5 trilhas incríveis perto de Belo Horizonte

Belo Horizonte é uma cidade que encanta pelas paisagens incríveis e regiões montanhosas. O melhor de tudo é que existem diversas opções de trilhas para você se aventurar e curtir dias ao ar livre. 

A pandemia trouxe o distanciamento social, mas ainda sim é possível curtir lugares isolados, tomando todos os cuidados de proteção e seguindo as regras de flexibilização de cada região.

Belo Horizonte, além de ser uma cidade rodeada por paisagens e montanhas, oferece uma variedade de opções quando o assunto é trilha. Das mais leves às mais desafiadoras, é possível dar uma pausa na rotina frenética da grande cidade e curtir um dia de tranquilidade na natureza.

As trilhas são ótimas opções para aventuras no estilo “bate e volta” e uma boa opção para refrescar-se em uma cachoeira bem pertinho da sua casa. Pensando nisso, selecionamos algumas trilhas perto de Belo Horizonte para você que quer manter a conexão com a natureza e aproveitar os dias ao ar livre.

A Columbia, que já está presente em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Gramado, agora conta com uma nova loja em Belo Horizonte, localizada no Shopping DiamondMall. São diversas opções de produtos e acessórios esportivos, para você curtir ao máximo suas aventuras.

Escolha sua mochila, tênis e acessórios de trilha adequados, ative o modo Columbia e venha com a gente conhecer as trilhas incríveis que você pode encontrar em Belo Horizonte.

Nível de dificuldade: Fácil

Trilhas de fácil acesso, com pouca duração e sem grandes desníveis ou dificuldades ao longo do percurso. Indicadas para pessoas que desejam caminhadas simples.

Trilha da Cachoeira de Santo Antônio (Distrito de Morro Vermelho)

Localizada no distrito de Morro Vermelho, a 9 km de Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Cachoeira de Santo Antônio é uma ótima opção para quem quer descansar.

São 4 km de trilha, saindo da Vila de Morro Vermelho até a cachoeira. O trajeto pode ser feito a pé, de bike, moto ou carro. Para aproveitar o caminho e a cachoeira mais vazia, a dica é sair de casa bem cedinho e curtir as primeiras horas do dia.

  • Endereço: Estrada Real (entre Raposos e Morro Vermelho, Distrito de Caeté) – Zona Rural;
  • Distância: 46,9 km de Belo Horizonte;
  • Trilha: não guiada;
  • Atrativos: esportes aquáticos, esportes de aventura, banho de cachoeira e rapel.

Trilha da Cachoeira de Santo Antônio

Crédito: Trilha da Cachoeira de Santo Antônio. Crédito: Turismo em Minas Gerais

 

Trilha da Cachoeira do Viana (Complexo do Viana – Rio Acima)

Com 25 metros e 4 metros de queda d’água, a Cachoeira do Viana é considerada a mais tradicional de Belo Horizonte. Durante o trajeto, é possível apreciar a vegetação rica em espécies da Mata Atlântica.

  • Endereço: Fazenda do Viana, s/n – Zona Rural;
  • Distância: 47 km de Belo Horizonte;
  • Piso da trilha: região plana, de fácil acesso;
  • Trilha: autoguiada;
  • Atrativos da trilha: fauna e flora de espécies da Mata Atlântica, banho na cachoeira.

Trilha da Cachoeira do Viana

Crédito: Trilha da Cachoeira do Viana. Crédito: Chico Trekking

Trilha do Retiro das Pedras (Serra Calçada – Brumadinho)

Para quem busca uma trilha fácil, com duração mais curta e próxima de Belo Horizonte, pode apostar na Trilha do Retiro das Pedras, na Serra da Calçada para começar a dar seus primeiros passos nos esportes outdoor. Na região existem várias alternativas de caminho, todos autopsiados e sem muita dificuldade.

O terreno não é muito irregular e a exigência do preparo físico não é tão grande. A visão da Serra Calçada é deslumbrante e faz com que todos fiquem com o desejo de retornar após alguns quilômetros de caminhada. É importante dizer que muitas pessoas iniciam sua trilha próxima ao condomínio que tem o mesmo nome da trilha.

  • Endereço: BR 040 KM 458, Brumadinho – MG;
  • Distância: variável (depende da trilha e do caminho utilizado no local);
  • Piso da trilha: plano pela maior parte do tempo, curta vegetação e solo de terra e gramado na maior parte do caminho;
  • Trilha: autoguiada;
  • Atrativos da trilha: visão para todos os morros da região da Serra Calçada.

 

Trilha da Cachoeira das Codornas (Nova Lima)

A Trilha da Cachoeira das Codornas é mais uma trilha que tem proximidade com Belo Horizonte. A distância a ser percorrida desde o início da trilha até o local onde estão as cachoeiras é de somente 6 km, levando em consideração o ponto de partida. Ao chegar lá, é possível ver uma das mais belas paisagens da região de Minas Gerais. A cachoeira tem um formato rochoso diferente do habitual e a água costuma estar límpida e propícia para banho. A atenção extra fica para a visão das serras que circundam a região de Nova Lima. Por lá, é possível ver grandes paisagens que estão agraciando o povo mineiro por gerações.

