trilhas em minas gerais

5 opções de trilhas em Minas Gerais para conhecer

As trilhas em Minas Gerais têm despertado a atenção dos aventureiros de todo o país devido à grande variedade e cenários incríveis. Por ser um estado repleto de montanhas, picos e uma natureza exuberante, reúne todos os ingredientes para uma aventura inesquecível.

Nesse sentido, quem vai a Minas Gerais encontra trilhas em diversos cenários e níveis de dificuldade, com direito a uma grande quantidade de cachoeiras – além de aproveitar cidades acolhedoras, históricas e uma riqueza cultural e ambiental preservada.

Se você está em busca de trilhas desafiadoras e curtir lugares únicos, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja 5 opções de trilhas em Minas Gerais para organizar sua viagem, dicas para evitar transtornos e o que precisa levar para garantir uma experiência memorável!

Dicas para a segurança de todo trilheiro

O trekking é uma oportunidade maravilhosa para passar um tempo imerso na natureza, se aventurar e recarregar as energias. Consiste em uma atividade capaz de proporcionar benefícios essenciais para o corpo e a mente, além de melhorar o condicionamento físico.

No entanto, para garantir a segurança e evitar sérias complicações, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, as trilhas são em lugares remotos e muitas vezes distantes das cidades, o que dificulta o acesso à ajuda caso algum problema aconteça.

Sendo assim, tenha atenção aos seguintes fatores:

  • pesquise sobre o local com antecedência;
  • compartilhe seu itinerário com alguém;
  • se prepare para enfrentar o clima;
  • faça um checklist de equipamentos;
  • cuide da alimentação e hidratação;
  • utilize um GPS;
  • se proteja do sol.

Ao tomar todos os cuidados, você terá uma aventura segura e agradável, evitando transtornos e lesões sérias. Assim você consegue conhecer lugares incríveis, melhorar a sua performance no esporte de forma consistente e aproveitar todos os benefícios que a natureza oferece.

5 opções de trilhas em Minas Gerais

Minas Gerais é um reduto para os aventureiros e oferece trilhas de diversos tipos. Desde os picos com uma vista impressionante, até os caminhos para as cachoeiras, parques estaduais e muitas outras, em níveis de dificuldade que variam do leve aos difíceis.

Nesse contexto, entender quais as principais alternativas são essenciais para conhecer melhor o estado e ter boas referências para explorar novas trilhas, abrindo um novo mundo de possibilidades para curtir e viver momentos inesquecíveis e em lugares paradisíacos.

Veja a seguir, algumas trilhas em Minas Gerais que não podem faltar no seu roteiro!

1. Trilha Pico da Bandeira

Terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira é um dos destinos mais famosos, localizado entre Minas Gerais e Espírito Santo. O percurso é desafiador, com desníveis acentuados e temperaturas baixas. Por estar em um parque é preciso agendar a visita com antecedência.

Os melhores períodos para ir ao Pico Da Bandeira são entre os meses de abril e outubro, época em que não há incidência de chuvas. Uma dica valiosa, é adquirir roupas e acessórios para enfrentar temperaturas negativas, que acontecem no local no inverno.

2. Travessia Lapinha a Tabuleiro

A travessia entre a cidade de Lapinha e o distrito de Tabuleiro é uma opção incrível, com aproximadamente 30 km e nível de dificuldade moderado. O percurso pode ser realizado em 2 ou 3 dias, com um visual fascinante e você deve se preparar para organizar a logística.

A trilha passa por serras, picos e pontos de água cristalina, além da possibilidade de conhecer a parte alta e baixa da imponente cachoeira de Tabuleiro, com seus 273 metros de altura e considerada a maior do estado de Minas Gerais.

3. Pico do Itaguaré

O Pico do Itaguaré é um local emocionante e com uma trilha intensa, com uma longa subida até a base do pico. Para ter maior segurança, é importante levar um GPS ou guia, além de muita água e cuidado especial no cume, já que a altura e os riscos são elevados.

4. Trilhas do Parque Nacional Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um local diversificado, com grande quantidade de trilhas, cânions e cachoeiras que agradam a todos os gostos. Os atrativos do parque são muitos, por isso, é importante avaliar os que têm interesse e se preparar para eles de forma específica.

Até mesmo, por ser um lugar que você terá que conhecer aos poucos, devido a grande quantidade de opções. A boa notícia, é que o parque está localizado a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte o que torna tudo mais prático para se deslocar.

5. Trilha do Parque Estadual do Ibitipoca

Se está procurando um lugar tranquilo, com uma natureza exuberante e trilhas tranquilas, Ibitipoca é o destino ideal. A trilha no Parque Estadual é um circuito, com acesso às grutas, picos, cachoeiras e a janela do céu, cartão postal da cidade.

Para entrar no parque, você precisa agendar a visita e pagar uma taxa, com possibilidade de acampar no local ou em pousadas na cidade. Para completar o passeio, é possível curtir a noite no vilarejo de Conceição do Ibitipoca, que reserva ótimas surpresas.

Roupas e acessórios ideias para as trilhas em Minas Gerais

As trilhas são esportes de alta performance que exigem equipamentos, acessórios e roupas específicas. Afinal, é preciso estar preparado para enfrentar condições adversas, como o frio e calor intenso, ventos, chuvas e outros fatores comuns no meio natural.

Em vista disso, ter os seguintes itens no seu checklist é indispensável:

Tradicional no segmento de aventura, a Columbia é uma marca confiável e que produz roupas, acessórios e equipamentos de qualidade, específicos para todo tipo de clima. Sendo assim, é a melhor alternativa para ter resistência, segurança e a tranquilidade de contar com produtos próprios para o esporte.

Para ter apoio e adquirir o que precisa para as trilhas em Minas Gerais, a Columbia tem uma loja completa no Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte. Lá, você encontra todos os acessórios e roupas de alta qualidade para ir para suas aventuras sem preocupações, entre em contato via WhatsApp.

Como pôde notar neste artigo, as trilhas em Minas Gerais reservam grandes emoções em lugares de natureza exuberante e paisagens encantadoras. Portanto, adquira todos os equipamentos e roupas necessárias para pegar estrada e fazer o que mais gosta com segurança.

Gostou do post? Agora que você já sabe onde curtir trilhas em Minas Gerais, o que acha de ler outro conteúdo e ter ainda mais opções para se aventurar? Não perca tempo e veja agora mesmo 7 destinos para curtir a natureza nesse verão!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!