Roupas inteligentes: conheça essa inovação!

Já ouviu falar em roupas inteligentes? Quem ama curtir a natureza e praticar esportes ao ar livre precisa contar com vestimentas que proporcionem conforto e, ao mesmo tempo, proteção de agentes externos, como a ação de raios solares, frio, chuva, insetos etc. Isso inclui até os calçados, que são essenciais para garantir o bem-estar do atleta durante a prática do seu esporte favorito.

A tecnologia evoluiu muito nesse sentido com o objetivo de melhorar a vida dos amantes de esportes e incentivar a prática de atividades físicas. Além disso, a inovação das roupas inteligentes aumenta até o desempenho dos atletas em seus exercícios.

A fim de que você entenda um pouco mais sobre como essa tecnologia funciona, escrevemos este artigo para contar o que são essas roupas inteligentes e quais benefícios elas proporcionam. Acompanhe!

O que são wearables e qual sua relação com os tecidos inteligentes?

Traduzindo para o português, “wearable” significa “vestível”. Ou seja, refere-se às tecnologias vestíveis — usadas como peças de roupas ou acessórios. Elas visam principalmente melhorar e monitorar desempenhos físicos para que você consiga maximizar os resultados dos seus treinos.

A tecnologia das roupas inteligentes tem evoluído muito rápido. Para você ter uma noção, algumas peças contêm sensores que ajudam a monitorar os sinais vitais relacionados à saúde do atleta. Dessa forma, é possível verificar a sua frequência respiratória e cardíaca, a temperatura corporal, a queima de calorias, a qualidade do sono e, ainda, a intensidade das suas atividades físicas.

Essa inovação é tão eficiente que, hoje em dia, as roupas inteligentes não são destinadas apenas para o universo fitness. Elas também estão cada vez mais presentes no setor da saúde — como em hospitais, clínicas de recuperação etc. É claro que tudo isso ainda é algo novo no mercado, mas especialistas trabalham constantemente para aprimorar as tecnologias e torná-las cada vez mais eficientes para o dia a dia das pessoas.

Quais são as vantagens das roupas inteligentes?

As roupas inteligentes apresentam muitos benefícios para os atletas e os principais nós listamos a seguir. Confira!

Controle de temperatura

Tanto em dias quentes quanto em dias frios, quem é que nunca sonhou com um ar-condicionado particular para usar durante a prática de suas atividades físicas? Pois bem, basicamente, com as roupas inteligentes isso é possível! 

Essa tecnologia mantém a temperatura corporal do usuário independentemente do clima do ambiente, fazendo com que ele tenha mais disposição para realizar seus exercícios. A roupa se adapta continuamente à temperatura externa: em dias mais quentes, o tecido se contrai e fica mais fino. Já nos dias frios o tecido expande e aumenta a sua espessura.

Isso é possível porque são instalados polímeros especiais entre as fibras do material, que conseguem se expandir ou contrair de acordo com as alterações de temperatura.

A tecnologia Omni-Heat, por exemplo, consegue aumentar, em média, 20% da retenção do calor, tornando-se perfeita para atividades físicas em dias mais frios. Isso porque ela elimina a necessidade de usar várias camadas de roupas.

Já para os dias quentes, você pode fazer uso da tecnologia Omni-Freeze Zero, que reduz a temperatura do tecido, fazendo com que o corpo fique mais fresco durante a prática de esportes.

Proteção solar

Fazer uso de protetor solar diariamente é fundamental para evitar problemas com a saúde da pele, como queimaduras, melasma e até mesmo o desenvolvimento de câncer. No entanto, quem é atleta sabe que o uso do protetor solar, apesar de indispensável, nem sempre é suficiente. Afinal, é preciso ficar exposto ao sol por longos períodos para praticar o esporte.

Nesse sentido, as roupas inteligentes aparecem com uma solução muito eficaz. Isso porque elas oferecem até 98% de proteção contra os raios solares, diferentemente das roupas comuns que, geralmente, garantem apenas 6% de proteção.

À prova d’água

Estilo e conforto em dias de chuva são duas características que geralmente não combinam, certo? Pois bem, com as roupas inteligentes você pode se vestir bem e evitar de se molhar. A impermeabilidade impede que a água penetre nas fibras dos tecidos, ao mesmo tempo em que permite que o corpo respire em condições de exercícios físicos intensos.

Os cuidados com essas peças se limitam a uma boa higienização, eliminando a ação de produtos que provocam um desgaste prematuro da roupa e reduzem as funcionalidades da tecnologia.

Quais são os principais produtos?

Existem diversos produtos que contam com a tecnologia das roupas inteligentes, como é o caso das blusas e jaquetas que contêm pontos metálicos em 35% do tecido — visando manter o atleta aquecido mesmo nas mais baixas temperaturas. Esses pontos metálicos refletem o calor do corpo do usuário, aumentando a temperatura corporal e dissipando a umidade.

Também é possível encontrar camisas, camisetas e acessórios que mantêm o seu corpo seco e refrigerado. Isso é possível porque quando a tecnologia entra em contato com o calor, o resfriamento é ativado com o intuito de diminuir a temperatura do tecido, fazendo com que o organismo fique mais fresco e o atleta se sinta mais confortável para praticar a atividade física.

Quais os benefícios das roupas inteligentes para os atletas?

Além de ganhar em disposição, o atleta obtém outros benefícios ao usar as roupas inteligentes. O conforto térmico é uma das vantagens que mais se destacam, por exemplo. Inúmeras pesquisas são realizadas constantemente para fazer com que os tecidos não apenas cumpram a função de proteger a pele contra os raios solares, mas também apresentem as características necessárias para garantir a perda de calor. 

Nesse sentido, a tecnologia das roupas inteligentes trabalha para fazer o papel de uma “segunda pele”, transferindo o suor para as camadas externas, resfriando o corpo e facilitando a transpiração.

As roupas inteligentes são inovações pensadas na sua qualidade de vida e bem-estar. Você bem sabe que a prática de atividades físicas exige muito esforço do corpo. Sendo assim, contar com um vestuário que proporcione conforto na hora de se exercitar é fundamental para ampliar a motivação e não diminuir o ritmo.

A Columbia Sports conta com uma variedade incrível de roupas e calçados que ajudam na prática dos exercícios físicos. Visite o nosso site e conheça as inovações que temos a oferecer!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!