pesca esportiva no brasil

Pesca esportiva no Brasil: 4 melhores lugares para praticar

A pesca esportiva é o tipo praticado exclusivamente por lazer, sem que o pescador dependa dela para sua sobrevivência. O esporte é realizado tanto em águas naturais quanto em espaços produzidos especialmente para esse fim. Os pescadores chegam a viajar para buscar lugares ideais e praticar seu esporte.

Apesar de a atividade ainda estar em início de desenvolvimento no Brasil, já movimenta cerca de 1 bilhão de reais ao ano — de acordo com dados gerados pelo Sebrae. O fato colabora muito com nossa economia, embora o turismo ainda seja pouco explorado por aqui, mesmo sendo um dos setores econômicos que mais cresce no mundo.

Elaboramos este post justamente para mostrar as possibilidades para serem exploradas com a pesca esportiva no Brasil, além de breves dicas para os amantes desse esporte. Aproveite a leitura!

Principais destinos no Brasil

Há grande potencial para o desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil, graças à riqueza dos nossos recursos naturais. Conheça as nossas sugestões de destinos perfeitos para essa prática!

1. Pantanal

Começamos pelo Pantanal, por ser um dos lugares mais procurados pelos praticantes da pesca esportiva. Riquíssimo em fauna e flora, lá tem uma variedade enorme de espécies de peixes com valor esportivo, além de rios, como o Araguaia e o São Francisco.

Lamentavelmente, em razão dos últimos acontecimentos graves e desoladores de queimadas, todo esse bem está sendo posto em risco de extinção.

2. Amazônia

Uma diversidade de peixes é encontrada em uma das maiores biodiversidades do mundo. A Amazônia recebe muitos pescadores esportistas do redor do mundo em busca, principalmente, do Tucunaré, que se caracteriza pelo seu tamanho. Os rios mais procurados pelos adeptos são Madeira, Negro, Tapajós, Trombetas e Xingu.

 3. Bahia

Com sua extensão litorânea de mais de 1800 km e um visual incrível, a Bahia é outro destino perfeito para a pesca. Já atraindo muitos turistas de todo o mundo durante o ano, alguns pacotes de viagem já incluem a pesca esportiva em períodos propícios. Os peixes mais comuns de serem encontrados lá são Caranha, Pescada e Robalo.

 4. Rio Negro

O Rio Negro fica no estado do Amazonas e é outro famoso em meio a esse esporte. Contudo, os praticantes que visitam esse local precisam ser mais experientes, pois os peixes são de porte grande, como o Tucunaré, que pode chegar a até 1 metro, exigindo muito força para serem capturados.

Dicas para os pescadores

Conhecidos alguns dos lugares ideais para pesca esportiva no Brasil, não basta colocar todo o equipamento “embaixo do braço” e rumar até o destino de sua preferência. O pescador não pode deixar de planejar muito bem uma viagem dessas.

É preciso levar em consideração a data, por exemplo, pois há épocas do ano em que a atividade fica proibida pela legislação ambiental do local. A dica é consultar os órgãos de proteção ao meio ambiente da região antes de qualquer coisa. Desse modo, problemas com a fiscalização não colocarão em risco a sua experiência.

Outra sugestão é montar um pequeno roteiro, contemplando, principalmente, a hospedagem, as passagens, a necessidade de aluguel de barco ou carro, além das condições climáticas para o período desejado.

Como você pôde ver neste breve texto, a pesca esportiva no Brasil é capaz de proporcionar muitas sensações de bem-estar, seja devido ao gosto pela prática, seja pelo contato com a exuberante natureza ou pela tranquilidade promovida por esse tipo de atividade.

A Columbia pode contribuir para que sua experiência seja ainda melhor, por meio de nossos produtos, como luva de dedo curto, camisas de proteção solar, chapéus com aba de proteção etc., além de roupas, acessórios e calçados pensados especialmente para o segmento da pesca esportiva, que é a linha PFG (Performance Fishing Gear).

Gostou de conhecer mais sobre esse novo esporte no nosso país? Confira mais 6 dicas para praticar!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!