Você conhece o turismo de experiência? Explore já essa tendência!

Para aqueles que gostam de viajar e que desejam ir além das fotos tradicionais e dos presentes típicos para os familiares, o chamado turismo de experiência é uma ótima oportunidade de fugir do comum e vivenciar momentos e lugares de uma forma completamente nova.

Tendência que vem se fortalecendo no Brasil e no mundo, esse tipo de turismo visa permitir que se leve para casa muito mais do que souvenires para os amigos e familiares, oferecendo uma nova visão de cada local visitado.

Explicamos agora o que é o turismo de experiência, suas principais diferenças para o turismo convencional e também tratamos de algumas experiências que você deve considerar para sua próxima viagem. Confira!

Entenda o que é turismo de experiência

Uma nova tendência para aqueles que gostam de viajar e que querem ir além do básico, o chamado turismo de experiência consiste em vivenciar momentos que vão além do óbvio. Por meio dele, é possível aproveitar toda a experiência de um local, entender costumes, histórias e seu povo e criar laços profundos e duráveis.

Diferentemente do turismo tradicional, que costuma se concentrar em um número limitado de situações, locais e vivências, o turismo de experiência incentiva o turista a imergir na cultura local. Isso fortalece o respeito pelos habitantes nativos, seus estilos de vida e seus costumes, e garante ainda a manutenção desses costumes e atividades.

Confira algumas experiências incríveis que você pode viver

Agora que você entendeu melhor o que é o turismo de experiência, é interessante conhecer alguns dos principais destinos turísticos para quem deseja se aprofundar em uma nova cultura e vivenciar experiências incríveis em sua próxima viagem. Confira abaixo!

Vivenciar a produção de vinhos na Serra Gaúcha

Um dos destinos mais conhecidos do turismo nacional, a Serra Gaúcha oferece muitas oportunidades de vivenciar o turismo de experiência, contando com ricos momentos de cultura local e experiências que marcam qualquer visita.

Uma das experiências mais marcantes para quem deseja conhecer a Serra Gaúcha através do turismo de experiência está em conhecer e participar dos processos de produção de vinhos, uma experiência típica do local e que atravessa décadas.

Participar da colheita do açaí no Pará

A colheita do açaí no Pará é tão tradicional quanto o processo de produção de vinhos na Serra Gaúcha e participar desses momentos permite compreender a importância do fruto para a economia local e para o povo nativo da região.

Viver o dia a dia de uma vila de pescadores em Florianópolis

Outra experiência marcante e que está ao alcance daqueles que desejam novas experiências, é viver o dia a dia de uma vila de pescadores em Florianópolis. Essa é a melhor maneira de conhecer os costumes da cidade e entender como a economia baseada na pesca funciona.

Como é possível concluir, o turismo de experiência permite viver momentos especiais e ter experiências incríveis, aproveitando o melhor de cada destino visitado e também garantindo que você conheça as tradições, os costumes e as vivências do povo local. Além de diferente, esse tipo de turismo permite que você crie laços mais profundos com os locais que visita e certamente deixa um gostinho de quero mais.

O que você achou de saber mais a respeito do turismo de experiência, das diferenças que ele possui para o turismo convencional e de nossas sugestões de experiências para você aproveitar? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!