  • Endereço: BR 356, Estrada Ouro, 228. Cânion das Codornas, Nova Lima – MG;
  • Distância: 6 km de Belo Horizonte;
  • Piso da trilha: plano, estrada de terra e vegetação baixa pela maior parte do percurso;
  • Trilha: autoguiada;
  • Atrativos da trilha: cachoeira propícia para banho e visão para as serras que circundam a região de Nova Lima.

 

Produtos indicados para trilhas leves: 

1) Tênis Columbia Feminino Facet™ 15

Perfeito para caminhadas ao ar livre, trilhas leves e uso na cidade, o tênis Columbia feminino Facet™ 15 é ideal. Com a tecnologia OutDry™, a construção do modelo é impermeável e respirável para maior conforto, mesmo em terrenos irregulares.

> Compre aqui.

Tênis Columbia Feminino Facet™ 15

Crédito: Columbia Sportswear 

 

2) Camiseta Columbia Feminina Zero Rules™

A camiseta Columbia feminina Zero Rules™ é perfeita para deixar seu corpo muito mais fresco para aproveitar os ambientes externos, graças à tecnologia Omni-Freeze™ ZERO. Com a tecnologia Omni-Wick™, que garante a dispersão do suor durante a prática esportiva, a camiseta fica sempre seca e com a sensação de frescor.

> Compre aqui

Crédito: Columbia Sportswear 

 

Nível de dificuldade: Média

Trilhas mais longas, geralmente com irregularidades no solo. Opção para quem tem maior preparo físico e gosta de se aventurar em caminhos maiores.

 

Trilha da Cachoeira da Ostra (Casa Branca – Brumadinho)

Para quem gosta de aventura, a Cachoeira da Ostra é uma ótima opção. Localizada a cerca de 30 km de Belo Horizonte, no município de Casa Branca, você encontra uma queda d’água de 10 metros de altura e piscinas naturais ao longo do trajeto. A região é montanhosa, com trilha de 8 km (ida e volta).

  • Endereço: Estr. Serra da Calçada, Trilha da Ostra, Brumadinho – MG;
  • Distância: 30 km de Belo Horizonte;
  • Piso da trilha: terreno irregular, com pedras soltas e trechos abertos pela passagem de água;
  • Atrativos da trilha: mirantes com vistas de Casa Branca e região, piscinas naturais ao longo do trajeto.

 

Crédito: Trilha da Cachoeira da Ostra. Crédito: Viajento.

 

Trilha da Cachoeira do Lajeado (Santana do Riacho – Serra do Cipó)

A cachoeira do Lajeado se destaca pela sua extensão. As quedas d’água não são tão altas, mas os paredões são compridos e ajudam a compor um visual muito diferente do habitual. Além da bela paisagem, o local é propício para banho e muitos banhistas aproveitam o período da sua chegada para desfrutar do local. Ao todo a trilha da cachoeira do Lajeado tem cerca de 12 km no total (contando ida e volta).

  • Endereço: Praça Santana, Santana do Riacho – MG;
  • Distância: cerca de 130 km de Belo Horizonte;
  • Piso da trilha: terreno irregular, com areia, vegetação e algumas regiões rochosas;
  • Atrativos da trilha: vista para algumas das cachoeiras mais preservadas e escondidas de região do interior de Minas Gerais.

 

Produtos indicados para trilhas moderadas:

3) Jaqueta Columbia Masculina Watertight™ II

Ideal para viver aventuras com conforto, a jaqueta masculina Watertight™ II tem a tecnologia Omni-Tech™ que torna o modelo leve e impermeável para proteger você contra as mudanças de tempo na hora de realizar uma trilha. 

> Acesse aqui e compre

Crédito: Columbia Sportswear 

 

4)  Camiseta Columbia Masculina Titan Ultra™

Essa peça confortável mantém você sempre seco e protegido durante o percurso, devido às tecnologias exclusivas Omni-Wick™ e Omni-Freeze™ ZERO. Fique com a sensação de frescor e proteção com a camiseta Columbia Masculina Titan Ultra™. 

> Clique para comprar online. 

Crédito: Columbia Sportswear 

 

5) Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus Waterproof Amped

A Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus Waterproof Amped é ideal para prática de hiking, com tecnologias de amortecimento, tração e impermeabilidade para você percorrer qualquer percurso com segurança, conforto e proteção. 

> Clique aqui para comprar. 

Crédito: Columbia Sportswear 

 

Nível de dificuldade: Avançada

Opções para quem tem bom preparo físico e quer se aventurar em percursos mais demorados. São trilhas que apresentam maiores inclinações e instabilidades pelo caminho, terrenos íngremes e irregularidades no solo.

