travessia petrópolis teresópolis

Quer fazer a travessia Petrópolis Teresópolis? Veja nossas dicas!

A travessia Petrópolis Teresópolis é uma das mais famosas do estado do Rio de Janeiro. Centenas de pessoas todos os anos embarcam na aventura que tem cerca de 28 km de extensão. O percurso é considerado difícil e certamente é desaconselhável para iniciantes no trekking.

Normalmente feito em 3 dias, o trajeto mostra uma boa variação de altitude e uma vista incomparável, tida por muitos como uma verdadeira recompensa por todo o trabalho e desafio imposto pela Serra dos Órgãos.

Se você se interessa por essa travessia, falaremos mais sobre o roteiro, preparação, cuidados que você deve tomar ao embarcar na viagem e quais roupas e equipamentos utilizar. Continue a leitura para saber mais!

Como é o roteiro?

O roteiro mais clássico da travessia Petrópolis Teresópolis é realizado em 3 dias. O início, no primeiro dia, acontece no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e tem direção para os Castelos do Açu. Ao chegar, os viajantes acampam e seguem viagem para a Pedra do Sino, no dia seguinte. No terceiro dia e último dia, todos seguem até Teresópolis, para completar a travessia.

Os dois primeiros dias costumam ter de 6 a 8 horas de duração. O terceiro é mais curto, e a caminhada reduz para cerca de 4 horas. Essas estimativas podem mudar de acordo com o clima e ritmo do grupo, mas, em média, a duração total é de cerca de 20 horas.

Algumas pessoas conseguem e se planejam para fazer a travessia em somente 2 dias. Mas isso deixa o passeio mais corrido e até mesmo muito intenso. Nesse caso, o primeiro dia costuma ter cerca de 6 a 8 horas e, o segundo, algo em torno de 11 a 13 horas de caminhada. O importante é se preparar e estar ciente dos desafios que surgirão ao longo do percurso.

A recomendação básica é optar pelo roteiro de 3 dias, especialmente se você nunca tiver feito essa travessia. A razão para isso é a dificuldade do passeio.

Como se preparar para realizar a travessia?

Por ter vários quilômetros de caminhada com terreno bem íngreme, é fundamental ter um bom preparo físico. Lembre-se de que você terá que levar equipamentos e uma mochila mais pesada que o habitual. Por isso, é ainda mais importante ter força para conseguir superar os desafios.

A capacidade cardiovascular também deve ser trabalhada. Exercícios aeróbicos e de força devem ser incluídos na rotina para que você consiga superar todos os obstáculos sem muita dificuldade.

Uma boa ideia é incluir periodicamente algumas trilhas menores para poder se adaptar melhor a essa atividade física. Opte por caminhos mais difíceis, com variação de altura e, se possível, um clima mais frio.

A Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, tem um clima mais ameno, muito diferente do calor intenso da capital. Por isso, é interessante se adaptar para essas mudanças climáticas para conseguir ter mais tranquilidade na travessia.

Quais cuidados devem ser tomados?

O primeiro cuidado que você deve ter ao decidir fazer essa travessia é a busca por um guia especializado. Não é possível fazer o percurso sem esse profissional. A região serrana é enorme, imersa na natureza, e não há pontos de hospedagem ao longo do caminho. Os desbravadores acampam nas regiões montanhosas e seguem sem muita proximidade com as cidades locais.

Se perder não é difícil. Além disso, existem pontos da travessia em que os obstáculos são bem desafiadores. Aqui fica o destaque para o “elevador”, o “cavalinho” e o “mergulho”. Esses pontos são “verticais”, e é sempre preciso ter auxílio de alguém que tenha noção de técnicas básicas de escalada e uso de equipamentos de segurança, como cordas.

Além desse aspecto, é muito importante ter alguma experiência com trekking para poder realmente aproveitar o passeio. Entenda que essa travessia é difícil; portanto, iniciantes ou aqueles que não costumam se exercitar podem ter sérios desconfortos ao enfrentar quilômetros de mata atlântica com variação de altitude. Boa parte da caminhada é íngreme, o que pode fazer pessoas iniciantes desistirem.

Por fim, não se esqueça de que é muito importante estar com roupas e equipamentos apropriados. Levar comida e ter uma checklist pronta antes de ir é fundamental para manter a hidratação e a alimentação ao longo da travessia. Falamos mais sobre esses pontos a seguir.

Quais roupas e equipamentos utilizar?

Se tratando de roupas, você precisa de algumas vestimentas essenciais. O ideal aqui é optar por roupas esportivas, apropriadas para a atividade física e esse tipo de passeio. Como mencionamos, a região serrana do Rio é bem mais fria que a capital. Muitos podem se surpreender com essa diferença, mas acredite, o calor do litoral é uma raridade nessa região de maior altitude.

Por isso, procure seguir sua viagem com as seguintes vestimentas:

É importante levar uma muda de roupa e não se esquecer de levar água e alimentos, como mencionamos. Muitos dos guias costumam preparar o acampamento e ter maior controle sobre essas questões mais particulares da viagem. Então, peça informações sobre o que você deve levar.

Em relação aos acessórios, você pode optar por bonés, chapéus e óculos escuros para se proteger do sol e aproveitar com mais tranquilidade toda a vista. Em termos de equipamento, o bastão de caminhada, a mochila de hidratação, barraca e outros itens podem ser de grande ajuda para facilitar seu percurso. E mais uma vez fica recomendada a consulta com um guia especializado.

Seguindo todas essas orientações e se preparando de forma adequada, você pode ter certeza de que o seu passeio será um grande sucesso. E, dessa forma, você terá acesso a uma das melhores vistas do país. A pedra do Sino, o ponto mais alto da travessia, tem uma vista incrível para os morros do Rio de Janeiro. Estar lá é um privilégio, e muitos nunca se esquecem da vista que encanta as pessoas que passam pelo local.

Gostou deste post sobre a travessia Petrópolis Teresópolis? Compartilhe nas redes sociais!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!