciantes — especialmente se você está saindo do sedentarismo ou não tem nenhuma experiência — e vá aumentando o ritmo gradualmente. Quando o fôlego não for mais problema, os músculos não doerem mais e o clima não incomodar, essa é a hora de partir para os trajetos mais desafiadores.

2. Sempre vá com um calçado apropriado para trilhas e trekking

Talvez você não saiba, mas praticamente todo esporte apresenta um calçado específico. No futebol temos as chuteiras, no boxe, as sapatilhas, na corrida, os tênis apropriados para trail running e na trilha não é nada diferente.

Engana-se quem pensa que os calçados para corrida de rua podem ser utilizados sem nenhum problema em trilhas ou no trekking. Esses modelos foram projetados para asfalto e, por mais que pareçam confortáveis, nesses ambientes eles são perigosos e imprevisíveis.

Na natureza, passamos por terrenos irregulares, muitas vezes escorregadios. Não existem avisos ou sinalização e, por isso, é muito fácil dar uma pisada em falso ou se iludir com um local que não é tão forte.

O calçado para trilha — seja ele o tênis ou a bota —, apresenta uma sola diferenciada, capaz de garantir maior aderência para cada uma dessas circunstâncias. Note que esse solado diferenciado é o que evita quedas e, certamente, esses são dois benefícios imprescindíveis para quem enfrentará a natureza.

Outro fator que deve ser do seu conhecimento é que os calçados também apresentam funcionalidades diferentes para ambientes distintos. No caso dos tênis, por exemplo, muitos são respiráveis, o que impede o acúmulo de suor ou até mesmo o acúmulo de água que pode aparecer ao longo do percurso. No caso das botas, os modelos com impermeabilidade garante uma proteção semelhante. Por isso, escolha com cuidado.

Aqui na Columbia, temos uma seleção de vários modelos que foram completamente projetados para essas atividades ao ar livre. Nossos calçados são avaliados como os melhores do mercado e garantem toda a segurança de que você precisa para enfrentar sua aventura. Dê uma olhada na nossa loja para saber mais.

3. Além do calçado, não esqueça das roupas apropriadas

Praticamente todos que iniciam na trilha começam com roupas desaconselháveis. Inclusive, esse é o fator para tantas pessoas não se manterem no esporte, uma vez que elas dificilmente se sentem preparadas para continuar desbravando caminhos mais desafiadores.

Na falta do calçado ideal, é comum sentir dores nos pés e articulações e, não raro, surgem bolhas nos pés ou até mesmo acontecem quedas ao longo do caminho. Na falta da roupa esportiva, o praticante sente ainda mais as ações climáticas que, consequentemente, prejudicam seu rendimento ao longo do percurso.

Por isso, fuja desses erros e use as roupas devidamente projetadas para esse tipo de atividade ao ar livre. Elas devem ser leves, respiráveis e também devem ter a propriedade de secagem rápida para aqueles que enfrentarão o calor. A proteção UV também é indispensável e deve sempre ser mencionada.

Para quem ficará no frio, as roupas são semelhantes: devem ser leves, garantir certa proteção contra o ambiente e principalmente devem ser impermeáveis, para garantir que seu corpo permaneça na temperatura ideal ao longo do trajeto.

No trekking, especialmente, cada um desses detalhes faz total a diferença. Ainda mais quando caminhamos dezenas de quilômetros em terreno montanhoso.

4. Sempre vá com um guia ao seu lado

As trilhas e o trekking exigem, quase que por obrigatoriedade, um guia. Dificilmente as pessoas que nunca visitaram o local conhecem todo o percurso e se perder na natureza é muito mais habitual do que as pessoas imaginam, especialmente quando existem várias opções de caminhos.

Para fugir desse problema, basta contratar um guia devidamente especializado. Note que ele deve ter a experiência que você procura. Nenhum guia está qualificado para todas as trilhas do seu estado e, portanto, procure somente aqueles que conhecem de verdade aquele local que você deseja visitar.

Essa preocupação se torna ainda maior quando você faz o trekking em áreas mais remotas. A depender da viagem e do seu empenho, essa preocupação com o profissional deve aumentar ainda mais.

A única exceção fica para aqueles locais onde as trilhas são devidamente demarcadas, apresentam pequena extensão e uma quantidade significativa de pessoas trafegando pelo local. Ainda assim, tome cuidado com grandes parques ecológicos porque, mesmo neles, é possível se perder e passar por alguns perrengues na natureza.

Com todas essas dicas, temos certeza de que você conseguirá desfrutar ao máximo da experiência. Não se esqueça do seu tênis para caminhada ou trekking e de sempre levar em consideração cada um dos pontos que mencionamos até aqui.

Gostou do post? Visite nossa loja virtual e conheça tudo sobre nossos tênis e botas para trekking — dê o primeiro passo na sua aventura!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!