As chapadas brasileiras, além de deslumbrantes, são palco ideal para inúmeros esportes ao ar livre. As alternativas começam nos tradicionais hiking e trekking e vão até opções menos conservadoras, como o rapel, tirolesa e outros esportes aquáticos nas redondezas. Existem alternativas para todas as pessoas.
Antes de continuarmos com as localidades que selecionamos para esta postagem, é sempre bom frisar que os esportes são fundamentais para saúde e qualidade de vida. Quando falamos da prática esportiva na natureza, esses benefícios são ainda mais potencializados, fazendo com que o indivíduo tenha um bom equilíbrio entre saúde física e mental.
Para quem deseja desbravar o Brasil e conhecer algumas das melhores alternativas para praticar as atividades outdoor, criamos esta postagem com as 5 melhores chapadas brasileiras. Temos certeza que você não se arrependerá de ler este conteúdo e esperamos que as informações aqui sirvam de base para sua próxima aventura. Quer saber mais sobes esses locais? Continue sua leitura!
1. Chapada dos Guimarães (Mato Grosso)
A Chapada dos Guimarães é um dos pontos mais famosos do ecoturismo nacional. Lá, conseguimos ver a mata atlântica com toda sua exuberância em quilômetros e mais quilômetros de mata intocada.
Outro destaque da região são as cachoeiras, em especial a Véu de Noiva, famosa pela sua altura e visual característico. Para quem tem intenção de aproveitar essa atração, o ideal é visitar durante o verão, a época do ano mais propícia para banho. Outras atrações incluem a famosa gruta azul e a caverna Aroa Jari, ambas alternativas dispensam apresentações.
Para quem busca conforto, segurança e infraestrutura, a Chapada dos Guimarães pode ser um dos locais de mais fácil acesso. É possível fazer uma curta viagem para visitação e, além disso, os visitantes são agraciados pelo Parque Nacional.
2. Chapada dos Veadeiros (Goiás)
A Chapada dos Veadeiros é outro destino paradisíaco, típico das nossas terras brasileiras. Além dos grandes cânions e planícies, podemos avistar cachoeiras com imensas piscinas d’água cristalina.
Inclusive, a maior parte das pessoas se desloca até essa região justamente para poder apreciar as cachoeiras e toda sua exuberância. Para quem busca algumas opções para visitação, a cachoeira Saltos do Rio Preto e Cachoeira do Segredo são duas boas alternativas.
Além dessas, existe pelo menos uma meia dúzia de alternativas que garantem ao visitante um ótimo período de lazer e relaxamento em contato com a natureza.
3. Chapada Diamantina (Bahia)
A Chapada Diamantina é um dos locais mais ricos em vegetação e diversidade do Brasil. Aqui, temos a possibilidade de visitar cânions, montanhas, cachoeiras, piscinas naturais, serras, rios e lagos sem nenhuma dificuldade.
Explorar esse local — que também conta com uma diversidade inacreditável — é extremamente gratificante. Qualquer amante de aventura e de ecoturismo deve fazer essa viagem pelo menos uma vez na vida para conseguir ter uma das melhores experiências ao ar livre que o Brasil pode proporcionar.
Para quem busca um visual completamente fora do comum, a recomendação padrão é a visitação na cachoeira da fumaça. Além dessa atração, o ideal é fazer um hiking (ou trekking) para reconhecer mais a região e aproveitar dos maravilhosos mirantes. Ao longo do percurso é possível adicionar cidades históricas, como Igatu, por exemplo, reconhecida como a Machu Picchu brasileira.
No geral, a Chapada Diamantina é de acesso razoável e qualquer pessoa pode aproveitar ao máximo todas as belezas que a Bahia tem para o oferecer, para o Brasil e para o mundo. Só não se esqueça de utilizar roupas esportivas para conseguir ter conforto durante a viagem, o calor pode ser intenso e roupas comuns podem prejudicar bastante sua experiência.
4. Chapada das Mesas (Maranhão)
A Chapada das Mesas ainda é um destino que está se solidificando no imaginário dos turistas ecológicos. Assim como outras alternativas da nossa lista, as cachoeiras são grandes atrativos da região, que também conta com alguns rios e trechos de mata mais fechada.
O que impressiona, logo de início são as cordas águas do Encanto Azul e Poço Azul. A água translúcida e cristalina, com tons esverdeados consegue impressionar até aqueles que já viajaram para os locais mais tropicais do planeta.
Além desses locais (que contam com a prática do rapel e do hiking), existem outros pontos com uma série de quedas de água e com alguns rios que circundam a região. Como surpresa “extra”, saiba que, diferente das outras alternativas, existem alguns pedaços dessa chapada que estão com lindas passarelas.
Elas ajudam os turistas a trafegar pela região e podem ser consideradas como um dos métodos mais fáceis de observar e imergir na natureza sem qualquer tipo de dificuldade ou até mesmo dúvida sobre a viabilidade do passeio. Certamente, a Chapada das Mesas vale sua visita. Mas, não se esqueça: as épocas de chuvas podem atrapalhar a visibilidade das águas e até mesmo seu banho de cachoeira, por isso pesquise antes de embarcar na viagem. Jaquetas impermeáveis podem ser uma boa opção de vestimenta para se proteger da chuva e de mudanças repentinas do clima.
5. Chapada do Araripe (Ceará)
A Chapada do Araripe é outro local relativamente desconhecido, mas que também tem grandes surpresas para apresentar seus visitantes. Uma das maiores curiosidades da região são seus pontos arqueológicos, onde é possível ver os vestígios dos nossos antepassados com total clareza. A ponte de pedra é outro destaque e ela pode ser atravessada facilmente, sem nenhum tipo de risco.
Seguindo um pouco mais adiante, deve ser do seu conhecimento que a região conta com inúmeras trilhas para trekking e hiking. Em dados momentos é possível avistar mirantes absolutamente lindos, na região do Pontal da Santa Cruz e no Riacho do Rio do Meio.
Para quem gosta de cachoeira, temos uma opção razoável, mas que de certa forma, não chega aos pés das alternativas anteriores. A cachoeira de Missão Velha pode agradar quem já está no local, mas de forma alguma é o maior atrativo. De qualquer jeito, a região impressiona e é o destino perfeito para aqueles que querem aproveitar para caminhar e desbravar a natureza na sua forma mais crua.
Essa foi nossa lista com 5 chapadas brasileiras para você visitar e se aventurar. Não se esqueça de se preparar fisicamente antes de percorrer longas distâncias e sempre que possível treine para não passar nenhum aperto. Use mochila de hidratação, bons calçados, roupas com proteção UV e não se esqueça de contar com um guia experiente. Todas essas dicas são importantes e transformam por completo sua experiência, por isso, aplique-as e aproveite sua viagem ao máximo.
Gostou do post? Que tal uma leitura complementar? Leia nosso post sobre como curtir a natureza nesse verão.