Você certamente sabe da importância de se proteger quando se expõe ao sol. Porém, tem gente que pensa que precisa estar brilhando lá fora para os raios ultravioleta (UV) danificarem a pele. Não se deixe enganar por um dia nublado, pois os raios UV podem refletir na areia, na água, na neve, em paredes e vidros de construções.
Um dos efeitos mais graves da exposição prolongada aos raios UV é o câncer de pele. Dependendo do tipo de tumor, muitos casos não são tratáveis, demonstrando que a prevenção é a arma mais eficiente e que depende só de você!
Pensando na seriedade desse tema, elaboramos este post para mostrar por que é indispensável usar roupas com proteção UV — ou proteção solar — durante a prática de esportes ou viagens ao ar livre. Continue a leitura até o final e se informe!
Como os raios solares podem ser prejudiciais à pele?
Embora traga alguns benefícios para as pessoas, incluindo a criação de vitamina D, a radiação ultravioleta (UV) também pode causar riscos à saúde, já que os raios ultravioleta penetram a pele e passam para as camadas mais profundas — que é o caso dos UVB — podendo danificar ou mesmo matar as células. Isso acelera o envelhecimento e pode originar sérias doenças — o que é ainda pior. Além disso, a exposição excessiva a esses raios pode provocar queimaduras.
O Fator de Proteção Solar, ou simplesmente FPS, mede a quantidade de radiação UV que pode penetrar no tecido da roupa e atingir a pele. Esse índice tem por base o tempo que leva para a pele exposta aos raios ultravioleta ficar vermelha. Tomando um exemplo real, se a sua pele queimar após 20 minutos, um protetor solar FPS 30, usado corretamente, pode proteger 30 vezes mais.
A força dos raios UV depende de uma série de fatores, como hora do dia, estação do ano, distância do Equador (latitude), altitude, nuvens, reflexo nas superfícies etc. A dimensão dos danos a uma pessoa depende da força da radiação, do tempo que a pele fica exposta e se está protegida com roupas ou filtro solar.
Compreender o básico sobre a radiação ultravioleta (UVA e UVB) e como ela danifica sua pele é um primeiro passo importante para se proteger contra o câncer de pele. A boa notícia é que você pode ter o controle do perigo representado pela radiação ultravioleta.
Assim, você tem a possibilidade de desfrutar de atividades ao ar livre enquanto limita o risco de câncer de pele, tomando medidas de proteção simples e inteligentes. Aqui entra a importância de usar roupas com proteção UV.
O que são as roupas com proteção UV?
Assim como os protetores solares formam uma barreira química na pele, as roupas fornecem uma barreira física, que também protege você do sol. Mas não considere que todos os tecidos e as cores oferecem proteção igualmente eficaz.
Há um tempo, era difícil encontrar no mercado roupas com a tecnologia de proteção solar, mas hoje em dia, com o avanço dessa modernização, você não precisa mais buscar no exterior roupas que contêm esse recurso ou com preços mais acessíveis. É o caso dos produtos com a tecnologia de proteção solar Omni-Shade, certificada pela Skin Cancer Foundation — organização global de combate ao câncer dermatológico.
Ao comprar roupas que possam proteger você dos raios nocivos, considere fatores como cor, construção, composição, ajuste, cobertura e atividade. Já que a roupa com proteção UV oferece alto grau de bloqueio contra raios nocivos, você evita insolação e queimaduras, além de combater o câncer de pele.
Para entender melhor como a proteção acontece por meio do tecido, podemos fazer uma comparação com uma camisa de algodão comum, que oferece proteção máxima de fator 7. Na prática de atividade física, ao suar e molhar a camisa, esse fator cai para 3. A diferença está na fibra usada na fabricação do tecido, feita com fios de dióxido de titânio, que assegura o fator 30 de proteção.
Outra grande vantagem das roupas com proteção UV é justamente a praticidade em comparação ao protetor solar. Ao se proteger com a vestimenta adequada, você não tem a necessidade de reaplicação, como acontece quando se usa loções e cremes bloqueadores, que são usados nas partes do corpo em que a roupa não protege. Durante uma atividade física, muitas vezes, isso é difícil de ser feito.
Como é a linha de roupas com proteção UV da Columbia?
A Columbia segue a missão de criar produtos duradouros, icônicos e inovadores, de modo a permitir que as pessoas aproveitem o ar livre por mais tempo, sempre mantendo e assegurando o conforto e a proteção. Por isso, temos uma enorme variedade de roupas específicas para as condições do tempo e do ambiente que os praticantes de atividades ao ar livre estão expostos.
Para quem deseja se vestir bem, aliando beleza, conforto e proteção, especialmente se tratando da linha de confecção com proteção contra os raios ultravioleta, disponibilizamos as seguintes tecnologias:
- Omni-Shade Sun Deflector — ideal para condições quentes e/ou úmidas, com exposição extrema ao sol, age defletindo do corpo a luz solar, bloqueia os raios UVA e UVB e, por meio de tecido respirável, afasta o suor;
- Omni-Shade — indicada para exposição solar de moderada a extrema, bloqueia os raios UVA e UVB, com construção em trama apertada, absorvedores de UV e/ou refletores de UV, ajudando a prevenir queimaduras solares e danos à pele em longo prazo.
Além das vestimentas específicas para proteção UV, temos roupas, calçados e acessórios para os mais diversos esportes de aventura na natureza — pesca, neve, casual, trilha e caminhada, corrida de montanha.
Como você teve a oportunidade de ver com a leitura deste post, o uso de roupas com proteção UV na prática de atividades ao ar livre oferece muitas vantagens, inclusive em relação ao protetor solar. Apesar de ainda ser novidade no Brasil, esse tipo de roupa já está começando a se popularizar entre as pessoas que buscam qualidade de vida e saúde, que é uma tendência atual.
Por fim, convidamos você a acessar o nosso site e conhecer todos os nossos produtos. Temos certeza de que encontrará o que servirá bem para a sua necessidade e o seu gosto!