cuidados com a saúde no inverno

Saiba quais são os principais cuidados com a saúde no inverno

Os cuidados com a saúde no inverno são fundamentais para evitar o resfriado sazonal e outros problemas de saúde desagradáveis, como ressecamento das mucosas e alergias respiratórias.

Além dessas condições mais comuns, é sempre importante mencionar que o frio intenso pode provocar uma queda na imunidade, especialmente se o indivíduo não conseguir se manter hidratado e aquecido.

Para que você não acabe adoecendo nesse período do ano, criamos este post, com algumas dicas essenciais. Juntas, elas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e seu bem-estar durante o tempo mais frio. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Continue a leitura até o final!

Beba mais água

Como a transpiração no inverno não é habitual, muitas pessoas acabam bebendo menos água, o que é um problema maior do que parece. O ar mais frio e seco que respiramos nessa época do ano causa ressecamento das vias respiratórias, o que ajuda a dificultar a produção e transporte de muco da região.

Essa substância, produzida naturalmente pelo nosso corpo, tem efeito protetor e ajuda a afastar doenças e problemas respiratórios. Por conta disso, aumentar a ingestão de água é uma medida essencial que ajuda a evitar o adoecimento.

Tenha uma alimentação apropriada

A alimentação também costuma ser outro fator determinante no frio. Em temperaturas mais baixas, nosso corpo acaba tendo um gasto calórico maior para conseguir manter a nossa temperatura corporal ideal (que gira em torno de 36 ºC). Em função disso, não é incomum sentir o apetite aumentar nessa época do ano.

O “risco” reside simplesmente na escolha de alimentos. Muitas pessoas acabam por aproveitar demasiadamente o fast food e não fazem a inclusão de alternativas saudáveis, ricas em vitaminas e minerais.

Esses nutrientes são muito importantes para a manutenção da imunidade e das funções mais básicas do nosso organismo. Portanto, não deixe de incluir legumes, verduras e demais alimentos para manter a saúde em dia, mesmo no frio.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são fundamentais para a saúde, e isso vale para qualquer época do ano. Algumas horas semanais de atividade física podem reduzir drasticamente o risco de dezenas de doenças crônicas que podem afetar gravemente seu bem-estar e qualidade de vida.

No frio, esses benefícios são igualmente importantes, especialmente para aqueles que apresentam histórico cardíaco. Em temperaturas mais baixas, nosso corpo faz a vasoconstrição periférica de alguns capilares.

O objetivo é levar o sangue das extremidades para nossos órgãos. Inclusive, essa é uma das razões pela qual nossas mãos e pés ficam gelados quando esfria.

Apesar de ser um processo fisiológico completamente seguro e natural do nosso organismo, é importante dizer que essa condição ambiental pode favorecer o infarto em cardiopatas e hipertensos.

A prática de atividade física regular ajuda a reduzir esses riscos e também promove um aumento da imunidade, mesmo no frio. Portanto, não deixe de se exercitar (moderadamente) e não se esqueça de praticar seu esporte com total segurança.

Esporte no Inverno

Mas vá devidamente agasalhado e saiba que mesmo no inverno, a natureza é repleta de destinos e boas alternativas de aventuras para você e sua família.

Esperamos que essa postagem ajude você a manter os principais cuidados com a saúde no inverno. Colocando em prática cada um desses pontos, é certo que você não passará por nenhum problema nos dias mais gelados do ano.

Gostou da postagem? Comente abaixo sua opinião!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!