Desafio e diversão: 5 locais interessantes para acampar no Brasil!

Existem, no Brasil, diversos locais para acampar, seja na praia ou na montanha. Independentemente do tipo de destino, é certo que o viajante garante uma experiência incrível com uma barraca nas costas e muita disposição.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, acampar pode, também, ser sinônimo de conforto. A partir da escolha dos melhores itens de acampamento, os aventureiros conseguem aliar comodidade e contato com a natureza. 

Se deseja escolher seu próximo destino, continue a leitura e veja 5 ótimos destinos para acampar no Brasil. Vamos lá? 

Quais são os melhores locais para acampar?

Com uma área de 8.511.000 km², o Brasil é um país que encanta com seus diversos locais para conhecer e acampar. Veja, a seguir, 5 lugares bastante interessantes e já planeje sua próxima viagem.  

1. Cumuruxatiba (Bahia)

Cumuruxatiba é o destino ideal para quem deseja aproveitar as praias da região em um local tranquilo. As águas verdes de Cumuru, como é chamada pelos locais, são calmas e, na faixa de areia, existem diversos quiosques para quem deseja aproveitar o dia. 

A praia tem um perfil rústico e os viajantes que agendam a visita para os meses de julho a outubro conseguem, por vezes, avistar as baleias-jubarte da região. Os amantes de passeios de barco também podem conhecer a Ponta do Corumbau, lugar ainda mais tranquilo.

Já para quem prefere aventura, o mergulho é atividade obrigatória, considerando as águas cristalinas das praias de Cumuruxatiba. Para tanto, o arquipélago de Abrolhos é o mais indicado: diante da diversidade de corais e tartarugas, o passeio torna-se um grande atrativo.

2. Praia Pedra do Sino (Ilhabela)

Ilhabela é um paraíso do litoral norte de São Paulo, muito visitada em todas as épocas do ano — especialmente no verão. Como o local é uma ilha, os viajantes que chegam com automóvel precisam atravessar em uma balsa, motivo para programar bem a viagem.

Conhecida como uma das praias mais bonitas de Ilhabela, a Pedra do Sino é composta por palmeiras na faixa de areia, mar raso e ondas tranquilas. Ou seja, se a intenção é curtir o banho de mar, o local é destino ideal. 

Uma curiosidade bastante interessante é que essa praia leva o nome de Pedra do Sino justamente porque suas pedras emitem um som de sino quando são batidas. Visite o local e se encante!

3. Pancas (Espírito Santo)

Se seu tipo de viagem ideal é montanha e muita área verde, Pancas é o destino mais indicado. Com uma distância de 180 km de Vitória, a capital do estado, é possível chegar a Pancas pela linha de ônibus Vitória x Mantenópolis. Para quem vai de carro, as estradas utilizadas são as BR 101-Norte, BR-259 e, por fim, a ES-080.

Os principais pontos turísticos são a Pedra Camelo, que é conhecida como o cartão postal da cidade, a Cachoeira do Moraes e a Pedra Agulha. Praticantes de voo livre também procuram a cidade por conta da famosa rampa Clementino Izoton: com uma vista de tirar o fôlego, o local é um passeio e tanto apenas pelo seu cenário. 

Para completar sua estadia, coma bem e conheça o cotidiano da pequena cidade, caminhando pelo centro. A Praça Central e o Mercado Municipal de Pancas são dois locais que merecem uma visita.

4. Praia do Sono (Paraty)

A Praia do Sono é um lugar paradisíaco que reúne área verde, montanha e mar azul. Isso porque o principal acesso é por meio de uma trilha: com nível de dificuldade média e muita subida, os aventureiros têm contato com a natureza a partir do início da viagem. A trilha tem o ponto de partida no Condomínio das Laranjeiras, e é possível deixar o carro em algum dos estacionamentos nos arredores. 

Já para quem prefere a aventura de chegar pelo mar, os pescadores locais realizam esse trajeto diariamente. Com duração de 10 minutos, essa pode ser uma boa dica para levar as bagagens sem preocupação com o peso. 

Se a intenção é descansar, aproveite a vista e as areias claras da Praia do Sono. Caso contrário, faça as trilhas para a Praia de Antigos, Antiguinhos e a Praia de Ponta Negra — a Cachoeira do Saco Bravo também merece entrar nessa lista, principalmente por sua vista de tirar o fôlego. 

5. Prainha Branca (Guarujá) 

Em Guarujá, praia do litoral de São Paulo, a Prainha Branca é uma ótima sugestão para quem deseja aproveitar o final de semana fugindo do agito da cidade. Com um mar bravo e areias claras, o local reúne diversos surfistas e viajantes que aproveitam o contato com a natureza.

Para chegar ao local, é necessário fazer uma pequena trilha, de nível de dificuldade fácil. Basta deixar o carro nos estacionamentos próximos à balsa para Bertioga e iniciar a caminhada.

Existem diversos campings na extensão da praia, mas o conhecido camping do Cantão é um dos mais indicados: ele é afastado do centro e, literalmente, no canto da praia. Por isso, prepare-se para dormir e acordar ouvindo o barulho do mar.

Como planejar seu próximo acampamento?

Depois de escolher o local de sua próxima viagem, é momento de preparar o checklist dos itens necessários. Lembre-se: uma viagem com comodidade apenas é possível a partir do planejamento e da aquisição de objetos de qualidade. Confira o que você não pode deixar de levar:

Também vale mencionar que, muitas vezes, os campings oferecem utensílios de cozinha ou, mesmo, toldos ou colchões para alugar. Se a ideia é levar apenas o mais importante, invista em uma boa barraca, mochila cargueira, vestimentas e calçados.

Existem diversos locais para acampar em nosso país: escolha o destino ideal, conte com um planejamento, adquira produtos de qualidade e tenha momentos incríveis. Não se esqueça da máquina fotográfica e boa viagem!

Gostou de conhecer esses 5 lugares incríveis? A vontade é de pegar estrada amanhã mesmo, não? Veja, agora, um checklist mais completo de itens para levar para acampar. Confira!

Powered by Rock Convert

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!