Os tipos de calçados para turismo de aventura se diferem em grande parte daqueles utilizados no cotidiano. Resumidamente, esses equipamentos apresentam maior aderência e proteção para as mais variadas circunstâncias que podemos encontrar, seja na mata ou em outro local mais árido.
Além dessas duas características predominantes, existem muitas outras que devem fazer parte de um bom calçado, como impermeabilidade, leveza, amortecimento, proteção contra torções, entre outras funcionalidades que alteram por completo a experiência do aventureiro.
Abaixo, falamos mais sobre todas essas características, informando qual atividade é mais indicada para cada tipo de calçado. Ficou interessado? Então siga com a leitura!
Os principais tipos de calçados
Bota de hiking
A bota de hiking é, talvez, o tipo de calçado para turismo de aventura mais importante. Esses modelos são totalmente indicados para quem faz trilhas de longa duração. O calçado é mais rígido, conta com um solado de borracha sintética mais densa, perfeito para terrenos onde há pouca aderência.
O desenho da sola também pode fornecer maior resistência em locais molhados e com menor “grip”. Além dessas características, esse tipo de bota é impermeável e costuma garantir mais proteção para o tornozelo, evitando torções e demais lesões que podem ocorrer na natureza.
Vale ressaltar que seu cano não necessariamente precisa ser alto e, precisa ser resistente para as adversidades do meio ambiente.
Bota de cano alto
A bota de cano alto é semelhante a uma bota de hiking. Inclusive, essa pode ser uma particularidade daquele tipo. No entanto, existem modelos que não são impermeáveis e sim mais transpiráveis para situações em que o ambiente apresenta maiores temperaturas.
Vale mencionar que as botas de cano alto podem ser utilizadas para hiking, mas não são destinadas completamente para essa atividade. Trilhas com menores distâncias podem ser feitas com esse tipo de calçado que garante estabilidade e aderência em demais superfícies, como rochas, mas o ideal é optar por esse modelo no trekking, em distâncias maiores e em locais onde a proteção precisa ser mais reforçada (seja por conta do terreno ou vida selvagem).
Aqueles que buscam essas botas normalmente estão à procura de segurança, conforto ou até mesmo um visual específico, já que sua estética é característica e agrada muita gente.
Bota de cano curto
As botas de cano curto são mais leves e flexíveis. Proporcionam menos desconforto em longas jornadas a pé e são uma ótima escolha para quem prefere mobilidade em vez de grande proteção.
Logicamente, tudo depende do tipo de passeio e atividade escolhida. Normalmente, essas botas são destinadas para trilhas de duração curta a moderada, com terreno acidentado, porém em locais mais abertos e sem grande presença de vida animal.
Outra particularidade é que esses calçados também tendem a ser mais respiráveis e voltados para os atletas que buscam mais agilidade e segurança para percorrer os mais variados tipos de caminhos escolhidos.
Assim como as outras botas, a aderência é um ponto-chave. Entenda a bota de cano curto como um misto entre um tênis mais robusto e uma bota de cano alto (ou de hiking).
Bota de couro
As botas de couro são facilmente identificáveis pelo seu visual e pelo material empregado. A diferença é que ela costuma ser comercializada tanto em cano curto quanto em como longo, fazendo com que seu estilo e utilização seja bem versátil.
Esses modelos costumam ser impermeáveis. Eles também se destacam pela robustez e pela durabilidade que tende a ser acima da média. A diferença é que elas podem pesar um pouco mais do que as botas de tecido sintético. Além disso, elas costumam apresentar menor respirabilidade para os pés, o que faz com que esse tipo de bota seja ideal para ambientes mais frios.
Uma particularidade das botas de couro é que, em geral, elas podem exigir maiores cuidados. O couro deve ser hidratado regularmente para evitar rachaduras e diminuição na vida útil do produto, que também pode variar a depender do tipo de couro que é empregado.
Em suma, a maior parte das pessoas que buscam por esse produto estão em busca de um misto entre estilo e funcionalidade. Na Columbia, nós produzimos modelos em couro e podemos destacar o modelo Newton Ridge, que apresenta ótima solado e entre outras funcionalidades essenciais para quem pratica esporte de aventura.
Tênis para trilha
O tênis para trilha é um calçado leve, flexível, respirável e completamente projetado para terrenos com pouca aderência. Permite maior mobilidade e agilidade para os praticantes do esporte, mas, ao mesmo tempo, protegem menos do que as botas mencionadas.
A ideia é fazer com que o esportista permaneça seguro, com os pés secos e com estabilidade suficiente para conseguir completar seu caminho sem grandes dificuldades ou sustos. Vale ressaltar que existem modelos destinados para caminhada e outros completamente voltados para corrida na montanha (trail running).
No caso das corridas, há uma atenção ainda maior na flexibilidade e no amortecimento desse calçado, que dentre todos tende a ser o mais confortável por conta do peso, da tecnologia embarcada e da proposta de performance.
Apesar de os outros modelos também serem confortáveis, somente nos calçados mais leves e com emborrachado menos rígido é possível incluir um amortecimento mais sofisticado e com capacidade de reduzir o impacto nas articulações.
Como escolher a opção ideal
Todas as opções são vantajosas para um tipo de pessoa e de esporte. É importante ficar atento a todas essas particularidades e, em seguida, fazer uma seleção dos modelos que podem ser os melhores para sua aventura.
Note que muitos desses modelos também podem ser utilizados como calçado para o cotidiano, mesmo não sendo sua proposta principal. Os tênis, por exemplo, além de leves, versáteis e confortáveis, costumam ser o calçado padrão para qualquer tipo de eventualidade.
Tenha em mente que a experimentação também é importante e, acima de tudo, é preciso que o usuário se sinta confortável e apto a utilizar o equipamento para a finalidade que achar mais apropriada.
Em suma, todos esses diferentes tipos de calçado garantem enorme conforto e segurança no turismo de aventura. Lembrando que atividades na natureza necessitam de um desses modelos, pois as opções tradicionais causam quedas frequentes e pouca (ou nenhuma) aderência em ambientes mais adversos.
Acesse nosso site e conheça todos os modelos disponíveis.