Serra da Graciosa: conheça essa região, suas histórias e atrativos!

Muitas vezes se diz que a melhor parte de uma viagem é o caminho e não o destino. No caso da estrada que leva até a Serra da Graciosa, a famosa Estrada da Graciosa, esse comentário é uma grande verdade, já que o caminho é cheio de atrativos e belezas.

A estrada é conhecida por ter sido a primeira e única estrada pavimentada do Estado do Paraná até a metade do século XX e também por ter sido, durante muitos anos, a única ligação da área planáltica do Estado com o litoral, onde estava um dos mais importantes portos do Brasil à época, o porto de Antonina.

Contamos agora um pouco mais sobre a história da Serra da Graciosa e de sua estrada e também falamos dos principais atrativos que a região oferece. Confira e boa viagem!

Conheça a história da Estrada e da Serra da Graciosa

A Estrada da Graciosa começou a ser construída no ano da emancipação da Província do Paraná, em 1854, e foi inaugurada em 1873. Durante muito tempo, ela foi uma das estradas mais importantes de todo o país, sendo também a primeira estrada a permitir o transporte por carroças no Paraná.

Apesar de ter sido construída apenas em 1854, o caminho já era utilizado muito antes pelos indígenas que viviam na região, servindo como acesso ao litoral em algumas épocas do ano e também por aqueles que buscavam o pinhão das araucárias do planalto, onde posteriormente seria fundada a cidade de Curitiba.

Descubra os principais atrativos da região

Existem diversas belezas a conferir na região da Serra da Graciosa, sendo que a região também é conhecida por suas trilhas e pelas opções gastronômicas oferecidas por lá. Confira alguns detalhes a seguir!

Fazer um passeio de trem na Serra da Graciosa

O passeio de trem, saindo de Curitiba e descendo até o litoral, é uma das oportunidades mais atraentes de vivenciar momentos de beleza e tranquilidade, já que o trem atravessa a mata atlântica, praticamente intocada, garantindo paisagens de tirar o fôlego.

Conhecer a flora nativa da região

A Serra da Graciosa também é famosa por sua flora nativa, sendo possível conhecer uma grande variedade de plantas, árvores e flores ainda preservadas e que garantem um contato mais íntimo com a natureza.

Apreciar as opções gastronômicas

Na Serra da Graciosa é possível experimentar pratos típicos da culinária paranaense e especificamente da região, como é o caso do barreado, prato típico servido por lá.

Conferir as trilhas na mata

Também existem muitas trilhas na mata da Serra da Graciosa esperando por aqueles que desejam experimentar de forma mais intensa o contato com a natureza do local.

Como você pode perceber, existem diversas opções e atrativos na Serra da Graciosa, que vão desde passeios mais tranquilos a opções para aqueles que desejam mais aventura e adrenalina. Além disso, a rica história do local, fortemente ligada à história do Estado do Paraná, também é motivo para colocar esse destino na sua lista para as próximas viagens!

Em Curitiba, é possível encontrar os equipamentos adequados para explorar as diversas trilhas da Serra da Graciosa na Loja Columbia, localizada no Park Shopping Barigui. Lá, você encontra botas, equipamentos, roupas especializadas para prática de esportes, dentre outros equipamentos.

O que você achou de conhecer mais a respeito da história e dos principais atrativos da Serra da Graciosa? Se você gostou e quer receber mais dicas e novidades de destinos, assine a nossa newsletter!

Botas e tenis para Trekking
Botas e tenis para Trekking