Veja como entreter crianças em casa de forma simples e divertida

Quem tem criança em casa sabe que o confinamento pode ser bem mais complicado e cruel para os pequenos do que para os adultos. As crianças, que estão acostumadas a gastar energia na escola com os amigos e em passeios no parque, acabam ficando estressadas após longos períodos sem sair de casa. Mas é possível aproveitar o resguardo contra o coronavírus para fazer algumas atividades. Essa quarentena pode ser uma oportunidade para pais estarem mais próximos e conseguir entreter as crianças em casa.

Porém, é preciso organizar a rotina, mantendo as atividades diárias nos horários comuns, para que as crianças compreendam que o período não é de férias. Alimentação, sono, banho, dever de casa, enfim, nada disso deve mudar. O que entra no calendário para aplacar o tédio no tempo livre são as horas de brincadeira, fazendo algumas atividades fáceis, divertidas e econômicas dentro de casa.

Para ajudar nessa tarefa, trouxemos uma lista com atividades interessantes para entreter as crianças. Continue acompanhando o texto para saber mais detalhes! Boa leitura!

Mostre para as crianças as práticas de esporte

Praticar esporte estimula o sistema imunológico das crianças e dos adultos, por isso se torna ainda mais essencial em tempos de pandemia. O esporte, enquanto atividade física bem organizada, é fundamental tanto para o desenvolvimento motor e físico quanto para o desenvolvimento social das crianças.

Permita que as crianças subam nos sofás, movam as cadeiras e tudo o que puder ser feito de forma segura dentro de casa. Uma das regras deve ser manter a livre circulação, portanto, está liberado todo tipo de dança, movimento, cambalhota, alongamento e salto para melhorar a coordenação dos movimentos.

Para as crianças de 3 a 4 anos, alguns exercícios interessantes para fazer dentro de casa são:

  • caça ao tesouro doméstico: busca de objetos tentando cobrir todas as áreas do apartamento ou da casa;
  • pular corda: vai ser preciso apenas ter uma corda e um tapete macio e criar um obstáculo para pular;
  • jogo de jacaré: é necessário espalhar alguns “barcos” ou “ilhas” no chão (você pode utilizar livros, almofadas ou bichos de pelúcia das crianças, por exemplo) e começar a pular de um objeto para outro. O objetivo é não cair “na água” para não ser devorado pelo jacaré faminto, que pode ser personificado pelos pais.

Para os pequenos de 5 a 7 anos, há algumas atividades ideais:

  • pista de obstáculos: você só precisa criar uma pista de obstáculos bem divertida que inclua diversos movimentos (engatinhar, pular, ziguezaguear, andar em uma linha com um pé etc.);
  • dança do travesseiro: insira um travesseiro no chão, escolha uma música rítmica e já pode começar a dançar. Um dos jogadores deve dizer “travesseiro”, assim, quem conseguir se sentar primeiro no travesseiro é o ganhador;
  • basquete: é só criar uma cesta em algum cômodo da casa e jogar com uma bola macia.

Já para as crianças de 8 a 11 anos, as atividades interessantes são:

  • patinação no “gelo”: o ideal é limpar uma área da sala e fingir deslizar no gelo. Há diversas formas de tornar o jogo bem real, como usar folhas de papel encerado e utilizar meias de lã, para deslizar melhor no chão;
  • festa de dança: escolha uma música energizante e bem alegre e solte a dança com as crianças;
  • salto em distância: é preciso desenhar de cinco a dez linhas com a fita de papel, sendo que cada uma deve estar em torno de 20 cm de distância. Pode ser em um tapete da casa. A partir da primeira linha, é só começar a pular para avaliar quantas tiras são cruzadas.

O ideal é que todos utilizem calças, blusas e tênis adequados para fazer os exercícios, mesmo que estejam em casa. É preciso contar com bons artigos esportivos. E, claro, não se esqueça da hidratação.

