roupas para fazer trilha

Quais são as melhores opções de roupas para fazer trilha?

Saber as melhores opções de roupas para fazer trilha é fundamental para conseguir aproveitar o passeio e o que a natureza tem a oferecer. Vestimentas comuns não são indicadas pela falta de algumas funcionalidades essenciais como secagem rápida ou proteção contra os raios UV, por exemplo.

Boas roupas são capazes de garantir sua mobilidade, proteger contra intempéries climáticas e manter seu nível de conforto enquanto você desbrava suas paisagens preferidas. É válido dizer que sua escolha também pode variar de acordo com a temperatura e outros fatores externos, como chuva ou sol muito intenso.

Abaixo, falaremos sobre algumas das recomendações mais importantes para todos os tipos de situação. Seguindo essas orientações, é certo que seu passeio será um sucesso e uma experiência muito agradável. Confira!

As melhores alternativas para dias quentes

Em dias quentes, o ideal é usar roupas com secagem rápida e proteção UV. Essas funcionalidades são essenciais para quem enfrentará sol forte e trilhas razoavelmente longa. Note que roupas mais pesadas atrapalham sua caminhada, especialmente em locais de difícil acesso. Por isso, vale a pena utilizar as recomendações abaixo.

Shorts (ou bermuda)

O shorts sempre foi a escolha ideal para a maior parte dos esportes. Desde o atletismo até o boxe, a maior parte dos atletas sempre escolheu o shorts como uma vestimenta versátil, que garante mobilidade e não atrapalha nenhum movimento.

Esses benefícios também se estendem para quem pratica corrida de montanha. Assim como mencionamos, os melhores modelos apresentam secagem rápida, proteção UV e até mesmo um short de compressão interno que ajuda a aquecer a musculatura e facilitar ainda mais os movimentos durante a caminhada.

Para quem prefere um comprimento maior, as bermudas são a escolha mais eficiente para os dias mais quentes. Seus benefícios são praticamente os mesmos, mas é igualmente importante optar por alternativas que sejam apropriadas para a prática esportiva.

Camiseta

A camiseta é a segunda vestimenta mais importante. Aqui, não tem muito segredo. O ideal é optar por um modelo leve, de tecido sintético, com capacidade de secagem rápida e com proteção UV.

Cada uma dessas características — que são semelhantes à da vestimenta anterior — garantem que o indivíduo permaneça seco, fresco e livre dos efeitos nocivos do sol. Essa proteção é inestimável e muda completamente a experiência do passeio.

Tênis

Há sempre um intenso debate sobre o uso do calçado ideal no montanhismo. A dúvida entre tênis e bota é muito comum e muitas pessoas perdem bastante tempo nessa discussão.

De maneira geral, o tênis — apropriado para trilha, não aqueles de corrida de rua — é a escolha ideal para quem fará um curto passeio na natureza, em um dia ensolarado e em um caminho bem delimitado e sem grandes obstáculos ou diferenças de solo.

As botas, normalmente, são mais utilizadas em locais mais desafiadores. Elas geralmente são impermeáveis e tendem a ter maior proteção no tornozelo para evitar torções e outras lesões que possam vir a acontecer por conta da instabilidade do solo, muito comum em ambientes naturais. Para trilhas mais usuais, podemos dizer que ela é opcional aos tênis destinados para a atividade.

Acessórios (bonés e óculos escuros)

Por fim, não se esqueça que os acessórios são muito importantes. Bonés e óculos escuros podem dar mais conforto e estilo. Além disso, são dois itens que ajudam a proteger do sol e dos efeitos nocivos que eles podem ter na nossa pele ou até mesmo visão. Esses acessórios são indispensáveis e alguns outros itens, como mochila de hidratação, por exemplo, podem ser muito úteis para facilitar sua caminhada.

As escolhas fundamentais para dias frios

Para dias frios também é importante estar vestido adequadamente. Alguns diriam que em temperaturas mais baixas, a preocupação deve ser redobrada, uma vez que o risco de hipotermia pode ser real (a depender do ambiente) e os desconfortos podem se tornar bem mais desagradáveis que o que sentimos de calor mais intenso. Veja abaixo algumas das nossas principais recomendações sobre as melhores roupas para trilha em dias frios.

Calça

A calça é um item indispensável. As melhores para trilhas são aquelas de tecido sintético, elas são mais leves e de secagem rápida, algumas com proteção UV. Os modelos mais robustos — como aqueles voltados para neve — podem ser úteis, especialmente se o praticante fará um percurso em temperaturas abaixo de zero, o tecido desse tipo de calça é impermeável para evitar que a neve deixe o produto úmido e o o corpo sofra queda brusca de temperatura.

Jaqueta corta-vento

A jaqueta corta-vento é uma peça de roupa indispensável para qualquer aventureiro ou atleta de plantão. Esses modelos que são leves, versáteis e estão entre as melhores escolhas para quem deseja se proteger do vento, alguns modelos também protegem da chuva. A jaqueta corta-vento pode aumentar bastante seu conforto sem comprometer sua performance esportiva, mesmo em trilhas mais curtas.

Fatores que influenciam sua escolha

É muito importante dizer que existem vários fatores que podem fazer com que você altere uma ou mais das nossas recomendações. Esses fatores envolvem a duração da trilha, a estação do ano e a temperatura daquela data específica em que você vai fazer seu passeio.

Fatores individuais também são fundamentais e devem ser colocados na balança quando o assunto se trata das melhores alternativas. Sempre leve em conta seu bem-estar e conforto em qualquer aventura na natureza que você for fazer.

Não se prenda a rigorosos critérios e, de forma geral, entenda que você é o praticante da atividade. Eventualmente, suas necessidades e gostos podem mudar ao longo do tempo. É importante manter-se flexível e sempre acompanhar as mudanças ambientais e pessoais durante sua jornada como atleta.

Saiba onde comprar cada um desses itens

Se você busca saber onde comprar roupas para fazer trilha em São Paulo, visite a nossa loja física no Shopping Morumbi.

Temos também lojas físicas no Shopping Barigui em Curitiba, Iguatemi em Porto Alegre, Snowland Gramado e Diamond em Belo Horizonte, além da loja virtual que entrega em todo o Brasil. Você pode conversar com nossos especialistas e saber mais sobre os modelos.

Nossos produtos são testados por atletas e comprovadamente eficientes e resistentes as mudanças climáticas e demais riscos que a mãe natureza impõe sobre cada um de nós.

Esperamos que nossa lista com as melhores opções de roupa para fazer trilha tenha ajudado você a se sentir mais seguro para começar no hiking, que apesar de muito prazeroso, depende dessas vestimentas para ser um esporte realmente saudável e agradável.

Gostou do post? Visite nosso site e saiba mais sobre nossos produtos — estamos ansiosos para tirar todas as suas dúvidas!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!