Nosso Brasil não desaponta quando o assunto é viver grandes aventuras. Alguns destinos abrigam atrativos com diferentes níveis de dificuldade, adequados para iniciantes e grupos experientes na prática esportiva. Um bom exemplo dessa lista está no Parque Nacional do Itatiaia.
Localizado na região leste da famosa Serra da Mantiqueira, ele abrange quatro municípios: Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Itamonte e Bocaina de Minas, em Minas Gerais. É possível chegar ao local por diversas rodovias que dão acesso às partes Alta ou Baixa do complexo.
O que acha de conferir as matas, cursos d’água e formações rochosas de perto? Veja os principais cenários que você vai encontrar por lá!
Cachoeira Véu da Noiva
É um ponto que vale a pena marcar presença, visto que abriga uma das mais lindas quedas do município — são 40 metros de altura do topo até a base. A trilha para chegar é tranquila, tem por volta de 1 km de trechos planos e sua saída ocorre a partir de uma ponte.
A cachoeira do Véu da Noiva introduz bem a vivência de curtir a natureza ao máximo. O barulho de água caindo, o movimentar das folhas e todo o frescor proporcionado por essa combinação conseguem desacelerar o ritmo de qualquer visitante.
Se o objetivo for tomar um banho gelado, a dica é seguir o caminho em direção à mata fechada, que leva até outra cachoeira do Parque Nacional do Itatiaia: a Itaporani. Ela encanta com suas cascatas suaves e forma um lago tranquilo para nados e mergulhos.
Trilha dos Três Picos
Essa rota é indicada para os resistentes, visto que tem 7 km marcados por um solo íngreme. Ou seja, se a sua intenção for desafiar o corpo e gastar muitas calorias, você vai gostar de praticar trekking na Trilha dos Três Picos. Enquanto caminha, não deixe de contemplar o entorno repleto de espécies da Mata Atlântica.
Como o trajeto é longo, vale a pena reservar pelo menos um período ou o dia inteiro para visitar esse atrativo do Parque Nacional do Itatiaia. A experiência fica melhor quando cumprida com calma, pois permite observar as paisagens e fazer registros de diferentes ângulos.
Vá com um olhar curioso para não perder nada. Em alguns pontos, você vai conseguir visualizar o vale do Rio Parnaíba, detalhes da Serra do Mar e os contrafortes da Serra da Mantiqueira. Ou seja, prepare a câmera e o fôlego!
Lago Azul
A partir do Centro de Visitantes, percorrendo um trecho de 460 metros, você vai se deparar com uma bela piscina natural. Ela resulta da concentração das águas do Rio Campo Belo e foi apelidada de Lago Azul. Inclusive, esse é um local adequado para banhos.
O acesso ocorre por uma escadaria com aproximadamente 120 lances. Perto dali há outra trilha, sem degraus, que pode ser priorizada por grupos de idosos ou de pessoas com dificuldade de locomoção. De qualquer forma, todos que chegam ao Lago Azul se surpreendem com sua beleza.
Cabe destacar que existem quiosques espalhados nos arredores desse atrativo. Muita gente aproveita as instalações protegidas para fazer pausas e até piqueniques. Então não se preocupe se precisar de um intervalo confortável para repor as energias e hidratar o corpo.
Piscina do Maromba
Outro destaque do Parque Nacional do Itatiaia é esse lago natural de nome bem curioso. Ele está situado em uma região de 1100 metros de altitude e pode ser acessado via escadaria. É uma formação de água de grandes dimensões, muito procurada por banhistas experientes.
A Piscina do Maromba é um dos melhores destinos do complexo para você se refrescar após longas caminhadas. Fica aqui o aviso de que suas águas são bem geladas, por isso, é bom se preparar. Invista em trajes adequados ou priorize os mergulhos no momento em que houver mais sol.
Nas grandes rochas que rodeiam o lago é possível ver camadas de maciços vegetais que rendem ótimas imagens. Esse lugar tem muita área de sombra por perto, sendo uma opção legal para reunir a família ou os amigos durante as confraternizações.
Maciço das Agulhas Negras
Um dos principais pontos de encontro para atividades outdoor é essa formação incrível de rochas. Elas são enormes e atingem um pico máximo de 2.791,55 metros. As opções de visitas variam entre caminhar até a base do maciço ou seguir o desafiador trajeto até o cume.
Para chegar ao topo, que é a região mais alta do Parque Nacional do Itatiaia, você deve enfrentar mais de 20 vias de escaladas com diferentes níveis de dificuldade. O tempo para percorrer toda a rota depende dos trechos escolhidos e, claro, do condicionamento físico de cada participante.
Para quem prefere permanecer aos pés do ponto turístico, a dica é partir do Abrigo Rebouças em direção a uma trilha de 1300 metros. A duração dessa atividade fica em torno de 45 minutos e tende a ser amenizada pelas encantadoras paisagens em meio aos campos de altitude.
Camping
Um dia é pouco para apreciar todas as maravilhas do complexo. Assim, uma alternativa aos aventureiros mais curiosos está em pernoitar no local. Com agendamento prévio, é possível levantar acampamento em áreas exclusivas ou ocupar as instalações dos abrigos, que pertencem ao parque.
Há espaço para 20 barracas com capacidade de até 3 pessoas. As reservas ficam destinadas a 16 vagas, sendo 4 para os visitantes que viajam sem um planejamento de passar a noite. Nesse caso, a escolha é feita de acordo com a ordem de chegada.
Com ou sem camping, é crucial contar com os equipamentos e as vestimentas adequadas para cada modalidade esportiva. Pense que você estará ao ar livre, portanto providencie calçados duráveis e roupas inteligentes para enfrentar condições extremas com máximo conforto e segurança.
Boa parte dos lugares têm acesso por caminhada, então, invista em um bom tênis para trilha e adapte os tecidos ao clima. Se for calor, a dupla bermuda e T-shirt cai bem. Já a calça e a jaqueta são indispensáveis no frio. Para proteger a pele exposta, vale buscar desde chapéus e bonés até protetores de pescoço.
E então, já sabe quais atrativos farão parte do seu roteiro pelo Parque Nacional do Itatiaia? A gente espera que você consiga explorar muitos lugares e eventos radicais, isso de maneira individual ou em grupo. Lembre-se de que o importante é viver o presente para criar boas lembranças do destino.
Gostou deste artigo e quer mais detalhes sobre produtos inteligentes? Venha entender como funcionam os tênis para caminhada ou trekking!