turismo de experiência

Você conhece o turismo de experiência? Explore já essa tendência!

Para aqueles que gostam de viajar e desejam ir além das fotos tradicionais e dos presentes típicos para os familiares, o chamado turismo de experiência é uma ótima oportunidade de fugir do comum e vivenciar momentos e lugares de uma forma completamente nova. Nesse sentido, a visita de locais diferentes e bonitos pode ser combinada a uma experiência esportiva, como a escalada, que é uma das modalidades mais realizadas.

Mas não somente esportes e paisagens são as possibilidades de experimentar nessas viagens. Mais que levar suvenires aos amigos e familiares, esse tipo de turismo visa conhecer profundamente culturas e povos, oferecendo uma nova visão de cada local visitado. Por isso, tal tendência vem se fortalecendo no Brasil e no mundo.

Explicamos agora o que é o turismo de experiência, suas principais diferenças para o turismo convencional e tratamos de algumas vivências que você deve considerar na sua próxima viagem, como a prática de escalada. Confira!

Entenda o que é turismo de experiência

Uma nova tendência para os que amam viajar e querem ir além do básico, o turismo de experiência consiste em vivenciar momentos que vão além do óbvio. Por meio dele, é possível aproveitar toda a experiência de um local, entender os costumes e as histórias de um povo e criar laços profundos e duráveis.

Diferentemente do turismo tradicional, que costuma se concentrar em um número limitado de situações, locais e vivências, o turismo de experiência incentiva o visitante a imergir na cultura da região. Isso fortalece o respeito pelos habitantes nativos, seus estilos de vida e seus costumes e ainda garante a manutenção dessa cultura.

Confira algumas experiências incríveis que você pode aproveitar

Agora que você entendeu o que é o turismo de experiência, é interessante conhecer alguns dos principais destinos turísticos para quem deseja se aprofundar em uma nova cultura e usufruir de experiências incríveis em sua próxima viagem. Confira abaixo!

Vivenciar a produção de vinhos na Serra Gaúcha

Um dos destinos mais conhecidos do turismo nacional, a Serra Gaúcha oferece muitas oportunidades de experimentar o turismo de experiência, contando com ricos momentos da cultura local e experiências que marcam qualquer visitante.

Uma das experiências mais impactantes da Serra Gaúcha está em conhecer e participar dos processos de produção de vinhos, uma vivência típica do local que já atravessa décadas.

Participar da colheita do açaí no Pará

A colheita do açaí no Pará é tão tradicional quanto o processo de produção de vinhos na Serra Gaúcha, e participar desses momentos permite não só saborear a fruta como também compreender a importância dela para a economia local e para o povo nativo da região.

Viver o dia a dia de uma vila de pescadores em Florianópolis

Outro acontecimento marcante e acessível aos que desejam situações novas é vivenciar o dia a dia de uma vila de pescadores em Florianópolis. Essa é a melhor maneira de conhecer os costumes da cidade e entender como a economia baseada na pesca funciona, além de praticar e aprender um pouco mais.

Dessa maneira, o turismo de experiência possibilita viver momentos especiais, proporcionando o pleno aproveitamento de cada destino visitado e garantindo que você conheça as tradições, os costumes, o povo e a rotina do local.

Além de diferente, esse tipo de turismo permite que você crie laços bastante profundos com as regiões frequentadas ao interagir de forma mais intensa com as pessoas e se integrar à cultura delas, o que certamente deixa um gostinho de quero mais.

Agora, como mencionado na introdução, comentaremos sobre a junção entre turismo e esporte, ao falar mais especificamente da escalada. Esse tipo de atividade pode ser considerada um pouco radical por alguns, mas há ambientes bastante seguros para a prática, sempre com roupas e calçados adequados, enquanto você curte uma bela paisagem. Confira!

Saiba como unir esporte ao turismo de experiência

O turismo de aventura também é uma modalidade do turismo de experiência. Isso porque combina uma prática esportiva, como trilha ou escalada, à visita de uma região diferente, nunca explorada pelo viajante.

Assim, o turismo de experiência com foco na escalada convida as pessoas a conhecerem pontos com bastante natureza, como trilhas e picos de montanha, mas com segurança.

Além de uma paisagem diferente, devido à posição do espectador, a escalada proporciona benefícios à saúde. Dessa maneira, esse tipo de turismo une duas coisas muito importantes para corpo e mente: viagem e esporte. Conheça agora alguns locais onde é possível praticar a escalada.

Serra do Cipó – MG

Essa localidade é um bairro da cidade mineira de Santana do Riacho, onde é possível chegar facilmente de carro ou por meio de ônibus que saem de Belo Horizonte. Costuma ser muito visitado entre maio e setembro, o momento de seca na região.

Uma área ambientalmente protegida, oferece aos aventureiros pedras feitas de calcário. Ainda proporciona vias esportivas diversas bastante exigentes, testando a capacidade dos praticantes da escala.

