O turismo na Amazônia pode ser uma das experiências mais gratificantes que qualquer amante da natureza pode ter. O local apresenta uma rica fauna, repleta de animais únicos e que somente podem ser encontrados na região. De maneira semelhante, a flora é outro espetáculo, demonstrando inúmeras espécies características do Brasil e que também só podem ser vistas — na maioria dos casos — na parte norte do País.
A floresta tropical também é outro prato cheio para os amantes de aventura e das atividades ao ar livre. Existem algumas trilhas espetaculares, além de alguns pontos turísticos que são famosos pelas particularidades locais.
Anualmente, milhares de pessoas de dentro e fora do Brasil visitam a região para experienciar um dos locais mais exóticos do planeta. Apesar de todos esses pontos positivos, é preciso entender que existe um momento mais apropriado no ano para visitação, assim como é preciso estar razoavelmente preparado para conseguir ter conforto e segurança durante a visitação.
Abaixo falaremos mais sobre esses pontos e também mencionaremos alguns dos locais mais belos da Amazônia. Gostou da ideia? Continue a leitura até o fim!
Quando fazer turismo na Amazônia?
A região norte apresenta clima quente e úmido. Em média, a temperatura anual costuma ficar em torno de 30 graus. Apesar disso, existem duas épocas distintas por lá: a de seca e a de cheia, marcada por chuvas frequentes.
A seca costuma acontecer de junho a novembro, e o período de cheia vai de dezembro até maio. A maior parte das pessoas prefere a visitação ao local no período de cheia por conta da possibilidade de navegação nos rios da região.
Além disso, as temperaturas tendem a ser amenas e mais agradáveis, variando entre 20 e 25 graus na maior parte do tempo. Apesar disso, nada impede que a viagem seja feita no período de seca, que, apesar de mais quente, apresenta algumas particularidades, como as “praias” nos rios que mencionamos acima.
A princípio, a escolha fica por conta do turista; entretanto, é preciso se preparar tanto para um clima quente quanto para um local com alta umidade. Isso requer roupas esportivas específicas e que sejam aprazíveis em ambas as circunstâncias.
O que conhecer na região?
A Amazônia oferece inúmeros locais bonitos e imersos na natureza. A seguir, falaremos sobre alguns dos principais pontos turísticos da região. Saiba quais são eles!
Parque Ecológico do Lago Janauari
O Parque Ecológico do Lago Janauari fica localizado no rio Negro. Sua extensão cobre cerca de 9 mil hectares com uma paisagem bem variada. Existem áreas com mata de terra firme, assim como florestas inundadas (igapó) e algumas planícies.
A viagem possibilita inúmeros passeios diferentes. Alguns são feitos por navegação nos rios locais e outros podem ser feitos a pé, especialmente na comunidade flutuante de Janauarilândia, que costuma ser uma parada comum das embarcações.
Na região, também existem restaurantes e uma pequena comunidade local. Para quem quer uma imersão na natureza, essa é uma das melhores opções.
Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é um dos símbolos do estado e, apesar de não ser completamente imerso na natureza, é um dos melhores pontos turísticos do Amazonas. Reconhecido como um dos teatros mais bonitos e mais tradicionais do Brasil, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, é repleto de grandes atrações que vão desde o museu até os mais variados espetáculos que são ministrados regularmente ao longo do ano.
Cachoeiras do Presidente Figueiredo
As Cachoeiras do Presidente Figueiredo são algumas das mais tradicionais do País. Para os amantes de aventura, essa talvez seja a área mais interessante, uma vez que existem várias trilhas que adentram a selva e passam por grutas, cavernas e quedas d’água.
Para quem vai especificamente para essa área, o ideal é optar pela visitação no período de seca. Na região, existem cerca de 150 cachoeiras. As mais famosas são:
- Cachoeira do Santuário;
- Cachoeira Iracema;
- Cachoeira Pedra Furada;
- Cachoeira dos Pássaros.
Além dessas, ainda existem muitas outras que são igualmente deslumbrantes.
Como se preparar para uma boa experiência?
Por se tratar de uma região completamente imersa na natureza, existem algumas preocupações que você deve ter antes de simplesmente decidir fazer sua viagem. A maior parte delas diz respeito aos equipamentos que você deve levar. Contudo, além desse tópico importante, é preciso ficar atento ao seu condicionamento físico e contratar guias. Falaremos mais sobre tudo isso agora.
Principais equipamentos
Para visitar a região, é preciso ir munido de alguns equipamentos importantes. O primeiro deles é uma vestimenta apropriada para enfrentar o período do ano que você deseja. O ideal é ter pelo menos uma jaqueta impermeável e uma quantidade apropriada de roupas esportivas leves e com proteção solar.
Repelente, protetor solar, mochila adequada, bota para trilha e demais itens que estejam de acordo com sua viagem e objetivo no local.
Guia
Quando se trata da área natural, a Amazônia é impossível de ser visitada sem nenhum tipo de guia. Por isso, atente aos profissionais que você está escolhendo e não deixe de procurar por boas recomendações. Seguindo essas orientações, sua viagem será segura e sem grandes problemas.
Condicionamento físico
O condicionamento físico pode ser um problema se você optar por trilhas de maior duração. Apesar disso, esse não costuma ser um tópico que gera grandes problemas para a maioria das pessoas que optam pelo passeios nos rios ou em trilhas mais curtas, que normalmente não exigem grande capacidade física.
Importante dizer que a hidratação é importante durante todo o período e que, para alguns indivíduos, a aclimatação com a temperatura local é importante para evitar desconfortos ou outros problemas de saúde.
Tirando isso, temos certeza de que sua viagem será um sucesso! Note que o turismo na Amazônia é uma das atividades mais desejadas por aqueles que amam desbravar a natureza selvagem e exótica que nosso ecossistema tem para oferecer.
Gostou do post? Siga nossas redes sociais e não perca nenhuma postagem — estamos no Facebook e no Instagram!