Viagem outdoor: veja 5 vantagens de fazer esse tipo de aventura

Em meio a tantas opções para conhecer lugares, a viagem outdoor vem se destacando entre os aventureiros. Trata-se de um passeio livre de regras, caracterizado por uma maior proximidade com a natureza e que tem como objetivo explorar o mundo exterior a partir de diferentes olhares.

Não é à toa que viver esse tipo de experiência traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Para provar, listamos as principais vantagens que você deve conhecer antes de arrumar a mochila e partir!

1. Ver os lugares de outra forma

Parte da alegria da vida vem do contato com coisas novas, e uma das melhores maneiras de conseguir isso é conhecer um lugar diferente a cada passeio. Já pensou em sair da rota comum e chegar a locais isolados? Ambientes pouco visitados guardam um mistério incrível e uma energia peculiar.

É claro que pontos turísticos famosos têm sua beleza e proporcionam experiências únicas. Porém, é fácil visitá-los e ter acesso a imagens produzidas por outras pessoas. Portanto, se você quer as sensações de desafio e curiosidade despertadas, deve apostar em trajetos e atividades diferentes.

2. Explorar o instinto de adaptação

Percorrer caminhos sem a segurança da previsibilidade pode tem um ponto positivo. Imprevistos acontecem, assim como na rotina diária, e não há problema algum nisso. Se você aceitou encarar uma viagem em modalidade outdoor, precisa se preparar para lidar com situações diversas.

Há inúmeras praias, cachoeiras e montanhas brasileiras para explorar sem a programação tradicional de guias turísticos. Seja sozinho ou na companhia de amigos, essa é uma ótima oportunidade para você aprender a viver com pouco e se adaptar a diferentes ambientes.

3. Testar seus limites físicos

Muitas pessoas praticam esporte de aventura para manter o corpo em movimento. Mas até a modalidade mais difícil se torna tranquila quando temos ônibus, táxi, avião e outros meios de transporte à disposição. Na viagem outdoor o cenário muda, já que parte da graça está no trajeto sem facilidades.

Que tal fazer longas trilhas para instalar um acampamento na beira do rio? Ou encarar um passeio de barco antes de escalar a montanha que se tornou seu alvo? Unir diferentes exercícios permite curtir cada minuto do passeio, observar paisagens e se reconectar com a natureza. De quebra, você consegue testar limites físicos e ganhar disposição para viver novos desafios.

4. Conhecer nativos e suas histórias

Um passeio inesquecível geralmente é marcado por novas amizades e contato com diferentes culturas. Infelizmente, nem sempre dá tempo de conhecer pessoas e compartilhar histórias quando o roteiro tem hora para tudo, concorda?

É aí que a viagem outdoor se diferencia das programações turísticas comuns. Afinal, é você quem decide o período das atividades e os minutos que serão dedicados a cada experiência. Sendo assim, aproveite os momentos com calma, converse com as pessoas e contemple os lugares.

O tempo de permanência prolongado é bastante útil para ter contato com nativos e, inclusive, para estreitar relacionamentos com amigos ou familiares presentes no passeio.

5. Desconectar da internet

Em um mundo cada vez mais conectado, é esperado que tenhamos a necessidade de desligar aparelhos e reservar um tempo para fazer algo que realmente traga prazer: rir ao lado de pessoas queridas, observar a fauna e a flora, ouvir o canto dos pássaros ou o barulho do vento.

São sensações simples, mas que trazem muita paz e tranquilidade para o dia a dia. Portanto, se você acha que precisa desacelerar um pouco e se livrar de pensamentos negativos, invista na reconexão com a natureza. Deixe os aparelhos de lado por um tempo e aproveite o melhor do mundo externo.

São muitos os diferenciais de uma viagem outdoor em relação ao turismo comum. Com tantos pontos a favor, você já tem bons motivos para começar a planejar esse tipo de passeio e, quem sabe, convencer os amigos a se juntarem a você.

Já que falamos em atividades ao ar livre, que tal descobrir agora mesmo o que fazer em Machu Picchu? Aproveite nossas dicas com 3 roteiros incríveis!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!