 

Trilha da Cachoeira Poço Encantado (Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada)

Essa é para você que gosta de água clara, calma e cristalina. A Cachoeira Poço Encantado é uma das atrações entre os municípios de Brumadinho e Nova Lima, a 25 km de Belo Horizonte. São 14 km de trilha (ida e volta), indicada para os aventureiros com mais experiência. O trajeto é considerado avançado e de difícil acesso.

  • Endereço: R. Quatro, 3, Brumadinho – MG;
  • Distância: 25 km de Belo Horizonte;
  • Atrativos: trekking na queda d’água, mergulho no Poço Encantado.

 

Trilha Topo do Mundo (Serra da Moeda)

Com uma mistura da fauna e flora da Mata Atlântica e do Cerrado, a trilha do Topo do Mundo é um dos passeios mais incríveis para quem ama altura e adrenalina. Localizada a 1.500 metros de altitude, a trilha é constantemente visitada pelos amantes de trekking e parapente. São 27 km de trilha, na Serra da Moeda, um dos pontos mais altos de Belo Horizonte.

  • Endereço: Topo do Mundo – Serra da Moeda, Brumadinho;
  • Distância: 36 km de Belo Horizonte;
  • Piso da trilha: terra, várias pedras, valas, rochas e erosões;
  • Trilha: monitorada;
  • Atrativos da trilha: motocross, mountain bike, trekking e parapente.

Trilha Topo do Mundo.

Crédito: Trilha Topo do Mundo. Crédito: Portal de Brumadinho.

 

Produtos indicados para trilhas avançadas:

6) Jaqueta Columbia Feminina Evapouration™

Esse modelo impermeável e com sistema avançado de evaporação do suor oferece proteção e conforto durante todas as adversidades da trilha. A jaqueta Columbia Feminina Evapouration™ apresenta tecnologia à prova d’água Omni-Tech™ e Omni-Wick™ para que você alcance sua melhor performance na natureza.

> Clique aqui para comprar

Jaqueta Columbia Feminina Evapouration™

Crédito: Columbia Sportswear 

 

7) Bota Columbia Masculina Newton Ridge™ Plus II Waterproof

Para passeios cheios de aventura e adrenalina, conte com a bota Columbia masculina Newton Ridge™ Plus II Waterproof para dar passos mais leves e ter estabilidade ao longo da trilha. 

> Compre online aqui.

Bota Columbia Masculina Newton Ridge™ Plus II Waterproof

Crédito: Columbia Sportswear 

 

8) Tênis Columbia Masculino Escape™ Pursuit

O tênis Columbia masculino Escape™ Pursuit é desenvolvido para proporcionar o maior conforto e proteção durante corridas de montanhas. Conte com passos leves e um ótimo amortecimento durante toda a aventura.

 

Tênis Columbia Masculino Escape Pursuit

Crédito: Columbia Sportswear 

 

Dicas e cuidados para uma viagem segura na pandemia

Viajar durante a pandemia, mesmo que para destinos próximos, requer todos os cuidados contra a Covid-19. Para curtir um dia ao ar livre, você pode escolher destinos não tão distantes, que dê para ir de carro, por exemplo.

Ao escolher destinos mais próximos, você evita o contato com outras pessoas e diminui o risco de contaminação. A recomendação é dar preferência ao turismo de isolamento e regional, aquele bate e volta para se reconectar com a natureza, cuidar da mente, do corpo e da alma, longe de aglomerações.

Independente do meio de locomoção, ou do destino escolhido, as medidas de prevenção devem ser seguidas para que você possa aproveitar sua viagem com tranquilidade.

Então, se vai viajar, que tal seguir estas recomendações:

  • use a máscara de forma correta em todo o percurso da viagem;
  • leve sempre com você álcool em gel e, quando possível, higienize as mãos com água e sabão;
  • mantenha-se afastado de aglomerações;
  • ao realizar pagamentos, prefira meios eletrônicos ou cartões;
  • aproveite as primeiras horas do dia para curtir lugares mais calmos e manter o distanciamento social.

Com planejamento, é possível se conectar com a natureza em locais mais isolados e longe das grandes cidades. Confira todos os produtos e equipamentos da Columbia SportsWear e garanta conforto e proteção na sua próxima aventura.

Na nova loja da Columbia em Belo Horizonte, localizada no Shopping DiamondMall, você encontra as melhores roupas e equipamentos outdoor, com tecnologias para garantir proteção e conforto ao longo de toda a trilha.

Conheça a Loja Columbia Sportswear Shopping DiamondMall:

Endereço: Av. Olegário Maciel, 1600 – Lourdes – Belo Horizonte/MG
Localização: Segundo Piso
Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado: das 10h às 22h / Domingo: das 14h às 20h
Telefone: (31) 2528-1886
WhatsApp: (31) 99688-9769

O conteúdo acima usou como referência os sites: BH Recicla, Guia da Semana, Vamos Trilhar e Turismo de Minas.

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!