mochila cargueira

6 dicas essenciais para escolher sua mochila cargueira

A mochila cargueira é um item indispensável para qualquer aventureiro. Todos aqueles que fazem o tradicional mochilão ou praticam montanhismo, precisam desse equipamento para conseguir ter segurança e conforto no seu passeio.

Mas apesar da sua grande utilidade, não são todas as mochilas que são apropriadas para todas as atividades que existem. A quantidade de litros, compartimentos, tipo de abertura, acolchoamento e várias outras particularidades podem definir se você tem uma mochila realmente apropriada para esportes outdoor ou não.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse universo, criamos esta postagem com 6 dicas essenciais para a escolha da sua nova mochila. Ficou interessado no assunto? Leia esta postagem até o final!

1. Tenha uma intenção para o uso

A intenção de uso é o primeiro passo para conseguir escolher o equipamento ideal para suas aventuras. Como você já deve saber, existem alguns modelos diferentes de mochila cargueira e, por essa razão, é muito importante entender quais são suas necessidades antes de entrar nos tópicos seguintes.

Aqueles que farão passeios mais curtos, precisarão de um modelo menor. Consequentemente, aquelas viagens maiores, com acampamentos e com mais planejamento, exigem mochilas com uma capacidade de carga bem maior.

Aqueles que não sabem bem qual é seu uso, devem optar pelos modelos de tamanho médio, que apresentam um bom misto entre leveza e capacidade de armazenamento. Nós falaremos com mais profundidade sobre esses tamanhos no tópico abaixo.

2. Veja a quantidade de litros

O tamanho das mochilas é normalmente medido em litros. As mochilas cargueiras, em especial, podem variar bastante com relação a sua “litragem”. Existem modelos menores com 24 litros e opções maiores que podem chegar ou ultrapassar os 36 litros ou mais de capacidade.

O importante que você saiba é que essa medida é basicamente uma referência para a capacidade de carga máxima em quilos que a mochila pode carregar. A “carga conforto” — termo comumente utilizado para demonstrar esse “parâmetro” —, é um ponto que deve ser da sua atenção.

Lembre-se que a capacidade de levar muita coisa não quer dizer muito quando você não consegue percorrer longas distâncias confortavelmente. O recomendado para a maioria das pessoas é que o peso da sua mochila não ultrapasse a metade do seu peso corporal, mas, esse número pode ser ligeiramente superestimado. Por via de regra, tente manter a carga da sua mochila entre 10 a 25% do seu peso corporal para ter segurança e total tranquilidade para percorrer suas longas caminhadas. Essa orientação independe do tipo de mochila.

Se tratando da carga ideal, veja essas referências:

  • mochilas de 24 litros conseguem carregar até 6 quilos;
  • mochilas entre 30 e 40 litros conseguem carregar entre 7 e 10 quilos;
  • mochilas entre 50 a 65 litros conseguem carregar entre 11 a 14 quilos;

Tenha em mente esses números antes de escolher sua próxima mochila e não se esqueça que ainda temos que avaliar outras áreas antes de escolher a melhor opção.

3. Verifique a quantidade de compartimentos

A quantidade de compartimentos é outro ponto muito importante. São essas funcionalidades que garantem praticidade e a facilidade de uso do equipamento. Quando não conseguimos observar essa característica com facilidade, é possível que o modelo não seja o mais apropriado para as viagens maiores e mais complexas.

Em um primeiro momento, saiba que uma mochila “padrão”, costuma ter um compartimento na frente, nos lados e embaixo. Compartimento para hidratação é outro enorme benefício que pode ser aproveitado, especialmente quando os climas são quentes e demandam maior ingestão de água.

Faça a análise dessa particularidade do seu equipamento e não se esqueça de levar em conta seus pertences pessoais. Note que, além do celular e carteira, você precisará de espaço para itens de higiene pessoal, comida, água e uma série de outros utensílios que são importantes em um acampamento ou viagem mais longa na natureza.

Espaço apropriado para notebook e outros eletrônicos também é importante para muitas pessoas, essa é uma característica indispensável. Por isso, não deixe de avaliar com cuidado antes de prosseguir com sua compra.

4. Veja o tipo de abertura

As mochilas cargueiras também abrem de maneira diferente. As melhores utilizam o sistema com zíper para facilitar a abertura e facilitar a identificação de qualquer que seja o item que está armazenado.

Mochilas sem essa funcionalidade podem ser mais difíceis de usar. Elas não necessariamente são ruins, mas a falta do zíper pode ser uma desvantagem razoavelmente grande, especialmente se você carrega bastante coisa e precisa ter acesso rápido ao longo do passeio.

5. Veja se ela é resistente a água

Uma mochila para esportes outdoor deve ser, no mínimo, resistentes a água. Isso garantirá que no caso de chuvas ou de qualquer outro trânsito em área molhada, seus equipamentos permaneçam secos e seguros de qualquer tipo de dano.

Note que, resistência a água não é o mesmo que ser à prova d’água. Os equipamentos resistentes a água conseguem resistir momentaneamente a pequenas quantidades de água, que podem vir da chuva ou de qualquer outra fonte.

Uma mochila a prova d’água, no entanto, tem capacidade de ser impermeável, ou seja, ela não só resiste a pequenos incidentes ao longo do dia, como também consegue resistir a fortes chuvas.

6. Não esqueça dos ajustes

Por fim, saiba que uma boa mochila deve conter uma série de ajustes. O mais comum é na alça lateral, onde a altura pode ser regulada de acordo com a estatura de cada usuário. Outros pontos de interesse estão na fita do peitoral (ideal para manter o equilíbrio da carga) e na barrigueira, que ajuda a aliviar a carga dos ombros, quando bem ajustado junto ao corpo.

Os mecanismos dessas regulagens podem mudar de acordo com cada modelo, mas, é preciso ressaltar que as alternativas mais tradicionais de ajuste de mochila (com fivelas de plástico) ainda estão entre os mais eficientes e seguros do mercado.

Seguindo todas essas dicas, temos certeza que você conseguirá comprar uma mochila cargueira forte e apropriada para sua prática esportiva. Não se esqueça que seu uso e seus cuidados com o equipamento aumentam a ajudar a vida útil da mochila. Por essa razão, tome bastante cuidado e não deixe de higienizar e cuidar da sua mochila regularmente. Suas próximas viagens podem depender desse seu carinho extra com seu material.

Gostou do post? Visite nossa loja e conheça mais sobre nossos produtos!

Columbia Sportswear

Conheça nossa Loja Virtual »

POSTS RECENTES

FIQUE POR DENTRO!
Receba dicas de destinos, produtos e muito mais para aproveitar melhor suas aventuras!
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!