Rafting em Brotas: conheça as principais características da região

Que Brotas é a capital nacional do rafting, quase todo mundo já sabe. Agora, além da modalidade, a cidade situada no interior de São Paulo oferece muitas outras atrações sintonizadas com os esportes de aventura.

Para quem está interessado em fazer rafting em Brotas sempre com disposição para algo a mais, elaboramos este post com dicas imperdíveis sobre as características da região. Portanto, embarque nessa com a gente!

Aprenda como chegar a Brotas

Localizada no centro do estado de São Paulo, Brotas fica a 269 km da capital, 641 km do Rio de Janeiro e 715 km de Belo Horizonte. O aeroporto mais perto fica em Campinas, de onde é possível seguir de carro ou ônibus.

Para quem for viajar de carro, as estradas mais propícias são a Anhanguera e Bandeirantes até Limeira. De lá, é preciso pegar a Washington Luís e depois a SP 225, que dará acesso ao Centro de Brotas.

Descubra os atrativos de Brotas

O rafting em Brotas é o mais famoso do Brasil por conta das características naturais favoráveis aos esportes ao ar livre. Na cidade, o Rio Jacaré Pepira é um dos poucos não poluídos do estado de São Paulo e ainda conta com corredeiras extremamente favoráveis à prática da modalidade.

Além disso, o município preserva os recursos naturais. A cidade tem muita mata nativa, principalmente cerrado e Mata Atlântica, com uma biodiversidade de animais e vegetais bem ampla e atrativa para os olhos dos turistas e pesquisadores.

No entanto, o grande patrimônio é explicado pelo relevo na formação das chamadas “Cuestas Basálticas”. Trata-se de um grande manancial hídrico que transformou a cidade em um polo do ecoturismo e dos esportes de aventura.

As atividades rurais também se alinham ao turismo, proporcionando experiências incríveis de puro contato com a natureza, valorizando as raízes e cultura da comunidade local.

Em suas serras, existem várias nascentes, cachoeiras e corredeiras que ainda abrem espaço para a prática de outros esportes, como montanhismo, boia-cross, canionismo, tirolesa, MTB, queda livre, arvorismo, rapel, trekking e por aí vai. Ou seja, atrações não vão faltar para a sua aventura.

Veja dicas de passeios

Muito além do rafting em Brotas, você poderá desfrutar de inúmeras atividades proporcionadas pelas agências especializadas da cidade, assim como pelos parques.

Podemos citar uma visita à nascente Areia que Canta. No local, você vai entrar em um poço com águas cristalinas que, ao longo dos séculos, movimentou grãos de areia de quartzo. Ao ser manuseada, é possível ouvir um som de ruído bem parecido com uma cuíca. A criançada pira.

Além disso, existem várias cachoeiras, inclusive a do Saltão, com 75 metros de altura. Trata-se de uma das mais altas do estado. Para quem gosta de sentir a energia da queda, a dica é a cachoeira do Astor. Apesar dos 25 metros de altura, ela forma um grande poço onde é possível nadar e ainda se refrescar em uma verdadeira hidromassagem natural sentado em suas pedras.

Assim, saiba que o rafting em Brotas não é a única experiência a ser valorizada em seu passeio. Existem, também, as belezas gastronômicas, principalmente dos pratos típicos da culinária rural, e sensações que somente a natureza exuberante da cidade poderá proporcionar!

Ficou interessado em Brotas? Então inclua mais 8 destinos imperdíveis no seu próximo roteiro de aventuras Brasil afora!