Rio de Janeiro – RJ

A célebre cidade maravilhosa contém várias paisagens belas, por isso o seu apelido. Entre elas é possível fazer escaladas no meio de suas rochas de granitos. Lá existem inúmeros caminhos para essa prática, possíveis de serem visitados durante o ano inteiro.

Quem tem interesse e não mora no município não tem desculpa, porque o Rio conta com aeroporto internacional e rodoviária, assim recebe pessoas de todo o país.

Chapada Diamantina – BA

Não podemos nos esquecer do Nordeste. Com pedras do tipo conglomerado, o Parque Nacional Chapada Diamantina apresenta várias vias capazes de atender de iniciantes aos mais experientes. O local abrange uma quantidade diversa de vegetação e uma multiplicidade de paisagens, inclusive cachoeiras.

São Bento do Sapucaí – SP

Entre os meses de maio a setembro o local sofre estiagens, o que possibilita a escalada pelo granito da região. É possível chegar até lá de carro ou por meio de ônibus que saem da capital paulista e de São José dos Campos.

As vias são bem variadas, com mais espaço entre as montanhas, permitindo ao praticante de escalada melhorar sua performance. Além disso, a área fornece segurança muito diferenciada.

Pindamonhangaba – SP

O ideal é acessar o ponto de escalada de carro, uma vez que é distante da cidade. Nele existem mais de 200 áreas para realizar esse esporte. Com rochas de granito, a região é indicada aos iniciantes da prática, pois suas vias apresentam dificuldade entre baixa e mediana.

Pedra da Boca – PB

Muito frequentada de agosto a fevereiro, meses nos quais as chuvas não são frequentes, a Pedra da Boca apresenta uma das paisagens mais belas do Nordeste, com inúmeras montanhas de granito ainda pouco visitadas. É possível chegar ao local de carro, ou de ônibus, indo até o município de Passa e Fica (RN) e depois continuar por mototáxi.

Conheça os equipamentos para a prática de escalada

Praticar esportes, de modo geral, exige equipamentos e acessórios. Muito importantes são as roupas e os calçados, sobretudo para o exercício de escalada, porque o praticante pode chegar a alturas mais frias, devido ao vento, e encontrar condições bem diferentes no lugar. O esporte também demanda aderência para pisadas firmes. Por isso, confira algumas peças fundamentais para a escalada.

Camisetas

Essa veste é importante durante qualquer tipo de exercício, pois tem contato direto com a pele e o suor. Por essa razão, precisa ser de um tecido macio, leve e capaz de absorver o suor e dispensá-lo rapidamente, sem provocar irritações na pele.

Ela ainda deve possibilitar a transpiração, não pode sufocar a superfície corpórea. Por tal motivo, é necessário evitar tecidos como algodão, que prende o suor. Isso também serve para outras peças em contato direto com a pele, como meias, bermudas ou calças.

O ideal são as camisetas de poliamida e tecidos afins, por exemplo, já que a sua composição gera um produto leve e macio, assim possibilita a respiração da pele e a evaporação do suor e protege contra a radiação solar.

Para essa segurança contra o sol, os modelos à prova de raios solares, como as camisetas com proteção UVA e UVB, também são bem efetivos, pois conseguem barrar a luz solar de forma mais eficiente que as peças comuns. Algumas apresentam FPS 50, um fator de proteção bem eficiente. Mas nem por isso você deve dispensar a aplicação do filtro solar.

Botas

Para percursos montanhosos, esse é o calçado mais indicado. As botas são resistentes, têm elevada aderência em terrenos úmidos e secos e proporcionam o conforto necessário para dar pisadas firmes, sem machucar os pés. Elas também conseguem reduzir as chances de torções no tornozelo e proteger contra objetos caídos sobre os pés e outros impactos comuns em áreas mais irregulares.

Jaquetas

As roupas mais externas como essa peça têm a finalidade de proteger contra aspectos climáticos severos, como ventania e chuva. Logo, o ideal é que a jaqueta seja impermeável, assim é capaz de barrar de modo efetivo tais intempéries.

Bonés

Esses acessórios são importantes para proteger a cabeça dos raios solares, dando essa mesma contribuição aos olhos, já que usar óculos nessa atividade pode não ser tão fácil. Tal peça também precisa ser de pano leve e ter um afivelamento capaz de prender firmemente na cabeça, sem apertar nem machucar.

Enfim, apresentamos as vestes básicas para a prática de trekking. Há outras peças que podem ajudar muito, como coletes, fleece (tecido sintético semelhante ao moletom, ideal para ambientes frios), luvas, chapéus, mochilas e outros itens adequados para essa atividade.

Agora você já conhece os pontos turísticos ideais para fazer uma viagem mais completa, que combine uma prática esportiva ― a escalada ― e a apreciação da cultura e integração ao lugar, praticando assim o turismo de experiência de modo mais aventureiro.

Gostou de ler sobre tais lugares? Então conheça também a Estrada Real, você vai adorar saber dessa rota turística. Mas não se esqueça: para conhecer mesmo, tem de visitar!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!