Ensine as crianças a armar barracas dentro de casa

Pode ser no quarto, na varanda, na sala e até mesmo na cozinha da casa, a ideia aqui é armar barracas de cadeiras e cobertores, apagar as luzes e brincar de acampar. Vocês podem até criar uma fogueira de mentira utilizando uma luminária com papel translúcido laranja, por exemplo. Levem livros, lanches e lanternas para ficar ainda mais real e inesquecível.

Pratique meditação com as crianças

A meditação estimula a respiração e a concentração de maneira adequada. E vocês podem começar com pequenas doses. Proponha às crianças que todos fiquem em silêncio durante um minuto, prestando bastante atenção aos barulhos externos. Quando terminarem, conversem sobre o que todos conseguiram ouvir. Outra maneira é pedir para que as crianças façam algumas respirações profundas para que consigam perceber a vibração do próprio coração.

Cultive plantas e hortaliças

A quarentena pode ser um excelente momento para começar a cultivar temperos ou plantas em casa. E dá para fazer isso até em apartamentos que tenham uma sacada ou uma área de serviço, mesmo que sejam pequenas. As crianças gostam muito de mexer com a terra, e ter plantas em casa ensina sobre cuidado e, claro, é uma ótima oportunidade de acompanhar o ciclo de vida de um vegetal.

Cozinhe em família

Convidar as crianças para cozinhar é uma boa oportunidade de entreter e ensinar ao mesmo tempo. Os pequenos podem quebrar os ovos para fazer um bolo ou mexer com a massa para fazer pães, pizzas e biscoitos, por exemplo.

Além disso, preparar uma salada de frutas pode ser uma ótima ideia para que as crianças consumam alimentos saudáveis e descubram novos sabores. Permita que elas reparem nas propriedades de cada ingrediente para aprender com essa atividade.

Inclua as crianças na organização da casa

Uma atividade bem interessante para entreter as crianças é incluí-las nas tarefas de casa — além de ajudar a desenvolver a consciência de que todas as pessoas que moram na casa precisam colaborar para manter o espaço arrumado e limpo. A partir dos 2 anos de idade, os filhos já são capazes de passar um pano e de tirar a mesa, por exemplo. E o melhor é que dá para fazer essas coisas brincando.

Para isso, é só ligar uma música bem animada e colocar a mão na massa. Para limpar o tapete da sala, é legal até fazer uma botinha de fita adesiva nos pés e começar uma dança junto com as crianças. É só usar e abusar da criatividade. Por fim, vale ressaltar que, ao completar com a criança cada uma das tarefas de casa, é fundamental criar um ritual de celebração, uma dança, um abraço, um toque. A rotina vai ficar mais legal e o clima bem leve.

Crie um jogo de tabuleiro no quintal

Você pode criar o jogo em folhas de cartolina unidas ou direto no chão da casa mesmo. Procure uma fita adesiva colorida e crie a trilha que deverá ser seguida, desenhando diversas casinhas e deixando todas enumeradas.

Em seguida, é só utilizar a imaginação e a criatividade para estipular as regras. Algumas ideias bacanas são: fazer caretas, fazer mímicas, dar um abraço na pessoa ao lado, voltar casas, fazer danças esquisitas.

Faça noites temáticas

Festa de máscaras, de havaianas, do pijama. Noite dos personagens, das profissões, do espaço. Noite japonesa, italiana, árabe. Você só precisa escolher um tema e, por meio dele, pensar em filmes, comidas, músicas e decoração, por exemplo. Vai ser uma noite temática de muita diversão entre a família. As crianças vão amar e aprender muito.

Bom, é importante que os pais estejam presentes e que se envolvam nessas atividades para entreter crianças em casa. TVs, computadores, tablets e smartphones devem ficar um pouco de lado, a não ser que sejam usados para atividades lúdicas e criativas, como fazer vídeos, tirar fotos, participar de chamada de vídeo. É fundamental pensar em atividades que façam com que as crianças tenham vontade de participar.

E aí, gostou das nossas dicas simples e divertidas para entreter as crianças em casa? Então aproveite e compartilhe o texto nas suas redes sociais para ajudar outros pais nesse momento!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!