gorro para inverno

Gorro para inverno: descubra como usar da melhor maneira!

Jaquetas de Chuva Columbia Sportswear

O gorro para inverno é uma peça de roupa que traz consigo algumas experiências diferentes. Para alguns, é uma vestimenta fashion que pode ajudar a compor o look mais sóbrio das épocas mais frias do ano e, para outros, é uma maneira de se aquecer no frio mais intenso, seja em uma caminhada ou até mesmo em um esporte outdoor mais radical, como o esqui.

Seja qual for o seu objetivo, é importante entender que nem todos os modelos são iguais. Além disso, existem algumas diferenças entre eles que podem mudar por completo a sua visão ou até mesmo a maneira com a qual você escolhe e compra seus gorros.

Assim como outras peças de roupa mais tradicionais, existem modelos com tecido sintético e outros com tecido de origem animal (ou vegetal). É importante entender a diferença entre esses tipos para conseguir o melhor modelo para seu caso.

Nesta postagem, falaremos mais sobre isso e sobre como você pode fazer sua escolha de gorro para inverno de maneira totalmente segura. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Quais são os principais tipos de gorros para inverno?

Basicamente, um gorro é uma vestimenta para cobrir a cabeça. As diferenças realmente começam quando a área de proteção é aumentada. Alguns gorros, por exemplo, cobrem a região das orelhas, o que aumenta a área de proteção térmica e física.

O uso depende exclusivamente da atividade e do clima, porém, outros fatores como ambiente (interno ou externo) e até mesmo o gosto pessoal podem influenciar nessa escolha. Geralmente, os gorros maiores são ideais para áreas externas, enquanto os menores podem ser utilizados tanto em ambientes internos quanto externos.

Para quem pretende esquiar ou ingressar em uma atividade na neve, os modelos mais avantajados e com maior área de cobertura certamente são a escolha ideal.

Quais são os mais recomendados?

Por ser uma roupa razoavelmente simples, as recomendações também são bem básicas. A primeira diz respeito ao tipo de tecido, que mencionamos algumas vezes. Os modelos que usam tecido de origem animal são menos voltados para performance e mais indicados para roupas que estejam voltadas para moda e para simplesmente esquentar.

Os gorros com tecido sintético, no entanto, além de mais voltados para o rendimento esportivo, apresentam algumas características bem importantes para o conforto. Eles garantem maior manutenção da temperatura corporal e também conseguem proteger contra o vento, a depender do modelo.

Outras características podem incluir secagem rápida, que impede que sua cabeça permaneça fria por conta da umidade ou qualquer outro fator ambiental que possa influenciar na sua experiência.

É preciso lembrar que, nesse segundo caso, os gorros com tecido sintético são normalmente fabricados com poliéster, material largamente utilizado em vestimentas esportivas, por conta da sua secagem rápida, resistência a rasgos e proteção contra agentes externos.

Para quem vai praticar esportes ao ar livre ou simplesmente deseja uma roupa com muito mais conforto e durabilidade, as alternativas sintéticas são a melhor opção, uma vez que a lã e outros tecidos degradam com o tempo e resistem menos à ação do clima.

Como escolher o ideal?

A escolha do gorro ideal para o inverno depende de praticamente duas questões básicas: a primeira é a finalidade e a segunda, o seu objetivo com aquela peça de roupa. Como mencionamos, o gorro pode ser usado tanto como um item de moda como um item para performance esportiva.

Respondendo essa primeira questão (que é pessoal), é preciso partir para seu real objetivo. Se a intenção for conseguir ficar o mais aquecido possível, sem se preocupar com umidade, chuva, neve e demais agentes ambientais, a sua escolha deve ser para um modelo mais esportivo.

Se a intenção for somente entrar na moda ou aproveitar o inverno para descolar um visual mais atrativo, qualquer opção é vantajosa, desde que esteja no tamanho apropriado para sua cabeça.

Lembrando que essa última orientação serve para qualquer tipo de modelo e, assim como outras peças de roupa, é preciso que o gorro esteja justo, mas não apertado. Gorros de tamanho maior podem cair e dificilmente eles aquecem tanto quanto as alternativas mais justas ao corpo.

Posso utilizá-los em todas as situações?

Apesar das diferenças entre os modelos dos gorros que mencionamos aqui, é válido ressaltar que ambos são utilizados em qualquer situação. O “problema” é que os modelos mais simples, com tecido totalmente natural, não conseguem gerar tanto conforto ao ar livre quanto os modelos em fibra sintética, conforme apontamos.

Entretanto, os gorros com tecido sintético podem ser utilizados em qualquer situação, até mesmo aquelas que demandam somente a moda, seja em áreas externas ou em locais em que o clima não esteja tão agressivo.

Conseguindo encontrar um modelo, é interessante observar essa particularidade das fibras e outras funcionalidades (como secagem rápida) para conseguir aproveitar o máximo da peça de roupa sem ter que se preocupar durante o dia.

Qual a importância em manter a cabeça livre do frio?

Mesmo com todas essas informações sobre o gorro, é interessante ressaltar que manter a cabeça no frio pode gerar inúmeros desconfortos, como dores e até mesmo aumento da pressão sanguínea, por conta da vasoconstrição causada pelo frio.

Além disso, manter as extremidades aquecidas pode ajudar a evitar a hipotermia, a condição clínica em que a temperatura corporal cai para menos de 35 graus Celsius. Essa circunstância gera ainda mais sintomas, podendo causar tremores, ranger de dentes, diminuição da aptidão física, entre inúmeros outros mais graves, que podem colocar a sua saúde em risco.

Sendo assim, se você costuma sentir frio com facilidade ou se está prestes a enfrentar uma jornada em climas com temperaturas mais baixas, é mais do que recomendada a compra de um gorro para inverno. Por via das dúvidas, opte por um modelo com fibra sintética para poder colher todos os benefícios que mencionamos até aqui.

Gostou do post? Então, veja a nossa seleção de gorros na loja virtual e conheça todos os modelos disponíveis para venda!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!