Entenda a importância das roupas térmicas esportivas

Sentir frio é sempre uma experiência incômoda para qualquer pessoa. Essa sensação fica ainda mais intensa com a chegada do inverno ou durante a prática de esportes — como trekking, escalada e montanhismo — em locais de altitude elevada, onde as temperaturas tendem a cair bastante.

Nesse sentido, nada melhor do que contar com o auxílio de roupas térmicas esportivas para suportar o frio e ter um bom desempenho durante as atividades.

A boa notícia é que, atualmente, elas já são confeccionadas com a tecnologia necessária para proteger o usuário. A malha térmica é superconfortável, impede a passagem do frio e é um ótimo investimento.

Pensando nisso, vamos apresentar a importância das roupas térmicas e como a tecnologia Omni-HEAT™ auxilia na proteção e conforto. Confira!

O que são as roupas térmicas esportivas?

A roupa térmica consiste na primeira camada que é utilizada quando há um frio intenso. Ela funciona como se fosse a segunda pele. Pode ser usada com ou sem outras roupas de inverno por cima.

Na verdade, é importante compreender que a proteção contra o frio se dá de dentro para fora, ou seja, a partir das camadas de roupa que estão mais coladas ao corpo.

Por isso, de nada adianta vestir uma roupa quente, como um casaco pesado ou moletom bem grosso, se o indivíduo não estiver usando uma roupa térmica, pois o calor do corpo vai ser perdido rapidamente, até chegar à última camada.

Quando usar?

As roupas térmicas são úteis tanto no dia a dia ou em uma viagem para o exterior, quando as temperaturas estiverem mais baixas, quanto durante uma atividade esportiva longa e que envolva altitude, como fazer trilhas, acampar, escalada, montanhismo etc.

Nesse caso, é uma boa ideia investir em camisas, jaquetas, calças e até mesmo cachecol, protetores de pescoço, meias e luvas térmicas.

Assim, em locais onde o frio é severo ou combinado com neve, vento e chuva, é recomendável usar várias sobreposições com as roupas térmicas. Desse modo, o corpo fica muito mais protegido.

Além disso, as roupas térmicas também podem ser consideradas como uniforme de trabalho que garante segurança e bem-estar aos funcionários que atuam sob condições adversas e expostos a baixas temperaturas, como em frigoríficos.

Como as roupas térmicas esportivas funcionam?

As roupas térmicas têm o principal objetivo de proteger o corpo contra o frio em todos os momentos, sendo diferente da proposta das roupas tradicionais, que pouco dispõem de mecanismos de proteção contra as baixas temperaturas.

Isso acontece porque elas são produzidas com material tecnológico que tem a capacidade de atuar propiciando o isolamento térmico do calor produzido pelo corpo humano.

Dessa forma, a tecnologia que está presente no tecido, bem como na modelagem e na costura da roupa, garante uma troca térmica eficaz e total.

Nesse caso, a malha térmica formada por um acabamento macio e espesso atua bloqueando qualquer tipo de contato entre o corpo e as temperaturas baixas. Assim, elas mantêm a temperatura corporal do nível normal, evitando que o corpo perca calor devido a fatores externos.

Trata-se de uma tecnologia inovadora, que faz com que as peças se tornem mais consistentes e, ao mesmo tempo, mais finas e menos pesadas. Assim, é totalmente possível montar camadas de sobreposição levando em consideração as condições do clima do local, ou seja, a intensidade do frio.

Além disso, as roupas térmicas esportivas conseguem absorver a umidade e o suor produzido pelo corpo. Essa característica evita que a peça permaneça molhada por muito tempo, reduzindo os odores incômodos e eventuais mofos.

Quais são os benefícios das roupas térmicas esportivas?

O procedimento de desenvolvimento tecnológico que envolve as roupas térmicas esportivas garante inúmeros benefícios para os seus usuários. Conheça os principais a seguir.

Acabamento anti-pilling

O acabamento anti-pilling garante mais resistência e durabilidade à roupa, permitindo que ela permaneça com uma boa consistência e qualidade mesmo após inúmeras lavagens e apesar do atrito decorrente das atividades esportivas. Esse fato só é possível graças ao seu material, que é formado por fios de alta tecnologia.

Além disso, a redução no desgaste dos tecidos graças ao acabamento anti-pilling também evita o surgimento daquelas indesejáveis bolinhas na malha, que deixam a roupa com um aspecto envelhecido e feio.

Fácil manutenção

A roupa térmica esportiva garante lavagem e secagem fáceis e práticas. Além disso, ela não precisa ser passada com ferro.

Essas características aumentam a vida útil e garantem as cores e a durabilidade do material por mais tempo. O recomendado é seguir à risca as instruções de conservação do produto que estão na etiqueta interna.

Proteção UV

Alguns modelos de roupa térmica tem proteção contra a ação dos raios ultravioleta, que são emitidos pelo Sol (e responsáveis por causar queimaduras e até o câncer de pele).

A malha do tecido é feita com uma tecnologia que impede a passagem dos raios solares. Essa característica é particularmente importante para os esportistas que praticam atividades ao ar livre e são expostos diretamente ao sol.

Quais são os diferenciais da tecnologia Omni-HEAT™?

Omni-Heat™ é uma tecnologia patenteada pela Columbia. Ela consiste em um material respirável, duradouro e que foi projetado para manter o usuário aquecido durante toda a prática do esporte, refletindo o calor do seu corpo.

Assim, a peça é confeccionada com pequenos pontos prateados que devolvem o calor diretamente para o corpo, garantindo que a pele consiga respirar normalmente e evitando a troca com o ambiente.

As roupas térmicas esportivas são um investimento para quem deseja praticar atividades físicas em locais com baixas temperaturas ou simplesmente sobreviver a invernos mais rigorosos.

Além disso, vale ressaltar que o uso de peças de qualidade e com uma tecnologia diferenciada, como as da Columbia, ajuda no desempenho dos atletas e proporciona conforto e segurança.

Quer saber mais sobre os produtos produzidos pela Columbia? Então, visite o nosso catálogo virtual!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!