Entenda qual é a diferença entre trekking e hiking!

O trekking e hiking são duas atividades outdoor que estão dentro do montanhismo. Elas são bem semelhantes e podem ser explicadas, de certa forma, como uma maneira de caminhar e percorrer a natureza sem nenhum tipo de veículo.

Apesar dessa definição simplista, saiba que existem algumas distinções sutis entre as duas atividades. Essas mudanças que, a princípio são pequenas, podem transformar por completo suas aventuras e a maneira como você enxerga os dois esportes.

Inclusive, são nessas diferenças que você pode traçar o seu perfil e escolher melhor suas novas travessias e trajetos que deseja percorrer ao redor do mundo. Se você tem interesse em saber mais sobre essas duas atividades esportivas, recomendamos a leitura desta postagem até o final!

Qual é a definição de trekking e hiking?

O hiking é uma caminhada de menor duração. Ela leva no máximo algumas horas e sempre é completada no mesmo dia, não envolve camping nem pernoite. Esse é o esporte que a maior parte das pessoas que fazem trilha praticam, mesmo sem saber. A maior parte dos percursos espalhados pela cidade, parques e bosques estão dentro dessa modalidade, que por sua vez, é muito respeitada e apreciada por pessoas de todos os lugares.

O trekking, por sua vez, são as caminhadas na natureza de maior duração. Desde o início, fica claro que o indivíduo não dormirá em casa ara concluir o percurso em dois ou mais dias. Ele pode acampar ou se hospedar nas redondezas do seu percurso, mas, por definição, não é possível fazer o trekking e retornar para sua moradia, até porque os trajetos costumam estar em áreas mais remotas e mais distantes das cidades.

Quais são as principais diferenças?

As principais diferenças, além das distâncias, é a própria necessidade de planejamento. No hiking, o praticante somente vai até o local e terminar seu percurso sem grandes preocupações. Ele precisa levar poucos equipamentos e acessórios, alimentos, água e, de forma geral, qualquer pessoa pode ingressar na atividade sem grandes problemas.

Já no trekking, a coisa muda. Antes de tudo, é preciso fazer um planejamento razoável sobre o percurso. Leva-se em conta distância, dias na natureza, trajetos e percursos distintos para chegar no destino. Além disso, é imprescindível levar uma grande quantidade de equipamentos e acessórios para ter conforto e segurança ao longo da prática esportiva. Comida e água, por exemplo, podem se tornar uma preocupação, a depender do local escolhido e até mesmo época do ano.

Qual é o mais difícil?

Muitas pessoas podem imaginar que por conta do planejamento, o trekking pode ser mais desafiador. Mas, nem sempre isso é verdade. Inclusive, existem muitos passeios de trekking que são de fácil acesso, sendo permitidos para qualquer pessoa saudável que tem o desejo de aproveitar uma imersão completa na natureza.

O oposto também é verdadeiro: existem percursos de hiking que são incrivelmente desafiadores, com mudança de altitude e com terreno muito irregular, sendo completamente desaconselháveis para quem nunca fez esse tipo de atividade ao ar livre.

Em suma, a dificuldade pode ser grande ou pequena para qualquer uma das duas práticas esportivas, ela não está diretamente relacionada a duração da caminhada em si.

O que é preciso saber antes de praticar esses esportes?

O mais importante a saber é a dificuldade do trajeto e todas as suas particularidades. Algumas pessoas podem se deixar levar pelas baixas distâncias de algum percurso de hiking, por exemplo, e não ter a menor ideia de que o trajeto é incrivelmente difícil para quem nunca praticou a modalidade.

No trekking, a preocupação da dificuldade do percurso permanece, mas é redobrada pelos cuidados de acampamento e todos os planejamentos que envolvem sua permanência na natureza ou arredores da sua trilha mais extensa.

Também é desejável que o indivíduo tenha algumas noções das técnicas básicas de sobrevivência, caso ele tenha o interesse de percorrer as distâncias que levam mais de dois dias para completar. Não se esqueça que todas as roupas, equipamentos e acessórios também devem estar relacionados com cada uma dessas atividades. O hiking exige bem menos do que o trekking nesse aspecto.

Para praticar o trekking é preciso ter uma boa mochila cargueira, barraca para acampamento e uma série de outros equipamentos para conseguir permanecer na natureza sem grandes riscos.

Algumas dicas práticas para começar

Se você ficou interessado nas modalidades do montanhismo, existem algumas dicas que você pode seguir para conseguir ingressar nas duas atividades com total segurança. Elas são simples e de fácil aplicação. Você conhecerá mais sobre cada uma delas abaixo:

  1. Sempre inicie no hiking e no trekking com outras pessoas, não faça o percurso sozinho e se possível conte com um guia;
  2. O calçado é a parte mais importante da sua vestimenta, tanto no hiking quanto no trekking. Apostar em uma boa bota ou tênis apropriado é fundamental para não ter dores, sofrer quedas ou desenvolver algum tipo de lesão;
  3. Nunca pratique as duas atividades com roupas convencionais, opte por vestimentas esportivas para conseguir ter conforto e segurança. Roupas com proteção UV são eficazes e ajudam a eliminar os riscos de queimadura com a luz solar;
  4. Comece devagar e saiba que seu condicionamento físico faz total diferença no seu conforto e até mesmo prazer com ambas as atividades. Comece com percursos que estejam de acordo com seu nível atual e vá gradativamente aumentando a dificuldade das suas aventuras conforme seu vigor físico;
  5. Ao identificar qualquer risco desnecessário, em qualquer uma das atividades, elimine-o. Se possível, faça o percurso mais simples, evite contato com animais silvestres e não arrisque fotos em penhascos, locais molhados ou de difícil acesso. Lembre-se que na natureza o socorro médico é lento e sua vida pode ser severamente prejudicada por uma má decisão.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você conseguirá praticar o trekking e hiking sem nenhuma dificuldade. Não se esqueça de coletar seu lixo e de cuidar da natureza. Deixe o ambiente da forma que você encontrou.

Ambas as atividades são uma maneira de praticar o ecoturismo e temos certeza que você sairá renovado de cada nova trilha e aventura que participar. Acesse nosso site e conheça os produtos ideais para trekking e hiking!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!