Viagens com crianças: confira 7 cuidados que se deve ter

Viagens com crianças são uma ótima maneira de aproveitar as férias sem ter que abrir mão de conhecer novos lugares. Além do puro prazer de viajar, esse tipo de passeio ajuda a aumentar os horizontes e ampliar a visão do mundo dos mais jovens, que quase sempre ficam encantados com novas aventuras.

Apesar dos benefícios, é preciso ter em mente que esse tipo de viagem apresenta algumas particularidades. Crianças requerem mais cuidados, é preciso redobrar a atenção na segurança, alimentação, saúde, vestimentas e outras particularidades.

Além disso, é sempre importante relembrar que, diferente dos adultos, crianças não gostam — e não devem — passar por grandes adversidades. Mudanças de temperaturas intensas e destinos mais desafiadores definitivamente não devem fazer parte desse tipo de programa.

Nesta postagem, falaremos sobre os 7 cuidados que você deve ter para conseguir planejar e realizar a viagem perfeita com seus filhos. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

1.Pesquise bastante sobre a estadia

O primeiro cuidado que você deve ter é com a estadia. Verifique extensamente os locais que podem servir de opção para sua hospedagem. Procure informações sobre a qualidade do serviço, das instalações e dos arredores do hotel.

Cada um desses detalhes são importantes. Procurar locais com playground e áreas destinadas para crianças pode ser um “plus” para você e seu filho. O lazer mais voltado para o público infantil pode facilitar a viagem e até mesmo transformá-la em uma lembrança inesquecível. Por isso, não deixe de ter atenção na sua estadia e no conforto que ela pode proporcionar para você e sua família.

Para quem pretende acampar com crianças, escolha áreas destinadas para a atividade, livre de animais silvestres e com boa infraestrutura ao redor. As mesmas preocupações acima se aplicam, tenha sempre o bem-estar como objetivo principal.

2.Preste atenção na alimentação e na hidratação

A culinária de outros países ou outros estados sempre é um atrativo para quem está fazendo turismo. Apesar disso, crianças são mais sensíveis e podem não gostar do sabor ou até mesmo passar mal com alimentos mais “pesados”, repletos de temperos e especiarias.

O ideal é sempre procurar o equilíbrio e principalmente ter opções saudáveis e saborosas em mãos. Monitorar a quantidade também é importante, especialmente se a viagem tiver atividades esportivas durante o dia.

Na dúvida, preze pela alimentação saudável e sempre escute o que seu filho tem a dizer. Na maioria das vezes, é melhor que a criança coma um alimento que ela goste e tenha familiaridade. Evite frituras, doces e guloseimas em excesso.

Por fim, não se esqueça de manter seu filho hidratado durante o dia. Essa deve ser uma preocupação ainda maior em locais mais quentes e com atividades ao ar livre.

3.Tenha sempre remédios à mão

Muitos pequeninos podem ter alguma condição médica ou algum mal-estar mais habitual. Dor de barriga, por exemplo, não é tão incomum em crianças, assim como enjôo e outros problemas semelhantes.

Para combater os possíveis sintomas é muito importante ter em mãos alguns medicamentos mais básicos e de uso regular da criança. Esse cuidado é ainda mais importante quando há o uso de medicamentos controlados.

No segundo caso, é muito importante ter em mãos a prescrição médica e o remédio na sua embalagem original. Se sua viagem for para o exterior, pergunte sobre a regulamentação sobre o transporte de medicamentos para não enfrentar nenhum problema.

4.Não se esqueça da documentação

Além da prescrição médica (de medicamentos de uso contínuo), crianças também podem precisar de outros documentos para viajar. A carteira de vacinação, por exemplo, costuma ser um dos requisitos mais importantes para viagens internacionais.

Para não errar em nenhum desses pontos, verifique e redobre sua atenção nessas particularidades. Sempre leve o original e uma cópia. Se possível, aproveite a tecnologia presente no seu celular para conseguir ter livre acesso a esses dados que são importantes e imprescindíveis para sua viagem.

Ao identificar alguma discrepância ou até mesmo necessidade de vacinação, vá até ao médico e providencie o mais rápido possível a aplicação da vacina. Lembre-se que elas levam algum tempo para garantir a imunidade e podem acontecer reações ao medicamento. Antecipe-se a esses problemas.

5.Escolha roupas confortáveis e apropriadas para o passeio

As roupas também são um cuidado de extrema importância. Afinal, elas são responsáveis pelo conforto e segurança do seu filho, seja em passeios na natureza ou até mesmo na cidade. É fundamental que elas protejam de acordo com o clima e com o ambiente e, sem sombra de dúvidas, não é válido errar nessa “etapa” de planejamento da sua viagem.

Inclua na sua mala roupas com proteção UV. Vestimentas esportivas são mais leves, confortáveis e também costumam ser mais seguras para caminhadas e outras atividades ao ar livre. Elas são uma escolha versátil e garantida.

Se tratando do frio e da chuva, opte por jaquetas impermeáveis, com bom isolamento térmico e que sejam apropriados para o clima local. A preocupação com o agasalho deve dobrar em locais em que existe a presença de neve.

Calçados também devem ser apropriados para o ambiente e passeio, use calçados com bom amortecimento e proteção. Você pode optar por um tênis mais esportivo ou por uma bota mais robusta, a depender da sua viagem.

Seja qual for sua circunstância, não deixe de prestar atenção em cada um desses detalhes. Leve mais de uma muda de roupa e sempre tenha peças extras para emergências.

6.Faça um roteiro da viagem antecipadamente

Fazer um roteiro antecipado da viagem é uma das maneiras mais eficazes de aproveitar o tempo e conseguir se preparar para o destino. Seu planejamento conter todos os cuidados que mencionamos até aqui, especialmente a escolha das roupas e dos pontos turísticos que serão visitados.

Cada um desses detalhes, quando preparados de antemão, ajudam a transformar a viagem em um passeio descomplicado, sem grandes problemas e desconfortos. Evite ao máximo fugir desse planejamento e não deixe de incluir todas as atividades que são importantes para você e sua família.

Essa preparação ajuda a tirar o estresse e também é uma ótima forma de proteger sua família de possíveis problemas. Na dúvida, pergunte para quem já foi até o local e resolva todas suas questões antes de embarcar. Essa medida pode salvar tempo e dores de cabeça.

7.Prepare-se para imprevistos

Por fim, esteja preparado para imprevistos. Não há planejamento no mundo que seja a prova de falhas, por isso, tenha um plano B. Por mais simples que pareça, encontrar alternativas é fundamental para manter o bom humor durante a viagem.

Nessa preparação, tente se precaver para o adoecimento ou mal-estar do seu filho. Esteja pronto para lidar com essas situações e, na pior das hipóteses, encontre maneiras de voltar para acomodação ou até mesmo para casa antes do tempo.

Esse e todos os outros cuidados acima podem garantir que as viagens com crianças sejam seguras, divertidas e principalmente uma fonte de prazer ao invés de inquietação. Não se esqueça de conversar com seu filho e até mesmo ver a receptividade dele para o destino — essa é outra forma de garantir que todos poderão aproveitar ao máximo.

Gostou da postagem? Conheça a linha Columbia Kids e encontre o que há de melhor no mercado de roupas esportivas para seu filho — veja nossos produtos!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!