Se você gosta da natureza, adrenalina e viagens, com certeza você já ouviu falar do turismo de aventura. Essa modalidade mistura viagem e aventura, explora a natureza e encara novos desafios. Desbravar a Patagônia, fazer um trekking pela Nova Zelândia ou descobrir as savanas africanas são algumas das rotas que logo vem à mente dos viajantes de plantão.
O que muita gente não sabe é que o Brasil é uma potência do turismo de aventuras. Devido às características do nosso país, o relevo, clima, flora e hidrografia, ele conta com opções de rotas para todos os gostos.
Neste texto, vamos falar sobre o turismo de aventura no Brasil, apresentando 8 lugares imperdíveis! Aproveite a leitura e planeje já a sua próxima viagem!
1. Jalapão — Tocantins
O Jalapão é um dos destinos mais procurados pelos amantes de aventura. Ele ficou ainda mais famoso após ser “pano de fundo” de uma novela global. O Parque Estadual do Jalapão é de difícil acesso, mas a sua beleza compensa todas as dificuldades. As cachoeiras cristalinas e lagoas esverdeadas formam verdadeiros oásis em meio às paisagens desérticas.
Nesse lugar deslumbrante, você pode apreciar o pôr do sol, fazer diversas trilhas, flutuação nos fervedouros, rafting e andar de caiaque no Rio Novo, além de visitar várias cachoeiras.
2. Chapadas dos Veadeiros — Goiás
A Chapada dos Veadeiros é um patrimônio mundial da UNESCO. Localizada em Goiás, o parque abriga trilhas, cânions, vales e piscinas naturais. Ao todo, são 65 mil hectares de parque, onde você pode fazer trekking, canoagem, rafting, rapel, escalada, balonismo, tirolesa, arvorismo, entre outras atividades.
Para conhecer a região é interessante contar com um carro ou outro transporte. Algumas trilhas e cachoeiras são de fácil acesso, outras nem tanto. Enquanto alguns poços estão à beira dos estacionamentos, outras levam mais de um dia de trilha.
3. Jericoacoara — Ceará
A região é uma das preferidas dos adeptos ao kite e ao windsurfing. Localizado ao norte do Ceará, Jeri — para os íntimos — está na rota de velejadores do mundo todo e é considerado como um dos melhores locais para praticar esses esportes. Barra Grande no Piauí e Atins no Maranhão são outros dois pontos bastante populares.
Além disso, é possível fazer trekkings, passeios de bug, quadriciclo e 4×4 pelas dunas. O surf é um esporte que também está ganhando popularidade na região.
4. Boituva e Brotas — São Paulo
Essas 2 cidades são consideradas as capitais do turismo de aventura em São Paulo. Cada uma oferece diferentes modalidades de esportes e aventura. Ficam cerca de 200 km uma da outra e são próximas da capital, sendo Boituva a mais perto.
Brotas é conhecida por suas cachoeiras e natureza. Lá é possível fazer trilhas, rafting, rapel e escalada. Além disso, é um dos destinos mais procurados para off road, já que reúne muitas trilhas. Boituva é conhecida pelos passeios de balão e pelo paraquedismo. O grande atrativo da cidade são as atividades aéreas. Isso garante vários mirantes para apreciar a bela vista.
5. Bonito — Mato Grosso do Sul
Bonito é uma pequena cidade localizada no estado de Mato Grosso de Sul. Atualmente, o local que conta com cerca de 20 mil habitantes, se tornou um dos destinos preferidos dos amantes de natureza e aventura, uma vez que a sustentabilidade é um dos pontos mais interessantes da cultura local e os esportes outdoor são sempre encorajados pela população.
A região é recheada de belas paisagens e tem como um dos diferenciais as águas cristalinas e algumas cachoeiras que são propícias para banho e lazer. É possível fazer trilhas, tirolesa, rapel, praticar remo, rafting entre outras atividades. Bonito vale a visita e é um dos destinos mais memoráveis da nossa lista.
6. Chapada dos Guimarães — Mato Grosso
A Chapada dos Guimarães — famosa por sua extensão, fauna e flora — é um dos destinos mais cheios de aventura que você pode fazer. Todo ano milhares de turistas se deslocam até a região para desbravar suas trilhas e visitar as cachoeiras (o destaque fica para cachoeira Véu de Noiva).
Outro programa muito comum do local é o desafiador trekking para o Morro de São Jerônimo. São ao todo 8 horas de caminhada em terreno irregular e imerso na completa natureza. O mais legal dessa aventura é que você acaba conhecendo praticamente todos os principais pontos de interesse da região de uma só vez.
Para conseguir aproveitar bem o passeio certifique-se de marcar sua viagem no verão, que é o período de cheia. As cachoeiras e os mirantes ficam mais bonitos e livres da típica neblina de inverno. Outro ponto que deve ser da sua atenção é que é imprescindível estar munido de bons equipamentos (como mochila, bota e roupas esportivas) para conseguir aproveitar bem o trekking ou as trilhas mais desafiadoras.
7. Capitólio — Minas Gerais
Capitólio é outro local que se destaca pela beleza natural, mas, dessa vez o foco do passeio são as piscinas naturais de cor verde esmeralda. A região conta com vários paredões e cachoeiras que são deslumbrantes e, por lá, os passeios a barco e outras atividades aquáticas são o ponto principal.
Para quem gosta de natureza, existem algumas atrações mandatórias, são elas: a trilha do sol (com cerca de 4 km de extensão), o mirante do cânion, as cachoeiras no limite do grito e o poço dourado.
Cada um desses locais são dignos de uma bela foto de viagem. Como extra, é importante dizer que Capitólio tem algumas pousadas maravilhosas, com boa estadia e com ótimo cardápio.
8. Lençóis Maranhenses — Maranhão
Os Lençóis Maranhenses são absolutamente deslumbrantes. A beleza natural que mistura dunas com areia branca e pequenos lagos com água cristalina faz com que qualquer pessoa pare por, pelo menos, alguns minutos para apreciar toda a peculiaridade do local.
Para quem busca aventura, a região também é um ótimo destino: existem vários passeios de barco nas proximidades, passeio off road, trilhas, sandboard (uma espécie de snowboard na areia) dentre outras opções mais alternativas, como acampamento, por exemplo.
Quem está em busca de uma paisagem inusitada e está procurando um passei completamente diferente do habitual, os Lençóis Maranhenses podem ser a opção perfeita.
Bônus: organização de uma viagem de turismo de aventura no Brasil
Uma viagem de turismo de aventura requer planejamento. A maior parte dos locais tem um limite de visitantes por dia para garantir a preservação da natureza. Por isso, para você não desperdiçar nenhuma oportunidade, pesquise sobre o local antes e procure ajuda de uma agência de turismo. Uma agência local costuma ter as melhores opções e dicas por conhecer melhor a região.
Nosso país é enorme, com belezas naturais espalhadas por toda sua extensão. De norte a sul, leste a oeste podemos encontrar opções de roteiros para turismo de aventura no Brasil. Aqui listamos apenas algumas opções, mas saiba que as alternativas são infinitas: Bonito, Fernando de Noronha, Cambará da Serra, Amazonas, Serra do Cipó e Pedra Azul são outras possibilidades espalhadas pelo país.
Se você gostou deste artigo não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e Facebook.