A jaqueta outdoor é um dos equipamentos mais relevantes para os praticantes de atividades de aventura e existem em diversos tipos, modelos e especialidades. Mas você sabe quais são os tipos de jaqueta mais usados por quem pratica esportes outdoor?
Em meio a tantas opções, saber qual o mais indicado para a atividade que você pratica é a base para manter uma boa performance e a segurança. Por isso, é um assunto que faz toda a diferença e contar com a qualidade é imprescindível.
Você se interessou pelo assunto? Neste post, preparamos uma lista com os 4 principais tipos de jaqueta outdoor existentes no mercado! Continue lendo e saiba qual é o modelo que mais se adapta a seu estilo de esporte para aproveitar melhor os momentos junto à natureza. Boa leitura!
O que significa jaqueta outdoor
Muitas pessoas que gostam de praticar atividades ao ar livre, seja para curtir a natureza ou para vivenciar momentos de pura emoção e adrenalina. Para isso, são necessários diversos equipamentos e roupas e uma das mais importantes é a jaqueta.
Trata-se de uma peça que tem a função de proteger das intempéries climáticas que podem acometê-las durante as aventuras. Com isso, permite que a pessoa exerça atividades e esforços físicos de forma segura, evitando os riscos da umidade, temperatura ou ventos.
Dessa forma, a jaqueta é um equipamento importante e que não deve faltar para todo praticante de atividades outdoor, independentemente do tipo. Afinal, é uma roupa que protege de riscos sérios e com potencial de comprometer o esporte e a sua saúde.
4 principais tipos de jaqueta outdoor
Cada atividade — trekking, alpinismo, montanhismo, esqui, snowboard, entre outras — exige um modelo específico de jaqueta a fim de evitar que os atletas fiquem mais expostos às adversidades do tempo, além de ajudar a melhorar a performance durante a atividade.
Nesse sentido, é possível identificar no mercado tipos diferentes de jaquetas para atender a todos as características das atividades e garantir a proteção. Sendo assim, conhecer os modelos e suas particularidades é essencial para ter o equipamento ideal para a prática esportiva outdoor.
Veja a seguir, quais são os tipos de jaqueta outdoor mais comuns no mercado!
1. Fleece
Geralmente, a jaqueta Fleece é feita de poliéster (material sintético que se assemelha ao moletom) e são extremamente leves, macias e resistentes. Elas são recomendadas para os dias secos e frios, podendo ser usadas por baixo de outras peças, tal qual a jaqueta Shell, da qual falaremos mais tarde.
Também, podem ser utilizadas em baixo das jaquetas impermeáveis, caso o tempo esteja frio e úmido. Algumas delas mantêm o calor mesmo quando estão molhadas, assim como apresentam a característica de secagem rápida.
Existem várias gramaturas de jaquetas Fleece, sendo as mais pesadas as que conferem melhor aquecimento. Ainda, pode-se dizer que por serem mais duráveis que outros tipos de jaqueta, sintética ou de isolamento, muitos montanhistas e alpinistas frequentemente preferem a Fleece.
2. Corta-vento
Entre os tipos de jaqueta mais comuns que existem no mercado, podemos destacar o modelo corta-vento, pois basicamente protege o esportista dos ventos, evitando que haja queda na temperatura corporal.
Ela é mais indicada para ser usada em dias com ventos, desde que não esteja chovendo. Em geral, elas são finas e leves, e embora sejam recomendadas para vários esportes outdoor, garante os melhores resultados para o trekking e corrida.
3. Insulated
A Insulated é um modelo de jaqueta que contém algum tipo de enchimento com o propósito de isolar o calor interno. Além disso, ela é muito leve e fácil de embalar, uma vez que, ao ser embalada e comprimida, reduz o seu tamanho de modo considerável!
As jaquetas Insulated costumam ser resistentes ou impermeáveis à água, e por tal motivo devem ser usadas como camada externa em condições de clima frio e seco, ou ainda, como camada intermediária em condições climáticas extremas.
Esse modelo de jaqueta esportiva é muito usado para praticar alpinismo, snowboard ou escalada na neve, pois asseguram a melhor relação peso-calor se comparada aos demais tipos de jaqueta.
Assim sendo, é possível notar que as jaquetas do tipo Insulated oferecem excelente isolamento térmico e costumam manter o aquecimento do corpo em várias situações. Além disso, os modelos permitem que sejam usados no dia a dia como artigo de moda, devido ao estilo e a versatilidade das peças.
4. Shell
Conhecida também terceira camada, a jaqueta tipo Shell costuma ser usada acima das outras camadas e proporciona proteção contra a chuva, o vento e até a neve. O modelo é tão versátil que dispensa qualquer tipo de isolamento porque são térmicas e apresentam alto grau de impermeabilidade.
A jaqueta Shell é feita com uma única camada, dupla ou tripla, sendo de fácil secagem e bastante compacta. Alguns modelos dispõe de tecnologia que permite ser respirável, não importando as condições climáticas, o que oferece maior conforto para a pessoa.
Em geral, na confecção desse tipo de jaqueta são utilizadas algumas tecnologias, tais como:
- membranas impermeáveis;
- camadas repelentes à água;
- sistemas à prova de vento.
Além disso, o modelo considera essas tecnologias sem que haja peso adicional considerável. Se o clima estiver ameno, é possível usar a jaqueta Shell sobreposta a um baselayer para fazer caminhada, andar de bike, ou ainda praticar corrida quando o tempo não apresentar boas condições.
Como escolher a jaqueta outdoor ideal
Você viu até agora, que existem diferentes tipos de jaqueta outdoor no mercado e por isso, saber como fazer a escolha adequada é fundamental. Apesar de parecer uma escolha simples, é necessário considerar alguns fatores para ter um produto ideal para o esporte.
Nesse sentido, ter atenção é indispensável para evitar contratempos e passar por situações desagradáveis durante as atividades. Portanto, trata-se de uma decisão que deve ser tomada com todo cuidado, pois em caso de erros, os prejuízos podem ir além dos financeiros e colocar sua saúde em risco.
Saiba nos próximos tópicos, quais são os principais fatores que você deve avaliar para escolher a jaqueta outdoor!
Pense na atividade esportiva
Cada atividade tem suas particularidades, ou seja, nível de esforço, exposição aos fatores climáticos e objetivos. Sendo assim, sempre avalie esses pontos para identificar uma jaqueta que ofereça a proteção e não comprometa o desempenho, se encaixando perfeitamente no esporte.
Considere o clima e época do ano
Os fatores climáticos, tais como a temperatura, chuva, neve, e vento, também devem ser obrigatoriamente analisados na escolha da jaqueta. Por isso, sempre analise a época do ano e características da região que o esporte será praticado para ter um produto compatível e que garanta a proteção.
Conte com produtos de qualidade
A qualidade da jaqueta é algo que você não deve abrir mão, pois tem relação direta com a eficiência, conforto, durabilidade e performance esportiva. Diante disso, adquira uma jaqueta outdoor que seja produzida por uma marca confiável e especialista na confecção de produtos para esportes de aventura.
Ao longo do post, você pôde conhecer quais são os 4 tipos de jaqueta outdoor e como usá-las de acordo com as atividades que pratica. Sendo assim, escolher o modelo perfeito fica mais fácil na hora de adquirir a peça e realizar suas atividades com toda proteção e conforto.